Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho um terreno em que dá acesso apenas por uma frente. Mas o terreno é enorme e se passassem uma estrada por trás, os terrenos valorizavam-se porque dava para fazer construção. Na altura, todos estavam de acordo em passar uma estrada pelos terrenos todos menos um senhor, e daí não avançaram com a ideia. Esse senhor já faleceu e a minha pergunta é: Posso pedir a câmara para passar uma estrada nesses terrenos todos? Como se pode processar uma situação assim?
    Obrigada!!
    A vermelho é o meu terreno, a azul era a suposta estrada.
      Sem Título L.png
  2.  # 2

    marcar uma reunião com o departamento de urbanismo da camara

    não há propriamente um manual sobre estas situações.

    e já agora estariam todos dispostos a pagar por essa estrada e as suas redes de infraestruturas?

    urbanisticamente a mim parecia-me mais logico criar lotes ao longo da rua da barra ( perpendiculares á mesma ) em que o seu seria o limite a tardoz dos mesmos.
    Concordam com este comentário: Lídia Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lídia Cardoso
  3.  # 3

    Hoje em dia as câmaras municipais não estão interessadas em estradas.
    A única maneira de eles aceitarem e vocês doarem a estrada totalmente infraestruturada, ou seja luz, água, esgotos, passeios e alcatrão.
    Basicamente estariam a lotear essa zona. O respectivo custo teria de ser suportado por todos.
    Concordam com este comentário: tmmc, Lídia Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lídia Cardoso
  4.  # 4

    .
  5.  # 5

    Colocado por: marco1marcar uma reunião com o departamento de urbanismo da camara

    não há propriamente um manual sobre estas situações.

    e já agora estariam todos dispostos a pagar por essa estrada e as suas redes de infraestruturas?

    urbanisticamente a mim parecia-me mais logico criar lotes ao longo da rua da barra ( perpendiculares á mesma ) em que o seu seria o limite a tardoz dos mesmos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lídia Cardoso


    Bom dia,
    Não terá uma ideia de quanto ficaria pagar a estrada e as redes de infraestruturas?
    Não consegui visualizar o que me disse sobre criar lotes ao longo da barra.
    Será que daria fazer só assim uma estrada, só a apanhar aqueles terrenos ? (o que está a verde)
      Sem Título L2.png
  6.  # 6

    Colocado por: amartinsHoje em dia as câmaras municipais não estão interessadas em estradas.
    A única maneira de eles aceitarem e vocês doarem a estrada totalmente infraestruturada, ou seja luz, água, esgotos, passeios e alcatrão.
    Basicamente estariam a lotear essa zona. O respectivo custo teria de ser suportado por todos.
    Concordam com este comentário:tmmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lídia Cardoso


    Bom dia,
    Por acaso não sabe os valores disso? :/ Parece-me que iria ficar muito dispendioso.
  7.  # 7

    bem, quase que aposto que o senhor que estava contra era o dono do terreno da rua do portão velho. a fazer-se a estrada, todos os terrenos de valorizavam menos esse.


    o resto já foi mais ou menos dito, se todos tiverem de acordo e pagarem tudo, a camara não se devera opor. se quiserem que seja a camara a pagar, já é mais complicado, porque no fundo a camara cai usar dinheiros publicos para valorizar terrenos privados
    Concordam com este comentário: Lídia Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lídia Cardoso
  8.  # 8

    O processo não é assim tão simples...
    Registos, concordância da totalidade, destaques, desafectação para dominio publico, projectos, obra, etc e tal... fora outras coisas que desconhecemos.

    Esqueça isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Lídia Cardoso
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasO processo não é assim tão simples...
    Registos, concordância da totalidade, destaques, desafectação para dominio publico, projectos, obra, etc e tal... fora outras coisas que desconhecemos.

    Esqueça isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Lídia Cardoso


    E se fosse uma servidão de passagem? Complicaria menos? Mas aí seria pelo muro da casa onde está perto do meu terreno.
  10.  # 10

    Eu se fosse vizinho de uma das pontas confinante com a via pública Não aceitaria tal coisa.
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
  11.  # 11

    Colocado por: Lídia CardosoE se fosse uma servidão de passagem?


    mas servidão porque? o seu terreno tem acesso á estrada publica.

    e nao percebo como é o facto de um terreno ficar virado para duas estradas/ruas possa valorizar! eu nao queria! agora se a ideia passa por fazer a estrada em que todos paguem para depois voce fazer um destaque do seu terreno e ser mais facil a venda??! ainda percebo.
  12.  # 12

    Os proprietários dos terrenos assinalados aceitam tal coisa?
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo
      Sem T­tulo L2.jpg
  13.  # 13

    Claro que não, em particular o proprietário da R. do portão velho!!!!
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, casinhaDaAvo
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasClar que não, em particular o proprietário da R. do portão velho!!!!
    Concordam com este comentário:pauloagsantos


    esse devia ser o unico que dizia que era contra, entretanto parece que já faleceu, mas os herdeiros só concordam se forem todos os outros lhes comprarem o terreno. A estrada mata esse lote. Presentemente tem algum valor comercial, porque permite a construção de uma casa, mas com a estrada iria desaparecer do mapa esse terreno.

    Talvez uma estrada sem saída com uma rotunda no final para fazer inversão de marcha. mas isso os custos dessa estrada vao assustar os proprietários.

    por outro lado nem sei se a estrada valorizava os terrenos todos. alguns parecem que estreitam, nomeadamente o que criou o tópico. Valorizava se os terreno ficassem com uma boa frente para construir, mas alguns parecem que ficaria com frentes estreitas demais.
  15.  # 15

    Acho que esta é uma ideia que nasceu como nado morto....
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  16.  # 16

    O mais concretizável na minha óptica é uma Travessa sem saída, mas mesmo isso requer investimento por parte dos proprietários, tempo, chatices e o retorno pode não compensar.
  17.  # 17

    o mais imediato em termos de urbanismo é fazer lotes com frente para a rua da barra
    no entanto todo o miolo dos terrenos em questão e houvesse consenso dava para fazer algo interessante não com a ideia inicial mas abrindo duas vias e formando um quarteirão por exemplo, portanto isso teria que ser pensado em jeito de plano de pormenor para todo o grande quarteirão.
  18.  # 18

    Os custos dependerão muito da Câmara, mas na Câmara de Gaia por 100 metros de estrada completamente infraestruturada pedem-me quase 100.000 euros. E só aceitam que a estrada seja feita com todas as infraestruturas luz, água, esgotos a meu cargo.
 
0.0201 seg. NEW