Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    eu comprei um apartamento em meados de Junho e parecia impecável.
    Sem qualquer problema de humidade ou infiltrações.
    Reparo agora que começam a aparecer algumas manchas no teto (sei que estamos na altura delas, mas tenho receio que possam ser infiltrações).
    O meu apartamento é no ultimo andar e o telhado é de placas pelo que me disseram. Isto só me está a aparecer no lado virado a Norte do apartamento.
    Deixo algumas imagens para mostrar do que falo.. A da casa de banho penso que nao haja duvidas que é humidade, mas os quartos têm pequenas rachadelas nos tetos.
    Obrigado.
      Quarto2.jpg
      Quarto1.jpg
      Casa de Banho.jpg
  2.  # 2

    condensação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariofontes
  3.  # 3

    Colocado por: fernandoFerreiracondensação
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mariofontes


    Formas de resolver isso? Abrir janelas e Humidificadores?
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 4

    Isso é condensação devido ao mau isolamento do edifício.

    Limpe essas zonas com lixívia dissolvida em água para evitar a disseminação dos esporos.

    Depois tem que ganhar hábitos de ventilação diária do apartamento.
  4.  # 5

    Tetos falsos não vão eliminar o problema, correto?
    • eu
    • 10 dezembro 2019 editado

     # 6

    tectos falsos com isolamento eliminam o problema... nos tectos.

    Não tem também condensações nas paredes?
  5.  # 7

    O problema que tem é pontes térmicas, ou seja as paredes que fica com condensação arrefecem muito quando está frio la fora e deviam ter isolamento térmico para isso não acontecer.
    Se colocar tecto falso com isolamento térmico penso que sim eliminara o problema mas os entendidos dirão de sua justiça.
  6.  # 8

    Colocado por: mariofontesTetos falsos não vão eliminar o problema, correto?


    Vão esconder. O que o olho não vê,o cérebro não recorda.
  7.  # 9

    Colocado por: luisvv

    Vão esconder. O que o olho não vê,o cérebro não recorda.


    Nao concordo.
    A condensação é a humidade do ar dentro da casa que sobe e se deposita no tecto e como o tecto está frio gera a condensação.
    Tendo um tecto falso com isolamento a humidade do ar não se vai depositar no tecto falso.
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 10

    Colocado por: JoelMVai na mesma, o isolamento só muda o local do ponto de condensação, mas ele continua lá.

    Talvez não.

    O ar entre o tecto falso e o tecto vai ficar frio, logo não vai condensar no tecto.

    Penso eu...
  8.  # 11

    Colocado por: JoelM

    Vai na mesma, o isolamento só muda o local do ponto de condensação, mas ele continua lá.


    Penso que nao pois se por cima do tecto falso houver isolamento o tecto falso nao vai ser uma ponte termica….
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 12

    Colocado por: JoelMa humidade por condensação passa da placa de gesso cartonado para a parte de trás do isolamento

    Por isso é que inventaram as barreiras pára-vapor.
  9.  # 13

    O isolamento pelo interior só vai agravar o problema porque a água vai condensar na mesma e no mesmo sitio com a agravante de não secar com tanta facilidade. O isolamento tem que ser feito pelo exterior.
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 14

    Colocado por: JoelMa barreira pára vapor faz com que a condensação não passe para a parte interior de novo, no entanto, ela fica lá.


    De uma forma simples:

    • eu
    • 10 dezembro 2019 editado

     # 15

    Colocado por: JoelMmas a parede existente por trás continua fria e é aí que vai condensar.

    Esquece-se é que nessa zona, devido ao isolamento, o ar também vai estar frio.

    Ar frio em parede fria não condensa. Principalmente se a humidade relativa não for elevada (e é aí que entra a barreira pára-vapor).
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 16

    O que seria dos milhões de casas com isolamento pelo interior...
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 17

    Colocado por: JoelMOnde fica o ponto de condensação aí?

    Porque é que tem que existir sempre um ponto de condensação?
    • eu
    • 10 dezembro 2019 editado

     # 18

    Colocado por: JoelMQue milhões são esses? Onde é que se usa esse sistema?

    Nos Estados Unidos, por exemplo, nas casas de madeira.



    A seguir a isto leva a barreira pára-vapor e as placas de gesso cartonado, que eles chamam de drywall.
    • eu
    • 10 dezembro 2019

     # 19

    Colocado por: JoelM
    Porque existem sempre perdas de calor e a física é f****.


    Com barreira pára-vapor a humidade relativa do ar no isolamento baixa bastante, e as linhas não se encontram. Não é obrigatório que se encontrem.
    • eu
    • 10 dezembro 2019 editado

     # 20

    Colocado por: JoelM
    Homem não misture sistemas construtivos, isso não é isolamento pelo interior, é woodframe.

    Homem, isolamento pelo exterior é que não é de certeza.

    Do ponto de vista do isolamento é semelhante: tem a partir do interior as placas de gesso cartonado, depois a barreira pára-vapor, depois o isolamento e finalmente o material do exterior.

    Segundo o seu ponto de vista, este sistema construtivo vai ter condensações?
 
0.0225 seg. NEW