Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Através dos serviços de uma imobiliária arranjei um inquilino para o meu apartamento em Portugal.

    Trata-se de um T2, totalmente mobilado, tendo sido o contrato DATADO dia 30 de Novembro. O contrato prevê o aluguer do imóvel com a descriçãO/ anexo descritivo de todos os equipamentos e mobílias que contem no seu interior, divididos pelas respetivas divisões da casa: "Sala: sofá x, mesa y. Quarto 1: cama x. mesas de cabeceira y", e por aí em diante. O contrato especifica que o inquilino deveraá manter os móveis no "seu estado atual, que se considera como bom todo o mobiliário e equipamento que consta no anexo1". As senhoras da imobiliária informaram que os móveis fazem parte do recheio e que a casa só seria alugada com móveis. Avisaram-no que não deveria retirar móveis da casa. Pois bem, assim que deram costas, pegou nos móveis e atolhou tudo na garagem do prédio. Estou em choque! Posso fazer alguma coisa? A lei está do lado dele? Pode pegar em tudinho e despejar na garagem? O anexo descreve os bens que constam NA CASA... ele vai e põe TUDO NA GARAGEM


    nÃO SEI SE ISTO DÁ DIREITO A CANCELAR CONTRATO ( de 5 ANOS), TOTALMENTE LEGAL (SÓ FALTA REGISTAR NO PORTAL DAS FINANÇAS), que foi redigido por um responsável da imobiliária!
    . Moramos na Alemanha por isso, o sr. assinou uma cópia, atrasou-se numa data de porcarias lá na santa terrinha de onde vinha e só hoje foi assinar o contrato que já estava datado de 30 de Novembro. Mal recebeu as chaves, entrou na casa e faz isto. Bahhh só me apetece atirar-me da ponte
  2.  # 2

    Colocado por: anacunha123Avisaram-no que não deveria retirar móveis da casa.


    Já possivelmente ele teria falado nisso...


    Mas a garagem também é pertença da casa alugada?
  3.  # 3

    a garagem faz parte do aluguer sim.
  4.  # 4

    A caução dá para pagar móveis novos? Vai degradar-se imenso numa garagem..
  5.  # 5

    A caução só chega para pagar 1 dos quartos.... Os móveis da sala a juntar às camas novas do outro quarto (madeira maciça em carvalho) e colchões novos... deveria ascender a perto de 3 cauções...

    Apesar da garagem fazer parte integrande do contrato esta é no subsolo do predio, que foi dividido em garagens para os inquilinos. Qualquer um que entre pode esquecer-se do portao aberto (acontece muito) e puff lá foi. Pedi o regulamento do condomínio porque acredito que deter móveis na garagem vai contra o regulamento e, como inquilino, deve respeitar o reguamento.

    O curioso é que no inventário, as mobilias foram referidas como constando nas respetivas divisões da casa em que se encontram. Agora estão amontoadas na garagem de acesso a todos, ainda que dentro das linhas do meu estacionamento... AFFF
  6.  # 6

    Já falou com o inquilino?
    Se ele não quer os móveis o melhor é ser você a guarda-los antes que se estraguem ou desapareçam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anacunha123
  7.  # 7

    Outro problema é que estamos a viver atualmente na Alemanha pelo que, desde o inicio, salientámos à imobiliária que só alugamos o apartamento mobilado já que não temos onde por os móveis....
    • size
    • 6 dezembro 2019

     # 8

    Colocado por: anacunha123Outro problema é que estamos a viver atualmente na Alemanha pelo que, desde o inicio, salientámos à imobiliária que só alugamos o apartamento mobilado já que não temos onde por os móveis....


    A imobiliária será alheia à siatuação, porque será de supor que o inquilino pensou, desde logo como fazer, mas não revelou.

    Terá que notificar por escrito o inquilino, carta registada com AR, a reportar o seu desacordo e responsabilizá-lo, totalmente, pelos danos que os móveis possam sofrer na garagem.
  8.  # 9

    Ele tem de entregar os móveis e o apartamento tal como o alugou.
    Enquanto lá estiver não precisa de usar como estava.
    Desde que no final do contrato a casa esteja da mesma maneira, para que se está a preocupar com isso já?
  9.  # 10

    Os inquilinos são portugueses?
  10.  # 11

    Percebo a preocupação mas alugar uma casa com moveis por cinco anos e ter tanto amor/apego aos moveis foi uma asneira.
    Como acha que os moveis estariam daqui a cinco anos? Colchoes, sofás, etc. Talvez estarem na garagem sossegadinhos talvez não seja má ideia.
    Peça ao inquilino para cobrir os moveis por causa do pó e coloque um desumidificador na garagem.
  11.  # 12

    Sendo um lugar de garagem (aberto) vai ligar um desumidificador aonde? Que disparate.
    Tire fotos para ter provas.
    Fale com o inquilino.
    Se ele não quiser os móveis, tem de ser você a guarda-los ( se não quiser ter um prejuizo maior). Está visto o tipo de inquilino que tem.
  12.  # 13

    Colocado por: DonaRuteEstá visto o tipo de inquilino que tem.

    Têm dinheiro para comprar nova mobília a gosto e não para comprar casa própria?
  13.  # 14

    Colocado por: Palhava
    Têm dinheiro para comprar nova mobília a gosto e não para comprar casa própria?


