Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Já sigo este fórum há algum tempo, mas é a minha primeira intervenção.
    Estou quase (acho eu) e iniciar a construção de uma moradia. Já tenho tudo aprovado na Câmara, mas, como tem sempre que faltar alguma coisa, falta-se o director de fiscalização de obra.
    O arquitecto que me fez o projecto diz que não é responsabilidade dele, e que o valor que me deu foi apenas para a elaboração do projecto, nada mais... Vem com umas histórias que o Eng.º com quem trabalhava, deixou de exercer, etc etc.
    Acontece que neste momento é a única coisa que me falta para poder levantar a licença de construção, e apercebo-me que não é qualquer eng.º Civil que quer acompanhar e fiscalizar uma obra que não desenhou.
    Como não tenho conhecimento na matéria, nem tão pouco sabia da necessidade deste Técnico, onde posso recorrer para resolver esta situação?
    Zona de Almeirim - Santarém.
    Grata pela vossa preciosa ajuda/esclarecimento.
  2.  # 2

    Colocado por: Andreia FernandesO arquitecto que me fez o projecto diz que não é responsabilidade dele, e que o valor que me deu foi apenas para a elaboração do projecto, nada mais... Vem com umas histórias que o Eng.º com quem trabalhava, deixou de exercer, etc etc.
    e está correto.
    não é da responsabilidade dele.
    O diretor de fiscalização é da Sua responsabildade. Deve ser contratado à parte.
    O DF não deve pertençer à equipa projectisa para poder fazer uma fiscalização boa. Ou seja, é do seu interesse que o DT seja uma pessoa isenta, durante a construção o DF será o seu mais forte aliado se fizer o seu trabalho bem.
  3.  # 3

    Colocado por: antonylemosOu seja, é do seu interesse que o DT seja uma pessoa isenta

    Neste caso não é DT mas sim DF.
    Para além do DF tem ainda que nomear um Coordenador de segurança. Este, deve ser alguém com formação na área da segurança e pode acumular com a DF
  4.  # 4

    Colocado por: Andreia Fernandesapercebo-me que não é qualquer eng.º Civil que quer acompanhar e fiscalizar uma obra que não desenhou.


    é um trabalho ingrato, porque existem muitas fiscalizações baratas porque são assinadas de cruz sem nunca colocar os pés na obra, e depois quando alguem apresenta os honorários para uma fiscalização como deve de ser o Dono da Obra acha um abusurdo o preço.

    mas o passo é sondar o mercado, existem por aqui muitas pessoas com capacidade de fazer esse serviço, mas eu não sou uma delas.
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Neste caso não é DT mas sim DF.
    Para além do DF tem ainda que nomear um Coordenador de segurança. Este, deve ser alguém com formação na área da segurança e pode acumular com a DF
    hahaha, pois.. tinha visto a tempo de corrigir mas já estavas com o dedo no gatilho.. hahaha
  6.  # 6

    Colocado por: pauloagsantos

    é um trabalho ingrato, porque existem muitas fiscalizações baratas porque são assinadas de cruz sem nunca colocar os pés na obra, e depois quando alguem apresenta os honorários para uma fiscalização como deve de ser o Dono da Obra acha um abusurdo o preço.

    mas o passo é sondar o mercado, existem por aqui muitas pessoas com capacidade de fazer esse serviço, mas eu não sou uma delas.
    sim, há que ter cuidado na escolha. um DF que assina na cruz de nada serve.
  7.  # 7

    Obrigado pelo esclarecimento.
    Isto, cada um diz uma coisa. Falei com o construtor que me disse que conhece muitos engenheiros, mas que nenhum vai querer fazer isso.
    Não sei a quem recorrer, e sem ter de vender um rim.
    Não ponho aqui em causa o custo, nem quero colocar preço no trabalho de ninguém.
    Inicialmente, o arquitecto falou-me que o eng. que fazia isso cobrava 1200 euros (que agora já não exerce). O construtor diz que é um valor exorbitante.
    Mas aqui a questão não é só o custo, é mesmo encontrar alguém que assegure o trabalho!
  8.  # 8

    Sou mesmo leiga na matéria. DF é??? Director de Fiscalização? DT é?
    Eu confio no construtor, não vende gato por lebre, mas se puder ser um DF bom, melhor ainda.
    Coordenador de Segurança - mais um Técnico que ainda não me pediram, nem tinha ouvido falar!
    Se soubesse o que sei hoje, acho que nunca tinha começado esta aventura!!
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosquando alguem apresenta os honorários para uma fiscalização como deve de ser o Dono da Obra acha um abusurdo o preço.

