Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: CapuchinhaCreio que as habitações que se constroem não estão pensadas para servir bem quem as habita, ao longo de todas as fases da sua vida.


    Para mim a resposta está aqui. As nossas necessidades, e por isso mesmo a casa ideal, muda ao longo dos anos. Por isso mesmo era preciso uma casa 'camaleão', fácil de alterar disposição, divisões etc...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro, Capuchinha
  2.  # 82

    Deve ser de mim, mas esta discussão faz pouco sentido...
    É como perguntar: qual é o carro que preferem? Haverá gostos para tudo...

    Nas casas, se tivesse dinheiro, talvez um palácio numa grande herdade chegasse...

    Eu vejo as coisas de outro modo:
    Quantos anos quero passar a trabalhar para pagar uma casa?
    Quanto dinheiro dá isso? (orçamento)...
    Com este dinheiro, que posso ter? Que qualidade e que tamanho?

    Só depois disso penso em quantos quartos, quantos WCs, largura das camas, se o filho vai levar a namorada, se é assim ou assado...

    Eu vejo a casa tal como vejo uma ferramenta, um carro, um telemóvel ou uma peça de roupa... Primeiro, até quanto quero gastar?

    Acho que 70-100m2 chega...
    Sendo muito bem trabalhada, será mais útil e aproveitada que metade das casas de 250m2 que aparecem cá no fórum...

    Porque o que mais se vê, é muita área perdida, más construções... Tudo à grande, mas com materiais fracos...
    Concordam com este comentário: CMLS265
  3.  # 83

    Não há casas para a vida toda, e tentar definir isto é um pouco estupido.

    Há quem diga que uma casa ideal tem 100m2. Eu não fazia a minha casa ideal com menos de 300. A que vivo tem 600 e gostava de a poder cortar a metade, contudo, estando habituado a espaço, mesmo em velho, não gostava de me sentir engaiolado.

    Um quarto com 30m2 não me assusta por exemplo.

    Eu acho sempre porreiro ter um quarto para cada filho, um escritório/biblioteca, uma sala de arrumos, de máquinas. Eventualmente uma adega/bilhar/ginasio no piso inferior...

    Gosto de ter pelo menos 2 quartos extra para receber familia, que me recebe também frequentemente quando me desloco a casa deles... Tudo depende das vivencias de cada um. Quando leio aí atrás de um user "que vão dormir a um hotel, que é para isso que eles servem", percebo que ele não tem as mesmas preferencias que eu.

    Casa perfeita é aquela que nos mais gostamos e ponto.
    Concordam com este comentário: braz
    • eu
    • 9 dezembro 2019

     # 84

    Colocado por: DR1982Uma planta de um user ca do forum, que para mim esta perfeita, a minha casa “pra vida toda” sera algo deste género, espero...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Capuchinha
      1944AC43-1921-4191-B5B8-822BEF1CDAF6.jpeg


    Já vi essa organização numa série de apartamentos novos à venda. Parece ser muito comum...
  4.  # 85

    A casa perfeita é a minha! :D ...mas agora aos 26..27 anos e sem bagagem e rebentos! Quem me garante que amanhã não engravido de trigémeos e num abrir e fechar de olhos o meu T2 passa a ser minúsculo?

    PS: estou a adorar os pontos de vista da malta, apesar de ser uma questão um pouco vaga o brainstorming ta a ser porreiro :)
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  5.  # 86

    Colocado por: TicMicGosto de ter pelo menos 2 quartos extra para receber familia, que me recebe também frequentemente quando me desloco a casa deles... Tudo depende das vivencias de cada um. Quando leio aí atrás de um user "que vão dormir a um hotel, que é para isso que eles servem", percebo que ele não tem as mesmas preferencias que eu.


    Bom dia, TicMic.

    Essa afirmação é da minha autoria.
    É um tema em que não há perspectivas certas nem erradas, porque se trata de uma questão de personalidade. O mundo é composto por extrovertidos, cuja energia e bem estar aumenta através da socialização, e por introvertidos, como eu e o meu marido, para quem geralmente as actividades de socialização drena energia, e necessitam de estarem quietos no seu canto para recarregarem baterias.

    Portanto, receber hóspedes na nossa casa, é algo que está completamente fora de questão. Assim como irmos para casas alheias.
    Seria aberta uma excepção aos nossos pais e irmãos, por maior que fosse o nosso desconforto, mas como vivemos todos a minutos uns dos outros não há essa necessidade. Sempre que alguém diz que gostaria de vir passar férias à nossa casa, sou frontal mas diplomática na minha explicação, e ofereço como alternativa uma ida a um restaurante para metermos os assuntos em dia, caso venham parar à nossa zona.

    Creio que é extremamente difícil para uma pessoa extrovertida ter a noção que a casa de um introvertido é o seu sanctum sanctorum.
    E quando se vive num apartamento com pouco mais de 60m2, como é o nosso, onde não há um espaço à parte para receber, garantindo que a casa poderá ser totalmente usufruída em paz e sossego por quem não quer "fazer sala", qualquer presença alheia é disruptiva.

