Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,
    Acompanho este fórum à algum tempo. Pois estamos a fazer uma moradia e precisamos neste momento da ajuda dos experts aqui no fórum.

    Queremos na escadaria no lugar do corrimão fazer fazer vigas verticais brancas (12x6cm) altura variável entre os 6.20m e os 7.20m

    Falei já com 2 carpinteiros e ambos Encontram problemas, ou porque é muito grande, ou porque pode empenar com o calor e piso radiante em casa etc.
    Resolvi fazer um teste com ferro (fiz uma viga com 6metros e pintei 2 demãos, lixei ao de leve e voltei a pintar) no entanto não ficou com o que pretendo que é o toque de madeira.

    Eis o foco da minha questão:
    - como colocar estas vigas verticais brancas com condutividade da madeira? Queremos que ao tocar não sintamos frio.
    - produtos como o insuladd funcionam para isto?

    Fico a aguardar a vossa ajuda
    •  
      CMartin
    • 5 dezembro 2019 editado

     # 2

    Serão ripas e não vigas, Rafael ?

    A questão não é a condutividade do calor (aliás, nada terá a ver até, digo eu..) antes a altura 6.20m e 7.20m de alto para 12x6cm é quase certo que empenem, em ripas em madeira.
    Eu diria que teria que se arranjar uma engenharia para que as ripas não empenassem, tipo madeira lamelada, ou em vez da ripa em madeira assim em inteiro, talvez seriam camadas ou folhas de madeira coladas umas ás outras até perfazer a largura e profundidade pretendida ou uma solução em mdf talvez. Pode ser que malta técnica da carpintaria se pronuncie...
    Estarão suspensas, não é ?
  2.  # 3

    Colocado por: Rafaelpresa123Eis o foco da minha questão:
    - como colocar estas vigas verticais brancas com condutividade da madeira? Queremos que ao tocar não sintamos frio.

    Inventar um pouco poderá talvez ser solução, para obter a textura/toque da madeira na ripa de ferro. Pergunte se lhe podem folhear o ferro com acabamento a madeira.
  3.  # 4

    Serão mesmo "vigas"
    12x6 maciças por 6.2p-7.20 altura.

    Assentam nos degraus e vão até ao teto.
    A questão é mesmo a condutividade do ferro. Em madeira não arranjo até ao momento ninguém que queira/consiga fazer, em ferro tem sempre o toque frio
  4.  # 5

    São ripas.

    É como a CMartin explicou.
    Mande fazer uma caixa em contraplacado de madeira folheado com a madeira que pretende. Pode reforçar a alma desses perfis /ripas com tubo rectangular em alumínio, leve e rígido.

    Sendo uma obra nova... Em construção. O seu arquitecto seria o técnico adequado para pedir / contratar a resolução desse problema. É assim que os meus clientes fazem.
  5.  # 6

    Mas nesse caso que diz, irei ter juntas certo?
    Com o meu arquiteto ou construtor não me safo.na minha região torna se difícil fazê los sair da caixa e pensar

    Pelo que entendi seria fazer o interior em aluminio/ferro e depois forrar com madeira nas 4 laterais, Como Faço para disfarçar as juntas? Tanto nas quinas como na altura?
    •  
      CMartin
    • 6 dezembro 2019 editado

     # 7

    A meu ver não terá juntas (à vista). Quanto muito, terá orlas nas quinas. Em altura também não se notarão as juntas.
    Os carpinteiros sabem trabalhar estes acabamentos, não me parece nada de fora do comum para eles. Fale com eles e veja o que lhe dizem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • ik
    • 6 dezembro 2019

     # 8

    12x6 pode fazer em contraplacado a meia esquadria

    Bem feito não nota nada e além disso poupa muito peso nessas escadas
    •  
      CMartin
    • 6 dezembro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: ike além disso poupa muito peso nessas escadas

    Embora ripas em ferro não seja invulgar em escadas ik.
    • ik
    • 6 dezembro 2019

     # 10

    Colocado por: CMartin
    Embora ripas em ferro não seja invulgar em escadas ik.


    Estava a pensar na madeira maciça, mas pensando bem em contraplacado se forem placas "boas" também não irá ser grande poupança em peso
  6.  # 11

    Maciça.. Com essa secção e esses comprimentos... Vai torcer...

    Já explicaram como terá de ser, uma série de alternativas. Fale com o carpinteiro as suas ideias. Isso não tem nada de especial. Somente a questão dos comprimentos acima de 6m,que deve ser bem visto.
  7.  # 12

    Com essa altura toda para não ter juntas (emendas) só estou a ver depois de fazer o "caixote" forrar com folheado em rolo... a colagem desse folheado deverá ficar muito bem feito, caso contrário nas esquinas vai ficar mal ou passado pouco tempo pode vir a ter problemas...

    Colocado por: Pedro BarradasFale com o carpinteiro as suas ideias. Isso não tem nada de especial.


    Pedro, o q mais temos visto por aqui são situações em q os profissionais não souberam dar resposta... olha o caso da placa de mdf sobre o recuperador de calor no outro tópico...
  8.  # 13

    Ok, vou reforçar a ideia ao carpinteiro para se fazer em meia esquadria
  9.  # 14

    Colocado por: nunos7são situações em q os profissionais não souberam dar resposta...

    Ou.. como não lhes pagam para prestar esse serviço, também não o fazem de borla... Tambem acredito que muitos nem sequer saibam dar resposta técnica válida. Isso, como arquitecto, entristece-me.
    Concordam com este comentário: nunos7
  10.  # 15

    @Rafaelpresa123, tem alguma imagem (3D) do resultado final q lhe foi proposto?
  11.  # 16

    Colocado por: Rafaelpresa123Ok, vou reforçar a ideia ao carpinteiro para se fazer em meia esquadria

    Acho que não vai resultar.
  12.  # 17

    Segue em anexo 1 desenho que fiz em 3D online. é sem o corrimão, apenas as ripas.

    CMartin o que sugere então para não ter o toque frio do ferro?
    Envio também em anexo como estava a pensar a meia esquadria para que estivesse mais assente.
      0c3ea2ee1439d0a57472cf3c0310c31e.jpg
      escadaria2.jpg
  13.  # 18

    O comprimento das ripas, havendo um apoio intermédio na laje... pode contar com secção para vencer somente os 3 me e tal... será sempre fabricado em duas peças... tanta complicação... coisa mais simples.
  14.  # 19

    Não terá apoio nenhum na lage. Eu no 3d não consigo fazer 2 pisos. Isso vai até ao topo do piso de cima. É vai assentando em cada escadaria ao descer para o piso de baixo.

    Terá 6.20 a primeira viga e 7.20 a ÚLTIMA
  15.  # 20

    Você precisa é de mandar elaborar um projecto das escadas em condições... ao invés de andar a tentar fazer 3D, e a tentar resolver problemas técnicos...
    Assim não vai lá. Desculpe a frontalidade.
 
0.0195 seg. NEW