    Para que possam comparar valores, peçam sempre para fazer um descritivo de cada um dos serviços que quer o DF quer o CS se propõem fazer.
    Isto é o minino que acho que um DF/CS deve oferecer aos seus clientes:
    Assessoria na compatibilização dos projetos.
    Caderno de encargos
    Assessoria na consignação das diversas empreitadas
    Elaboração de contratos de empreitada
    Relatórios periódicos de fiscalização, coordenação de segurança e de aferição dos prazos de execução
    Validação de Autos de medição ou de receção provisória
    Assessoria via email ou telefone
    Validação técnica do desenvolvimento e especificações feitas ao PSS
    Comunicação prévia e respetivas atualizações junto da ACT
  10.  # 10

    Colocado por: Andreia FernandesDT é?

    Diretor técnico, um técnico que é da responsabilidade do empreiteiro.

    Colocado por: Andreia FernandesCoordenador de Segurança - mais um Técnico que ainda não me pediram, nem tinha ouvido falar!

    Certamente tb ninguém lhe disse que está obrigada a fazer a comunicação prévia da abertura de estaleiro à ACT.
    Muito mal vão os nossos técnicos de projeto
    :((((
  11.  # 11

    Colocado por: Andreia Fernandeso eng. que fazia isso cobrava 1200 euros

    Se for todos os dias à obra até pode ser barato. Se for só para assinar o termo é um roubo.

    Colocado por: Andreia FernandesO construtor diz que é um valor exorbitante.

    Ao construtor interessa um que leve 500€ e só assine o termo. Assim não tem ninguém a alertar o DO para as eventuais asneiras que possa fazer
  12.  # 12

    Colocado por: Andreia FernandesInicialmente, o arquitecto falou-me que o eng. que fazia isso cobrava 1200 euros (que agora já não exerce). O construtor diz que é um valor exorbitante.
    o construtor diz isso porque nunca deve ter topado com um DF que fizesse o trabalho como deve ser. para assinar na cruz e virar as costas 50E é caro. para os construtores os DF bons são esses assim
  13.  # 13

    Colocado por: antonylemospara assinar na cruz e virar as costas 50E é caro.

    O amigo sabe a quanto está a tinta da esferográfica?
  14.  # 14

    "Certamente tb ninguém lhe disse que está obrigada a fazer a comunicação prévia da abertura de estaleiro à ACT.
    Muito mal vão os nossos técnicos de projeto"


    Não, também ninguém me disse da obrigação de fazer a comunicação prévia da abertura de estaleiro à ACT!!
    Não será que o construtor já fez isso?
    Valha-me Deus!!
  15.  # 15

    Colocado por: ****agora a sério , sabemos lá o que o cliente pediu .

    Pois tb é verdade!
    Eu se começar a dizer aos meus clientes que precisam disto e de mais aquilo, eles vão ao gajo do lado que além se ser mais barato não tem cá dessas frescurices.
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilva
    O amigo sabe a quanto está a tinta da esferográfica?
    eu as minhas roubo-as à santa casa sempre que preencho um euromilhões...

    mas referia-me que para o DO seria caro
  17.  # 17

    Colocado por: Andreia FernandesNão será que o construtor já fez isso?

    Não!
    Nem lhe interessa que seja feita, só o vai obrigar a mais cuidados.
    As sua obrigações em matéria de HST, artigo 17º do DL 273/2003.
    Para além de estar obrigada a uma série de coisa está sujeita a coimas e até a ser responsabilizada criminalmente caso não o faça
  18.  # 18

    Colocado por: ****Zé ele quer é o guito do projeto , agora a sério , sabemos lá o que o cliente pediu .


    Eu não pedi nada.
    Eu disse a minha pretensão. Ele apresentou me um projecto que gostei.
    Perguntei-lhe quais os passos, custos, etc.
    Eu nunca construí, ele podia me ter informado.
    Nunca pus em causa valores e sempre pedi esclarecimentos, acompanhamento e tudo o que implica a construção.
    Se eu não sei fazer, vou ter com alguém que supostamente sabe!
  19.  # 19

    Colocado por: ****gajos como zé é uma dor de cabeça

    E de costa tb.
    Nem imagina a quantidade de sarrafadas que tenho apanhado de alguns empreiteiros
  20.  # 20

    Colocado por: Andreia FernandesValha-me Deus!!
    fale aí com o zédasilva. se não a puder ajudar poderá talvez orientá-la para alguém que pode
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Andreia Fernandes
 
0.0214 seg. NEW