Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Fazia isso que aí está mas com perfis I, de 20 se for preciso. Ripa metálica para assentar o telhado com parafuso auto-roscante a agarrar ao pré-esforçado e isso nunca mais mexe. Para 7 metros não colocaria uma vigota simples, o perfil I dá outras garantias.

    90% dos telhados em PT são feitos sem laje na cobertura. E antes assim, não vejo problema nisso.

    Não abdique, em cenário nenhum, de fazer uma viga/cinta perimetral a ligar todo o conjunto.

    Se fosse a fazer uma laje nisso teria que ter sempre demasiado peso para poder controlar a flecha e não tem estrutura para aguentar uma laje pesada. Tente trocar o pré-esforçado no fornecedor.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo04102023
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  2.  # 42

    Colocado por: Pedro BarradasA questão é que é um vão de quase 7,00m!!!


    Mete uma laje de 25 e controla isso bem. Mas e quanto pesa uma laje com 25 de altura?

    Se isso tinha lá telhado vai continuar a aguentar com telhado. Tem é que ser criada uma estrutura ligeira. Trocar o vigamento de madeira por pré-esforçado não sobrecarrega assim tanto a estrutura, mas eu nunca colocaria laje. Em vãos maiores costumamos ver perfis I e não há fluência nos telhados, ao contrário do que acontece com madeira.

    Podem perfeitamente usar metal, mas vai complicar a obra e requer mais equipas. A ripa galvanizada qualquer equipa de pedreiros fixa ao pré-esforçado. E o pré-esforçado fica solidarizado com uma eventual viga perimetral que façam nisso tudo, a partir daí é só definir o afastamento do pré-esforçado em função das cargas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  3.  # 43

    Colocado por: SkinkxFazia isso que aí está mas com perfis I, de 20 se for preciso. Ripa metálica para assentar o telhado com parafuso auto-roscante a agarrar ao pré-esforçado e isso nunca mais mexe. Para 7 metros não colocaria uma vigota simples, o perfil I dá outras garantias.

    Eu ai apontar para I160...mas estive a consultar uma tabela da Paviprel, so serve até 4,30m de vão!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  4.  # 44

    Colocado por: SkinkxMete uma laje de 25 e controla isso bem. Mas e quanto pesa uma laje com 25 de altura?

    Mas isto é para ficar com telha-vã... não é para levar laje ...
    Concordam com este comentário: Skinkx, BRICOTA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  5.  # 45

    Colocado por: Pedro Barradas
    Eu ai apontar para I160...mas estive a consultar uma tabela da Paviprel, so serve até 4,30m de vão!!!
    deves te ter enganado um i16 faz uns 7.5m. Uma r10 faz uns 4.5m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  6.  # 46

    Essas vigotas quando bater o vento na cobertura vão mexer e estalar a massa de agarre no apoio. Vai durar pouco essa solucao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos, BRICOTA
  7.  # 47

    Colocado por: riscosdeves te ter enganado um i16 faz uns 7.5m. Uma r10 faz uns 4.5m

    É o que está na tabela da PAVIPREL, para I16, no caso de receber ripas e telha, vão máximo 4.30m.

    vê lá se estou enganado.
    http://www.paviprel.pt/pdf/I16.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  8.  # 48

    a R10R, sim, faz esses 4,50m entre apoios...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  9.  # 49

    Colocado por: Pedro Barradas
    É o que está na tabela da PAVIPREL, para I16, no caso de receber ripas e telha, vão máximo 4.30m.

    vê lá se estou enganado.
    http://www.paviprel.pt/pdf/I16.pdf

    Isso é para i16 que tenham r6 ou r10 em cima afastados a 0.38 onde vai assentar a telha. De qualquer forma tem sempre de ser calculado o momento na viga para não exceder o mrd do i16, dependendo também da área de influência da carga que está em cima de cada perfil I16
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  10.  # 50

    Colocado por: riscosIsso é para i16 que tenham r6 ou r10 em cima afastados a 0.38 onde vai assentar a telha.
    mas pelo que percebo pela conversa do utilizador.. será algo semelhante a isso que ele vai fazer

    ou terei percebido mal?

    ...agora já tenho as ripas de cimento compradas e algumas aplicadas apesar de não ter foto com isso!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  11.  # 51

    Colocado por: Pedro Barradasao contrario do que se pensa a madeira resiste muito bem ao fogo... até colapsar.. melhor de o betão... Essas vigotas apanham um calorzinho e vai tudo para o galheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Entendo, mas quando ha fogos por perto qualquer fagulha se pode meter na estrutura de madeira que suporta o tehado e como foi assim que aquilo ardeu ... achei que seria melhor as vigas em cimento! pelos vistos fui imprudente :(
  12.  # 52

    Colocado por: helder121Boa tarde,

    A meu ver, nesse tipo de edifícios, a solução mais eficaz é colocar 2 ou 3 perfis IPE apoiados numa viga de bordadura em betão armado, com uns perfis em aço enformado do tipo OMEGA aparafusados (afastados 1,00 m ou 1,20 m dependendo do painel de cobertura) e por fim fixar um painel sandwich nestes últimos.

    Estrutura leve, resistente e deve sair bem mais barato que laje de vigotas.

