Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Doaram-me um terreno que estou a vender por 85 mil euros e ainda não sei quanto terei que pagar de imposto ao estado sobre mais valias, mas andei pesquisando no Google e vi que "Sobre o valor das mais-valias imóveis recai uma tributação no IRS correspondente a 50% do lucro obtido. Por exemplo, se as mais-valias imóveis forem de 14 mil euros, a tributação cifra-se em 7 mil euros". Se isto for verdade acho que nem vou vender o terreno. Ou será que não é assim ?
  2.  # 2

  3.  # 3

    O que vai acontecer, é que esses 7mil euros vão entrar no seu irs, no campo dos rendimentos. Não vai pagar 7mil euros. Vai pagar impostos sobre os 7000€ e o seu vencimento, etc.
    Concordam com este comentário: imo
  4.  # 4

    Colocado por: LuisPereirapode ser que ajude

    https://ind.millenniumbcp.pt/pt/geral/fiscalidade/Pages/atualidades_legais/2019/10/Mais-valias.aspx


    Ainda assim, se for a taxa de 50% terei que pagar 15 mil euros

    E não entendi bem, se isso também se refere a doações que não sejam de familiares
  5.  # 5

    Colocado por: davidsantos

    Ainda assim, se for a taxa de 50% terei que pagar 15 mil euros

    E não entendi bem, se isso também se refere a doações que não sejam de familiares


    Indiferente quem faz doação.
    Penso que o que conta é o valor de aquisição e o valor de venda, metade desta diferença.
    No seu caso o valor de aquisição é o valor de doação, ou seja o valor que o terreno foi escriturado e tributado na altura da doação.
    Concordam com este comentário: imo
  6.  # 6

    Infelizmente o problema é bem mais complexo.
    Eu comprei o terreno e doei por razões pessoais
    Mas continuou a ser sempre meu, foi portanto uma doação fictícia.
    E agora apareceu um comprador e quero vender.
    Portanto vai cair nos impostos de uma pessoa que está no escalão mais alto e se calhar vai ser um balurdio em impostos porque vão considerar tudo lucro, mas custou-me 25 mil euros
  7.  # 7

    Xico-espertismo.
  8.  # 8

    Colocado por: Nasa1989Xico-espertismo.


    Não há aqui nenhum "Xico-espertismo"
    Queriam penhorar-me por causa de uma divida que não era minha por isso tive que me precaver ou ficava sem nada
    Eu poderia ter resolvido a questão com um advogado mas aconselhara-me que era mais facil e barato fazer a doação de todos os meus bens
    Concordam com este comentário: Nasa1989
  9.  # 9

    Alguma ligação o davidsantos devia ter com a ''dívida''.
  10.  # 10

    Colocado por: davidsantosmas custou-me 25 mil euros


    O que custou não interessa.
    O que interessa é relativamente simples.
    O proprietário que vai vender adquiriu por compra ou doação o terreno, o valor considerado é o da escritura de doação e esta no registo predial ou cadeneta ou lá o que é.
    A mais valia 50% do valor de venda menos o valor do registo.
  11.  # 11

    Colocado por: LuisPereiraO que custou não interessa.


    bem eu sou leigo, mas existem mais valias e menos valias.

    se comprou por 25.000 e o doou por bem menos, isso não podia ter sido considerado uma menos valia ?
  12.  # 12

    Colocado por: Nasa1989Alguma ligação o davidsantos devia ter com a ''dívida''.


    Mandei reconstruir uma casa, paguei um balurdio a um construtor e 2 anos depois de a ter vendido recebi uma carta do ICNF a cobrar-me uma coima de 30 mil euros. Motivo: O construtor esqueceu-se que era necessário pedir um parecer ao ICNF para meter o contador da luz (uma pequena parede de 1 m de cumprimento e 2 de altura)
    Claro que não podia pagar isto porque esse construtor já me cobrou demasiado dinheiro pela reconstrução e não tive culpa nenhuma que ele não tenha pedido as devidas licenças, e paguei-lhe muito bem para fazer o trabalho todo.
  13.  # 13

    Colocado por: davidsantos

    Não há aqui nenhum "Xico-espertismo"
    Queriam penhorar-me por causa de uma divida que não era minha por isso tive que me precaver ou ficava sem nada
    Eu poderia ter resolvido a questão com um advogado mas aconselhara-me que era mais facil e barato fazer a doação de todos os meus bens
    Concordam com este comentário:Nasa1989


    Não faz muito sentido ter doado, pois no processo da penhora poderia o juiz desfazer a doação.
    Concordam com este comentário: NTORION
  14.  # 14

    Colocado por: newtoncNão faz muito sentido ter doado, pois no processo da penhora poderia o juiz desfazer a doação.


    Os gajos do ICNF são uns verdadeiros terroristas e arrogantes, eles ameaçaram por carta e nunca cheguei a saber se avançaram com isso porque não disseram mais nada.

    O caso até foi caricato.
    Fui de ferias em Agosto e quando cheguei a casa tinha 2 cartas do ICNF
    A primeira a dar-me o prazo de 10 dias para pagar a coima
    E a segunda, que chegou depois dos 10 dias, já a dizer que iam proceder á penhora dos meus bens.
    E só recebi essas cartas porque as anteriores foram para uma morada onde eu já não morava.
    Por isso corri logo a fazer doações.

    O mais caricato ainda é que o ICNF quer que eu reponha a situação anterior
    Que derrube a parede do contador da luz. Mas eu nunca poderia fazer isso visto que como ele sabem já vendi a casa há 2 anos.
  15.  # 15

    Colocado por: davidsantosDoaram-me um terreno


    Em que ano?

    O valor a considerar para as contas creio ser o VP(Valor patrimonial).
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  16.  # 16

    Colocado por: davidsantosE agora apareceu um comprador e quero vender.


    Venda 1/2 em 2019 e outro 1/2 em 2020.
    Paga é 2 escrituras e 2 registos.
    Veja se compensa.
  17.  # 17

    Colocado por: Palhava

    Em que ano?

    O valor a considerar para as contas creio ser o VP(Valor patrimonial).
    Concordam com este comentário:LuisPereira


    Na verdade não me doaram o terreno, como eu já revelei atrás, e só estava a colocar-me no lugar da pessoa a quem doei, porque é essa perceptiva que realmente interessa aqui.
    O ano foi 2010
  18.  # 18

    Se fosse antes de 1989 havia isenção.
    Assim entra o coeficiente de desvalorização da moeda.
    Concordam com este comentário: davidsantos
  19.  # 19

    Colocado por: Palhava

    Venda 1/2 em 2019 e outro 1/2 em 2020.
    Paga é 2 escrituras e 2 registos.
    Veja se compensa.


    boa dica, assim reparte as mais valias por dois anos, baixando o escalão de IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  20.  # 20

    Colocado por: pauloagsantos

    boa dica, assim reparte as mais valias por dois anos, baixando o escalão de IRS.

    Não sei se poderá haver fiscalização das finanças...

    O melhor é ir a contabilista experiente colocar as dúvidas.
 
0.0215 seg. NEW