Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Comprei um terreno e nesse terreno existe uma casa essa casa passou a ser minha, ou é da pessoa que lá reside. Podem me ajudar com as leis, sobre este assunto, a pessoa paga IMI e pagava renda ao antigo dono do terreno, agora não sei se a casa passou a minha.
  2.  # 2

    bolas não sabe aquilo que comprou??

    fez escritura? o que diz a escritura?

    é claro que tudo indica que ficou proprietário de um terreno com uma casa lá no meio e que está alugada, terá que verificar os termos do contrato desse aluguer.

    que coisa mais insolita
    Concordam com este comentário: FJDMC
  3.  # 3

    entao mas nao sabe o que comprou?

    assim a seco digo que a casa é sua, no entanto se la vive alguem e paga renda, quer dizer que alem da casa voce tambem ganhou um inquilino que muito possivelmente nao o vai poder despejar já......
  4.  # 4

    Colocado por: marco1que coisa mais insolita


    ainda por cima a pessoa paga IMI e paga renda.

    a renda, aida percebo, agora paga IMI, mas IMI de quem? o do proprietário ou tb registou nas finanças parte do terreno/casa em nome dele.

    eu fico admirado com estas histórias, mas alguem compra um terreno sem ter esta história esclarecida com o vendedor.
  5.  # 5

    Que PREDio comprou? O que tem descrito na matriz predial? é rustico, é urbano, é misto?
    No registo da conservatória o que está descrito? O que a Escritura menciona?
    Qual a idade do edificio.

    Ps: já perguntou ao antigo dono ? poderá dar-se o caso de ser uma casa ilegal.
  6.  # 6

    Colocado por: Elourenço, a pessoa paga IMI


    Se paga IMI, quem é o titular do imóvel se paga renda?

    Colocado por: Elourençopagava renda ao antigo dono do terreno,
  7.  # 7

    Não me diga que é em Belas..
  8.  # 8

    Vou esclarecer, o terreno é no Alentejo, e a Sra. Que vive lá tem caderneta da casa eu ao comprar o terreno pensei que era até um certo sítio sem atingir a casa então fiz a escritura de 2500 metros de terreno, não indica casa nenhuma, só que este fim de semana fomos marcar o terreno com a topográfica e a casa está incluída no terreno. Gostaria de saber se legalmente a casa também é minha ou da Sra. Eu não quero tirar de lá a Sra só quero é saber de quem é a casa.
  9.  # 9

    Elourenço, não respondeu ao que eu perguntei!?

    PS: pode perfeitamente haver uma casa, de outrem, dentro de um terreno ( voce fica proprietário do terreno, mas não da casa). Em que concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Elourenço
  10.  # 10

    continuo a achar esta história insólita
    Concordam com este comentário: Elourenço
  11.  # 11

    Colocado por: ElourençoVou esclarecer, o terreno é no Alentejo, e a Sra. Que vive lá tem caderneta da casa eu ao comprar o terreno pensei que era até um certo sítio sem atingir a casa então fiz a escritura de 2500 metros de terreno, não indica casa nenhuma, só que este fim de semana fomos marcar o terreno com a topográfica e a casa está incluída no terreno. Gostaria de saber se legalmente a casa também é minha ou da Sra. Eu não quero tirar de lá a Sra só quero é saber de quem é a casa.


    bem, então para mim já esta esclarecido. fazia uma rectificação de areas e seguia em frente.
  12.  # 12

    Pedro Barradas, é em Santiago do Cacém o estranho é dizer prédio urbano com um total de 2500 metros o herdeiro que me vendeu também não sabe de nada porque foram negócios com os pais dele, agora fomos marcar o terreno e dá para além da casa.
    • RCF
    • 9 dezembro 2019

     # 13

    Colocado por: Elourençoa pessoa paga IMI e pagava renda ao antigo dono do terreno, agora não sei se a casa passou a minha.

    já falou com essa pessoa? Acho que deve começar por aí... até para ver o que ela acha sobre o assunto e os argumentos que tem
  13.  # 14

    Ok. É aqui "perto". Em que zona de Santiago?
    a senhora vive na casa há quantos anos? é ela que paga o IMI?...
    O que é que es´ta na descrição do predio!!!? na Certidão da conservatória predial!!!
    A sua hitória está mal contada, não leve a mal... mas falta aí muita coisa.
    PS: mas sabe se pode construir alguma coisa nesse terreno!!? já consultou o PDM?
  14.  # 15

    O meu problema é ir criar problemas à pessoa que lá reside... Coisa que não estava previsto, segundo a realidade é que é minha a habitação, e a Sra pagar uma renda da área do terreno onde está implantada a casa. Só vejo esta solução para a realidade, ou então vender à Sra o terreno de implementação do edifício. Há alguma lei prevista para definir isto é que nem a própria conservatória sabe dar uma explicação.
  15.  # 16

    Tem de responder ás minhas questões, ponto por ponto, senão não o consigo ajudar...
  16.  # 17

    Colocado por: ElourençoO meu problema é ir criar problemas à pessoa que lá reside...

    Vai-me desculpar.. mas o problema criado.. é todo seu... Mas como ainda não entnedi como es~tao as coisas em termos de papeladas e etc...
  17.  # 18

    Pedro Barradas, posso construir tenho luz, água tenho tudo até alcatrão, o problema foi que antigamente os velhotes diziam que ia de uma figueira a 30 metros da casa para o outro lado, e o herdeiro dizia a mesma coisa, agora implementar o que está na caderneta no terreno a realidade foi outra, apanhou a casa... Hoje já esteve o presidente da junta de freguesia aqui e por muito que eu não queira esta é a realidade a casa está no meu terreno consoante a minha caderneta e a dos vizinhos descreve.
  18.  # 19

    Colocado por: Elourençoposso construir tenho luz, água tenho tudo até alcatrão,

    Onde é que isso é requisito para poder construir.. em lado nenhum. Está em zona prevista no PDM para construção, ou não?

    .. continua a não responder ás minhas questões... Olhe desisto.
  19.  # 20

    Pedro Barradas então é assim o terreno era de um Sr. Que em 1939 cedeu uma parte do terreno com base na palavra porque eram amigos deu ordem para construir, o velhote construi-o sem papéis na altura não era necessário, e pagava 80 escudos para usufruir do terreno ao proprietário, o proprietário faleceu e o herdeiro legal falou com a Sra que há 6 anos lá vive e pagava ainda os 80 escudos se queria comprar o terreno, a Sra disse que não tinha possibilidade então o herdeiro legal colocou o terreno a venda e eu comprei fiz escritura tudo legal, agora fui implementar os limites do terreno e a casa está no meu terreno coisa que não estava previsto.
 
0.0195 seg. NEW