    Se tivéssemos orçamento para isso o plano/sonho incluiria, ao invés de quartos de visitas, a construção de um anexo, open space com wc, que serviria para receber todas as visitas, garantindo que a "casa principal" se mantivesse um refúgio.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  6.  # 87

    Colocado por: desofiapedroPS: estou a adorar os pontos de vista da malta, apesar de ser uma questão um pouco vaga o brainstorming ta a ser porreiro :)


    Subscrevo e agradeço todas as participações! Adoro brainstormings, e às vezes, uma pessoa fica com fome deles! :)
    Concordam com este comentário: TicMic
  7.  # 88

    Colocado por: ****

    E porque passa a ser pequena ? A felicidade esta onde têm que estar, quem diz que mesmo com 3 filhos não vão ser felizes nesse t2 ?!


    Dias, acredita, a minha casa pode ser muita cool, mas com 3 putos ali, só mesmo se não tivesse como mudar. Nem cabem 3 cadeirinhas de bebé na minha cozinha, não tinha como dar banho a 3 crianças, não tinha espaço pra guardar toda a logística de ter 3 crianças pequenas, esquece, só mesmo se fosse muito dificil mudar. Feliz seria sempre até pq não nasci num berço de ouro e sou uma pessoa humilde, mas seria uma feliz beeeem cansada pq a funcionalidade passava imediatamente pra zero. Nem falo do dormir, pq 3 berços cabem na boa no quarto que actualmente será de hospedes, é mesmo o dia a dia e funcionalidade que uma familia desse tamanho exige. Com 1 sim, safava-me, só os banhos é que iam ser um pouco chatinhos quando começassem a crescer por ter poliban, acho que quando temos miudos pequenos o poliban não dá muito jeito. Mas viveria, e viveria feliz, quantos não vivem com muito menos? :)
  8.  # 89

    Colocado por: Capuchinha

    Bom dia, TicMic.

    Essa afirmação é da minha autoria.
    É um tema em que não há perspectivas certas nem erradas, porque se trata de uma questão de personalidade. O mundo é composto por extrovertidos, cuja energia e bem estar aumenta através da socialização, e por introvertidos, como eu e o meu marido, para quem geralmente as actividades de socialização drena energia, e necessitam de estarem quietos no seu canto para recarregarem baterias.

    Portanto, receber hóspedes na nossa casa, é algo que está completamente fora de questão. Assim como irmos para casas alheias.
    Seria aberta uma excepção aos nossos pais e irmãos, por maior que fosse o nosso desconforto, mas como vivemos todos a minutos uns dos outros não há essa necessidade. Sempre que alguém diz que gostaria de vir passar férias à nossa casa, sou frontal mas diplomática na minha explicação, e ofereço como alternativa uma ida a um restaurante para metermos os assuntos em dia, caso venham parar à nossa zona.

    Creio que é extremamente difícil para uma pessoa extrovertida ter a noção que a casa de um introvertido é o seu sanctum sanctorum.
    E quando se vive num apartamento com pouco mais de 60m2, como é o nosso, onde não há um espaço à parte para receber, garantindo que a casa poderá ser totalmente usufruída em paz e sossego por quem não quer "fazer sala", qualquer presença alheia é disruptiva.

    Se tivéssemos orçamento para isso o plano/sonho incluiria, ao invés de quartos de visitas, a construção de um anexo, open space com wc, que serviria para receber todas as visitas, garantindo que a "casa principal" se mantivesse um refúgio.
    Concordam com este comentário:desofiapedro,****


    Nada tenho contra isso, por isso é que digo que a casa perfeita e a longo prazo tem que ver com o estilo de vida de cada um!
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  9.  # 90

    Colocado por: ****

    Antigamente eram 7 num t2 e viviam felizes .


    Verdade!
  10.  # 91

    Colocado por: ****Antigamente eram 7 num t2 e viviam felizes .


    Ui! Acho que isso já roça a poesia, e não transcreve a totalidade da realidade. Um bocadinho ao estilo do chavão "amor e uma cabana"...

    Claro que se não houver alternativa, consegue-se. Que remédio! Mas é a melhor solução? Nem pensar nisso.

    Tenho um familiar que cresceu com mais dois irmãos num T2 de pequenas áreas. A coisa faz-se? Faz-se. Mais uma vez, que remédio. Mas e o stress de não se ter um espaço privado, só seu, para descansar dos restantes familiares?
    De serem cinco a partilhar um wc. Das constantes brigas advindas de serem três a partilhar um quarto, porque um quer dormir, e o outro tem a tv ligada, etc, etc.

    A falta de espaço é algo que pesa na psique. Mesmo as famílias numerosas não precisam de casas enormes, mas precisam de um espaço privado para cada um dos seus membros.
  11.  # 92

    quem?

    isso está nas estatísticas?

    o que é facto também é que dantes vivia-se mais na rua

    a casa ideal é aquela em que vivemos lá durante anos e sem sentir necessidade extrema de algo mais, seja ela qual for e a forma que tiver.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, desofiapedro
  12.  # 93

    Colocado por: marco1o que é facto também é que dantes vivia-se mais na rua


    Esse é que é o grande ingrediente "mágico": espaço exterior.

