Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: JOCORDeduzir essa importância porquê ?


    se eu comprar uma casa por 150 mil euros, e pedir ao banco esses 150 mil euros. Vendo no ano a seguir por 150 mil euros. Tenho mais valias de 150 mil euros? Ou Zero?
    É que não ia lucrar nada, logo não há lugar a mais valias.



    Colocado por: JOCOR
    1. Mas acima disse que a nova casa seria comprada por si e por uma outra pessoa (presumo que a meias, não? ) e nesse caso só está a investir 200K e não 400.


    exactamente, para todos os efeitos irei investir metade. Mas para todos os efeitos, se a casa custa 400.000, e se vou investir 200 mil, quando tenho apenas 84 mil, não há lugar a mais valias, certo?
    Ou mesmo que não deduza o valor do credito habitação e tenha mais valias de 184 mil euros... se investir 200 mil, continuo a não ter mais valias, certo?
  2.  # 22

    Colocado por: Tiago_silvase eu comprar uma casa por 150 mil euros, e pedir ao banco esses 150 mil euros. Vendo no ano a seguir por 150 mil euros. Tenho mais valias de 150 mil euros? Ou Zero?
    É que não ia lucrar nada, logo não há lugar a mais valias.

    A grande diferença é que neste caso tem uma factura (que é a escritura) e no caso que referiu no princípio deste post não tem factura nenhuma. O único comprovativo legal que tem do custo da casa é a caderneta predial com o VPT.

    Colocado por: Tiago_silvamesmo que não deduza o valor do credito habitação e tenha mais valias de 184 mil euros... se investir 200 mil, continuo a não ter mais valias, certo?

    Mais-valias, tem. O problema é se vai pagar imposto sobre as mais-valias ou não vai pagar.
    Só não pagará imposto se investir 350K que foi o valor de venda do imóvel. Se investir menos do que os 350 pagará proporcionalmente àquilo que reinvestiu.
  3.  # 23

    Colocado por: Tiago_silvase eu comprar uma casa por 150 mil euros, e pedir ao banco esses 150 mil euros. Vendo no ano a seguir por 150 mil euros. Tenho mais valias de 150 mil euros? Ou Zero?
    É que não ia lucrar nada, logo não há lugar a mais valias.

    Claro que neste caso as mais-valias seriam ZERO.
  4.  # 24

    Colocado por: JOCORA grande diferença é que neste caso tem uma factura (que é a escritura) e no caso que referiu no princípio deste post não tem factura nenhuma. O único comprovativo legal que tem do custo da casa é a caderneta predial com o VPT.


    isto não é tema... ou vale o valor da compra com escritura, ou valor patrimonial. Mesmo nas finanças esta questão não é relevante. Mas se for preciso ate arranjo as facturas do construtor + o valor da escritura do terreno, e até dá um valor bem mais alto que esse, o que será vantajoso para mim. Mas creio que não vai ser preciso ir por ai.

    Colocado por: JOCOR
    1. Só não pagará imposto se investir 350K que foi o valor de venda do imóvel. Se investir menos do que os 350 pagará proporcionalmente àquilo que reinvestiu.


    mas porque estamos a assumir os 350 mil, quando as mais valias sao calculadas com base no calculo do valor da venda - valor patrimonial (ou seja, o lucro obtido com o negócio).
  5.  # 25

    Colocado por: JOCOR
    Claro que neste caso as mais-valias seriam ZERO.


      se aqui as mais valias são zero, quando a venda são 150 mil euros, porque é que diz que no meu caso as mais valias serão 350 mil? Tenho que fazer as mesmas deduções, certo?
    •  # 26

      Colocado por: Tiago_silvaporque é que diz que no meu caso as mais valias serão 350 mil? Tenho que fazer as mesmas deduções, certo?

      porque

      Colocado por: JOCORA grande diferença é que neste caso tem uma factura (que é a escritura) e no caso que referiu no princípio deste post não tem factura nenhuma. O único comprovativo legal que tem do custo da casa é a caderneta predial com o VPT.
    •  # 27

      Colocado por: Tiago_silvaMas se for preciso ate arranjo as facturas do construtor + o valor da escritura do terreno, e até dá um valor bem mais alto que esse, o que será vantajoso para mim.

      Então fica com o problema resolvido.
      Junta as facturas todas do construtor e mais a factura/escritura do terreno e já está. Não pode é depois a estas facturas somar o VPT porque já está incorporado nas facturas atrás referidas.
    •  # 28

      Diabos!

      JOCOR, art 10°, n° 5


      "5 - São excluídos da tributação os ganhos provenientes da transmissão onerosa de imóveis destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, desde que verificadas, cumulativamente, as seguintes condições:

      a) O valor de realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, seja reinvestido na aquisição da propriedade de outro imóvel, de terreno para construção de imóvel e ou respetiva construção, ou na ampliação ou melhoramento de outro imóvel exclusivamente com o mesmo destino..."

      E não é para qq casa, a que vende tem de ser hpp, e a compra também! E isto é caso opte pelo reinvestimento. Pelo que no caso, é apenas preço de venda - remanescente do emprestimo. Não entra o custo com o imóvel nem o vpt.