    Deixo pormenor em anexo:

    CORTE

    PORMENORES

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro Barradas,BRICOTA


    Agardeço a ajuda helder121. Mas sempre achei que na aldeia, com tudo a volta em telha seria a melhor solução. nunca ponderei o painel sandwich

    agora o problema é que já tenho as vigas comas vigotas assentes e assolou-me a duvida por o vão ser tão grande
  13.  # 53

    Colocado por: helder121Se já la tem as vigotas e não é opção substituir o sistema então qualquer sugestão dada não serve para nada..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Sim helder121, tenho as vigas como mostra a foto e neste momento tenho as vigotas também assentes onde depois levaria atelha. claro que mesmo assim as sugestões e criticas são bem-vindas e aceito todas as opinioes.

    De qualquer forma, adianto que as vigas estão assentes num lintel de cerca de 25 cm que tem uma estrutura de ferro de 10mm em toda a volta.
  14.  # 54

    Colocado por: nunos7
    e as ripas...

    Mas @helder121, achas seguro um vão tão grande só com vigotas?

    @BRICOTA: Pela foto a viga já foi cheia, as vigotas vão ficar pousadas soltas em cima da viga?
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Sim, em toda a volta tem um lintel/viga com cerca de 25 cm com ferro de 10mm. As vigas estão em cima disso, levaram um pequeno furo nas extremidades para colocar um ferro para não as deixar escorregar e depois serão chumbadas com cimento.
  15.  # 55

    Colocado por: ghost12Não tenho dúvidas nenhumas de que essa estrutura vai ceder. Até digo mais, essas vigotas assim pousadas sem nada por cima iriam ceder com o tempo.

    Esse tipo de vigotas, numa lage aligeirada tem o betão que funciona à compressão...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:O.Martins,BRICOTA


    Masna sua opinião cederá porque as vigota não aguentam o peso da telha e do ripado para este vão, ou porque a viga/lintel em toda a volta com cerca de 25 cm e ferro de 10mm não aguenta o peso total de vigotas, ripado e telha?
  16.  # 56

    Colocado por: Pedro BarradasQue irá ter uma flecha enorme... Será um facto.
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Bem tenho de descomprimir heheh ... se for so a flecha vivia bem ... tb tenho barriga e cá ando!!! lol
    Mas agora a sério, as vigotas as vezes até não feitas como uma contra flecha para compensar?!
  17.  # 57

    Colocado por: ghost12

    Por aqui usam-se muito abobadilhas de 40cm (52,5cm entre eixos de vigotas) mas também existem abobadilhas de 53cm (65,5cm entre eixos).

    Neste caso vai ter 1m entre eixos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Pois, como seria para levar apenas telha e o ripado mais curto é 1 metro pensei que estava a fazer bem
    • DM
    • 29 novembro 2019

     # 58

    Fiquei curioso com a questão e até achei que fosse possivel.

    Fiz umas contas e para essa vigota, só considerando o peso da telha e da vigota, e com o fator de segurança, só conseguia um vão de 5m com vigotas afastadas de 0.5m, sem considerar qualquer outra acção sobre o telhado ou o efeito do vento.

    Essa vigota é apropriada para funcionar com as abobadilhas e betão em cima, para esse tipo de telhado que pretende o ideal seria as vigas que aqui já falaram do tipo I16 ou I18, são mais altas e têm uma secção em I mais eficiente. E mesmo para esse vão não sei...só fazendo contas!

    Problema, centro de gravidade muito baixo e banzo de compressão muito extreito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BRICOTA
  18.  # 59

    Colocado por: SkinkxFazia isso que aí está mas com perfis I, de 20 se for preciso. Ripa metálica para assentar o telhado com parafuso auto-roscante a agarrar ao pré-esforçado e isso nunca mais mexe. Para 7 metros não colocaria uma vigota simples, o perfil I dá outras garantias.

    90% dos telhados em PT são feitos sem laje na cobertura. E antes assim, não vejo problema nisso.

    Não abdique, em cenário nenhum, de fazer uma viga/cinta perimetral a ligar todo o conjunto.

    Se fosse a fazer uma laje nisso teria que ter sempre demasiado peso para poder controlar a flecha e não tem estrutura para aguentar uma laje pesada. Tente trocar o pré-esforçado no fornecedor.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,helder121
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    Olhando hoje parece-me mais seguro as I de facto, as que lá tenho assentes são as P3R da Pavicer http://pavicer.pt/anexos/p18mmu2tojpgg8951rjpern1isk7.pdf

    A minha ideia nuca foi fazer laje mas sim colocar o ripado(que eu não sabia que podia ser metálico) e telha lusa.
  19.  # 60

    Colocado por: Skinkx

    Mete uma laje de 25 e controla isso bem. Mas e quanto pesa uma laje com 25 de altura?

    Se isso tinha lá telhado vai continuar a aguentar com telhado. Tem é que ser criada uma estrutura ligeira. Trocar o vigamento de madeira por pré-esforçado não sobrecarrega assim tanto a estrutura, mas eu nunca colocaria laje. Em vãos maiores costumamos ver perfis I e não há fluência nos telhados, ao contrário do que acontece com madeira.

    Podem perfeitamente usar metal, mas vai complicar a obra e requer mais equipas. A ripa galvanizada qualquer equipa de pedreiros fixa ao pré-esforçado. E o pré-esforçado fica solidarizado com uma eventual viga perimetral que façam nisso tudo, a partir daí é só definir o afastamento do pré-esforçado em função das cargas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BRICOTA


    A ideia nunca foi colocar laje, apenas ripado e telha. Em toda a volta tem um lintel/viga com 25 com e ferro de 10mm.
 
0.0276 seg. NEW