    Em pequenina, passei anos ao cuidado da minha ama. Ainda hoje, embora a minha ama já tenha passado para o outro lado há muito tempo, e nem a casa exista mais, lembro-me de todos os detalhes daquele espaço.
    Era uma moradia térrea pequeníssima. Bonita, mas minúscula. O segundo quarto não teria mais que 6m2, se tanto.

    No entanto fui uma criança muito feliz ao seu cuidado. A casa tinha um horta, pomar, pátio, espaço para brincar. Apanhava azedas, brincava à sombra de uma árvore com uma criança da vizinhança, metia-me com as galinhas.

    Mas, se a minha ama vivesse num apartamento, com aquelas dimensões, a experiência teria sido bem diferente.
    Concordam com este comentário: marco1, branco.valter
  13.  # 94

    sabe capuchinha quando aqui vejo projetos, as plantas de casas sem o terreno onde se inserem fico sempre desiludido e sem poder dar uma boa opinião.
    uma moradia para mim só se "concretiza" com o espaço exterior, o partido que se tira dele e como interage com o interior, por mais pequeno que seja, é que por vezes parece que se está apenas a resolver a planta de um apartamento.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, N Miguel Oliveira
  14.  # 95

    não acho

    acho mais que ( sem ofensa) por vezes é mais uma limitação de...sentir verdadeiramente o habitat e dirigir o foco para algo mais significativo.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, N Miguel Oliveira
  15.  # 96

    Colocado por: ****Isso acontece porque o orçamento é limitado.


    desta vez concordo com o ****, em portugal mais depressa as pessoas sacrificam o espaço exterior do que cortam na casa para baixar custos na construção.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  16.  # 97

    paulo

    mas quem está aqui a falara de gastar rios de dinheiro em espaço exterior?
    não é isso que eu estou a dizer, ter em conta o espaço exterior na concepção do espaço interior não implica até que se faça qualquer tipo de pavimento ou o que for
    é ter em conta o mesmo em diversas vertentes, luz, espaço / amplitude, vistas privacidade etc,, etc, ….e como se "ligam" "estendem" ao interior e vice versa.
    Concordam com este comentário: Capuchinha, N Miguel Oliveira, eu
  17.  # 98

    Colocado por: ****Isso acontece porque o orçamento é limitado.


    Colocado por: marco1acho mais que ( sem ofensa) por vezes é mais uma limitação de...sentir verdadeiramente o habitat e dirigir o foco para algo mais significativo.


    Concordo com ambos. Acho que as premissas não se excluem per se.

    Partilho a convicção com o Marco1 que é preciso, da parte de todos, uma maior sensibilidade para com a envolvente, de olhar para a área que envolve a casa e pensar nesta como um espaço que por todos os motivos, (a começar pela nossa saúde física e mental), deve ser vivida com a mesma intensidade que os espaços interiores. Que se a alguém tem a boa fortuna, que muitos almejam, de ter um espaço exterior que é só seu, quase que é pecaminoso não tirar deste o melhor partido, colher todos os benefícios, remetê-lo unicamente à existência de um espaço de estacionamento e sítios para guardar cangalhadas.

    Não discordo em nada do que a melhor abordagem será sempre contar com a aptidão dos profissionais em olhar para o terreno e imaginar um edifício que se integre neste harmoniosamente.

    Contudo, também eu estou sujeita à pressão económica, e à necessidade de colher o máximo de informação possível sobre o que é possível construir, com determinado plafond, para ter noção do quanto posso oferecer por um terreno.
    Concordam com este comentário: eu
  18.  # 99

    Colocado por: pauloagsantosdesta vez concordo com o ****, em portugal mais depressa as pessoas sacrificam o espaço exterior do que cortam na casa para baixar custos na construção.


    Pessoalmente gostaria de fazer o exactamente o oposto. Começar com algo com 1 quarto, 1 wc, arrumos, entrada, sala e cozinha em open space. O mínimo de paredes interiores e de portas. Enfoque na qualidade construtiva: fundações, isolamento, etc. Ir aumentando se e quando se sentir a necessidade.

    Deduzo que o principal motivo de esta não ser a regra que todos seguem na construção, é a dificuldade e a morosidade de todo o processo construtivo, a começar pela interacção com as Câmaras Municipais.
  19.  # 100

    Colocado por: CapuchinhaDeduzo que o principal motivo de esta não ser a regra


    O motivo é que a regra é a da vaidade, de construir só a pensar no dia de Pascoa, do Natal, ou de quando tem visitas... uma casa a condizer com o carro...


    Se depois tem espaços sem sol, se o crédito é a 30 anos em vez de 20... Se o chão é em cimento ou tem janelas fracas... isso são detalhes :)
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022, 21papaleguas
 
0.0285 seg. NEW