      No caso das mais valias, esqueçam o empréstimo bancário, é apenas o custo de construção (atualizado pelo coeficiente monetário) que deduz ao preço de venda e apura as mais valias.

      No caso do user, como descreve a situação, irá ter ambas as situações, portanto reinveste 200 dos 250k que teria de reinvestir, pelo que é tributado em mais valias parcialmente em 1/5 de 50% de 350-160... Qq coisa assim.
    •  # 29

      Colocado por: NTORION
      1. No caso do user, como descreve a situação, irá ter ambas as situações, portanto reinveste 200 dos 250k que teria de reinvestir, pelo que é tributado em mais valias parcialmente em 1/5 de 50% de 350-160... Qq coisa assim.


      obrigado, acho que foi a resposta mais clara até agora.
      Só não percebi o 1/5 de 50%.

      pelo que percebo, vou ter um lucro de 250K, e vou reinvestir 200K.
      Por isso irei estar sujeito a tributação de 50K, ou seja, 50% desse excedente (25.000 euros). Deverei pagar 28% sobre estes 25.000 euros, ou coisa do género, certo?

      Mas se eu em vez de investir os 200K, investir 300K (posso fazer isto ficando com 3/4 do apartamento, e ficando a outra pessoa com 1/4), já não deverei estar sujeito a estes impostos sobre mais valias, correcto?
    •  # 30

      Colocado por: Tiago_silvaSó não percebi o 1/5 de 50%.

      O "NTORION" queria escrever 1/2 e o dedo fugiu-lhe do 2 para o 5.

      O que pagará de imposto será sobre metade (1/2) das mais-valias.





      Colocado por: NTORIONO valor de realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel,


      O meu "problema" , a minha incompreensão está aqui.

      Aparentemente, se alguém pede 50k a um Banco para construir uma casa que vai vender depois por 300k vai ser muito prejudicado pelo facto de não ter pedido, por exemplo, 200k, pois baixaria o "lucro" no imóvel em 150k.

      Não é LÓGICO e acho incompreensível.
    •  # 31

      Colocado por: JOCORO "NTORION" queria escrever 1/2 e o dedo fugiu-lhe do 2 para o 5.


      Não,era mesmo 1/5.
      (200/250) = 4/5, que é a parte que reinvestiu. (1-4/5)= 1/5 parte que falta reinvestir.

      Colocado por: JOCORO que pagará de imposto será sobre metade (1/2) das mais-valias.


      Por isso mesmo:

      Colocado por: NTORIONem 1/5 de 50%




      Colocado por: JOCORexemplo, 200k, pois baixaria o "lucro" no imóvel em 150k.

      Não é LÓGICO e acho incompreensível.


      Não baixaria o lucro, pq não entra para o cálculo do lucro, leia-se mais valias. Apenas entra no cálculo do montante a reinvestir, sendo um bónus que o estado dá a que quer trocar de casa (hpp), caso contrário todas as mais valias eram tributadas.

      Colocado por: Tiago_silvapelo que percebo, vou ter um lucro de 250K, e vou reinvestir 200K.


      Não o seu lucro é o valor da venda - o custo da construção (ou o VPT). 350-160?



      Colocado por: Tiago_silvaMas se eu em vez de investir os 200K, investir 300K (posso fazer isto ficando com 3/4 do apartamento, e ficando a outra pessoa com 1/4), já não deverei estar sujeito a estes impostos sobre mais valias, correcto


      Se as contas não falharam, precisa de reinvestir 250k ou mais. Sim.
    •  # 32

      De acordo com a lei sobre IRS:

      5 - São excluídos da tributação os ganhos provenientes da transmissão onerosa de imóveis destinados a habitação própria e permanente do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, desde que verificadas, cumulativamente, as seguintes condições:

      a) O valor de realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, seja reinvestido na aquisição da propriedade de outro imóvel, de terreno para construção de imóvel e ou respetiva construção, ou na ampliação ou melhoramento de outro imóvel exclusivamente com o mesmo destino situado em território português ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações em matéria fiscal;

      b) O reinvestimento previsto na alínea anterior seja efetuado entre os 24 meses anteriores e os 36 meses posteriores contados da data da realização;

      c) O sujeito passivo manifeste a intenção de proceder ao reinvestimento, ainda que parcial, mencionando o respetivo montante na declaração de rendimentos respeitante ao ano da alienação;


      Ou seja, vou vender por 350.000, e amortizar um emprestimo de 100.000.

      Portanto teria que reinvestir os 250 mil para ficar isento de taxaçao de mais valias.

      Acho que é esta a conclusão.

      Agora o que posso fazer é investir 250 mil, e a outra pessoa apenas 150 mil, ficando eu com cerca de 60% do imovel, e a outra pessoa com 40%.

      acho que isto evitaria o pagamento de impostos sobre mais valias, visto investir a totalidade dos 250 mil euros.

      estou certo?
    •  # 33

      Sim.
    •  # 34

      quero vender um terreno por 50 mil euros quanto pago de mais valias
     
    0.0199 seg. NEW