Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Tenho uma empresa que tem muito boa faturação e quero comprar um terreno para construir uma moradia de habitação
    É possível fazer com o dinheiro da empresa? Obg
  2.  # 2

    Nunca é boa política misturar os seus bens pessoais com os da empresa. Em caso de qualquer dívida contraída pela empresa, fica com o seu património exposto.

    No caso que refere, apenas se fosse para a casa ficar em nome da empresa.
  3.  # 3

    A casa era para ficar em nome da empresa, qual é a grande diferença em ter a casa no nome da empresa unipessoal (da qual sou o socio) ou em meu nome?
    Concordam com este comentário: nhenriques
    • imo
    • 7 dezembro 2019

     # 4

    Qual é a atividade (CAE) da empresa?
    • tc82
    • 7 dezembro 2019

     # 5

    E vai cobrar rendas?
    Vai colocar a sua morada fiscal onde?
  4.  # 6

    Não invente, não misture a sua propriedade com a da empresa. E evite os aveles pessoais. As empresas vão e vêm.
    Conheço alguns que o fizeram e na crise foram viver para a casa dos pais...

    Não sei como é agora, mas se não tem necessidade é de evitar.

    E já agora, sendo uma unipessoal, não ponha a morada da sede da empresa na sua casa.

    É a minha opinião...
  5.  # 7

    a empresa paga-lhe dividendos, paga os respectivos impostos e compra o terreno.

    qual é o problema
  6.  # 8

    Colocado por: pauloagsantosqual é o problema

    O problema é que o estado fica com 21% de IRC da empresa, ao passar o dinheiro para o dono da empresa, o estado fica com mais 28%, depois quando compra o terreno, o estado ainda vai buscar mais 7.3%.
    Uma chulice !!!

    háaaa....depois ainda vai querer mais 23% do valor da construção.
    Concordam com este comentário: VCAC, HAL_9000
    • VCAC
    • 7 dezembro 2019

     # 9

    O problema são os impostos a dar ao estado por essa transação
    😜
  7.  # 10

    Colocado por: stalker90A casa era para ficar em nome da empresa, qual é a grande diferença em ter a casa no nome da empresa unipessoal (da qual sou o socio) ou em meu nome?
    Em seu nome, se não for sócio gerente, a casa nunca pode ser penhorada por dividas da empresa. Sendo a casa da empresa, obviamente que conta como activo da mesma
    • r.v
    • 8 dezembro 2019

     # 11

    Colocado por: HAL_9000Em seu nome, se não for sócio gerente, a casa nunca pode ser penhorada por dividas da empresa. Sendo a casa da empresa, obviamente que conta como activo da mesma

    Eu sendo socio da empresa se tiver dividas o estado eles podem me penhorar os meus bens particulares?
  8.  # 12

    Colocado por: r.vEu sendo socio da empresa se tiver dividas o estado eles podem me penhorar os meus bens particulares?

    Sim. As dívidas ao fisco e à S.S. das empresas são passíveis de reversão para os sócios gerentes.
  9.  # 13

    E não tem um contabilista ou financeiro para o ilucidar?
    Concordam com este comentário: VCAC
  10.  # 14

    Colocado por: r.v
    Eu sendo socio da empresa se tiver dividas o estado eles podem me penhorar os meus bens particulares?

    Se não estou em erro, só o sócio gerente é que pode responder com os seus bens pessoais. De qualquer forma deve não deve dar aval pessoal para nenhuma despesa, caso contrário estará a colocar em risco o seu património.
  11.  # 15

    Colocado por: J.Fernandes
    Sim. As dívidas ao fisco e à S.S. das empresas são passíveis de reversão para os sócios gerentes.


    O r.v. apenas disse que era sócio. Sendo só sócio, e não gerente, o seu património estará protegido. De qualquer forma estas questões são demasiado sérias para se confiar apenas no que se lê num forum, e devem ser tratadas com técnicos especializados.
  12.  # 16

    Colocado por: HAL_9000De qualquer forma deve não deve dar aval pessoal para nenhuma despesa, caso contrário estará a colocar em risco o seu património.

    A maior parte das empresas precisa de financiamentos para poder investir no seu crescimento, e sem avales pessoais não vai ter financiamento, e não cresce.
    Quem não está disposto a correr esses riscos, é melhor trabalhar por conta de outro.
    Concordam com este comentário: rjmsilva, pauloagsantos
    • r.v
    • 8 dezembro 2019

     # 17

    Sou sócio gerente da empresa.graças a deus não tenho dividas.como abri empresa a um ano que passou do meu pai para mim porque reformou se ,ainda estou a começar.
  13.  # 18

    Colocado por: Picareta
    A maior parte das empresas precisa de financiamentos para poder investir no seu crescimento, e sem avales pessoais não vai ter financiamento, e não cresce.
    Quem não está disposto a correr esses riscos, é melhor trabalhar por conta de outro.
    Concordam com este comentário:rjmsilva,pauloagsantos

    Tem razão, mas há avales pessoais e avales pessoais. Mas concordo que é uma questão que tem muito a ver com o perfil de risco de cada um, e ter uma empresa é viver no risco.
 
0.0186 seg. NEW