    Que raio de comparação.
    Para comprar mobília nova é porque se tem dinheiro para comprar uma casa própria?

    E onde viu que ele comprou mobília nova? Ou se não tinha já?
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, desofiapedro
  14.  # 15

    Colocado por: DonaRuteSendo um lugar de garagem (aberto) vai ligar um desumidificador aonde? Que disparate.
    Tire fotos para ter provas.
    Fale com o inquilino.
    Se ele não quiser os móveis, tem de ser você a guarda-los ( se não quiser ter um prejuizo maior). Está visto o tipo de inquilino que tem.


    Quando se arrendam as casas e deixam as mobílias, é porque normalmente não têm espaço para as deixar.

    @autor do tópico.
    Se preza tanto as mobílias, e se nem sequer cá está para conseguir resolver uns problemas, mais valia ter vendido a mobília toda e alugava a casa vazia.
  15.  # 16

    Colocado por: Nasa1989Que raio de comparação.


    Às vezes não coloco as hipóteses todas,mas sim:
    1-não gostou da mobília e quis colocar tudo novo
    2-já tinha mobília e quis usá-la em detrimento da da casa


    A 2 faz mais sentido,numa perspectiva prática.
    • size
    • 6 dezembro 2019

     # 17

    Colocado por: Nasa1989

    @autor do tópico.
    Se preza tanto as mobílias, e se nem sequer cá está para conseguir resolver uns problemas, mais valia ter vendido a mobília toda e alugava a casa vazia.


    Não é bem assim...

    É circunstancia normal, que o mercado disponibiliza habitação mobilada e equipada, para quem pretenda e necessite de arrendar deste modo. Tanto, que tal circunstância está, devidamente, prevista e regulamenta na lei do arrendamento.

    O arrendatário em causa é que, à partida, deveria abster-se de formalizar o arrendamento com a suposta sofisma do recurso da garagem, para ´´transladar´´ as mobilias, ou então, negociava tal hipótese com a senhoria.
    Arrendatário abusador...
    Concordam com este comentário: anacunha123, Mk Pt, desofiapedro
  16.  # 18

    Colocado por: size

    Não é bem assim...

    É circunstancia normal, que o mercado disponibiliza habitação mobilada e equipada, para quem pretenda e necessite de arrendar deste modo. Tanto, que tal circunstância está, devidamente, prevista e regulamenta na lei do arrendamento.

    O arrendatário em causa é que, à partida, deveria abster-se de formalizar o arrendamento com a suposta sofisma do recurso da garagem, para ´´transladar´´ as mobilias, ou então, negociava tal hipótese com a senhoria.
    Arrendatário abusador...
    Concordam com este comentário:anacunha123




    Bem, alguém que me entende. A garagem não é sitio para por mobilia porque é espaço aberto, sem paredes, e com acesso a uma rua movimentada, muitas vezes a porta sendo deixada aberta.
    Quando coloquei a casa a alugar sempre pensei em deixar as mobílias pois há IMENSAS pessoas que quando vão para o Algarve, especialmente estrangeiros, querem tudo menos a preocupação de uma casa vazia que têm de preencher, gastar dinheiro, só para daí a uns anos regressarem à santa terrinha. Como há casais que querem alugar uma casa mobilada enquanto esperam que as suas vidas esteja no "ponto" para comprar uma casa própria.

    A garagem não tem fichas para ligar desumidificador.

    Eu não tenho outra propriedade em Portugal pelo que não tenho onde por as coisas.

    O sr. se tinha mobilias só tinha de ter procurado uma casa VAZIA para instalar as coisinhas dele. Agiu à má fé. A imobiliária não se responsabiliza. Enfim, só me resta fazer a vida negra ao inquilido de todas as formas que puder.

    Enfim.... o meu filho é que diz que "aquilo" vai cuidar do senhor. Men..."Aquilo" que "lá está em casa", segundo o meu filho, e que faz os putos detestarem lá estar, fazendo-os ter medo da casa, acordar a meio da noite a olhar para o abismo, parados no meio do quarto, com os olhos fixos no nada... talvez e espero eu agora que seja "real" e que o homem também ele não goste de lá estar.LOOOL não estou a brincar, sempre me quis desfazer da casa por causa disso, o meu marido diz que são coisas da cabeça dos putos por isso quis alugar. Bammmm, devia ter vendido, já me arrependi
  17.  # 19

    Bem, até estava a ser uma situação coerente, mas este último parágrafo achei hilariante.

    E se em vez de fazer a vida negra ao inquilino, não vem a Portugal e vende as coisas? Qql coisa que roubem, também tem a caução. Pedisse mais de caução.
  18.  # 20

    Não vou vender, vou obrigá-lo a guardar noutro sitio e pagar. Está escrito no regulamento do condomínio que os espaços da garagem não podem ser utilizados como dispensa ou colocados móveis. Como inquilino tem a obrigação de cumprir.

    Já ele hoje informou que estava a tomar o "banhinho" na casa nova, e o esquentador (inspecionado na semana passada e tudo ok) parou e nunca mais arrancou. Mandámos lá o técnico...

    Hilariante mesmo, tenho 3 crianças, assim que as levámos lá, dormiram umas noites e recusaram-se a estar mais lá. Pensei os putos não gostam mesmo da casa, vamos mas é vender. Não, ffoi alugar-se e calha-me a beleza dum primeiro inquilino.
 
0.0211 seg. NEW