Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou cabeça de casal numa Herança ainda indivisa.
    Eu e o meu irmão detemos 1/2 cada um da herança.
    Com algumas querelas (de fácil resolução) entre eu e o meu irmão, existe uma que se tem verificado muito profunda. O valor de um imóvel.
    Eu estou disposto a comprar a parte do meu irmão, com oferta firme. Ele exige que o apartamento seja avaliado por 180k€(180/2=90), mas eu só posso chegar até aos 150k€(155/2=75).
    Não há hipótese de existir uma aproximação.

    Ele fez uma avaliação open market value e colocou-lhe 5% em cima para especulação. Eu fiz uma avaliação, que por acaso foi inferior e retirei (apenas porque o vi a acrescentar o mesmo, pois não tenho outro fundamento) o factor especulativo.

    Em caso de eu não aceitar o valor que me é proposto, e sabendo que terei algum tipo de preferência na venda do meu irmão, alguém me sabe dizer como é que um tribunal... e eu já vou pensando a serio nisto... resolveria isto?

    Muito obrigado pela vossa atenção.

    Paulo RS
    • size
    • 11 dezembro 2019

     # 2

    Nessa situação, de recurso ao Tribunal, o imóvel será colocado à venda em hasta pública. Será vendido pela oferta mais elevada.
    Concordam com este comentário: Celestina da Câmara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  2.  # 3

    Porque não contratam um avaliador (pessoa externa e neutra) para fazer uma análise independente e mais rigorosa do valor de mercado do imóvel?

    Evitem levar isto a tribunal, já que provavelmente terão de aguardar anos pelo desfecho do processo e envolverem-se em custas judiciais e de advogados.
    Concordam com este comentário: Paulo RS, Celestina da Câmara, davidloivos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  3.  # 4

    partilha judicial e acabam-se as polemicas

    qualquer um dos herdeiros pode despoletar o inventário depois o notário estipula que seja feita uma avaliação e é por esse preço que ou um dos dois paga as tornas ( tendo em conta esse valor) ao outro ou então o imóvel é vendido a terceiros por acordo entre os dois, no mínimo por esse valor e o apurado é dividido pelos dois.

    nenhum dos dois é obrigado a vender ou comprar pelo valor que unilateralmente quer.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  4.  # 5

    e por 15k dois irmãos não se entendem... eu preferia ver algo de herança ficar para um irmão e "perder" esses 15k... mas pronto isso sou eu...

    porque não experimentam a colocar o apt. à venda por um valor mais alto e ver as ofertas q têm?
    como isto anda, dependendo da zona, ainda vendem por mais e metem mais algum ao bolso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  5.  # 6

    Colocado por: nunos7e por 15k dois irmãos não se entendem... eu preferia ver algo de herança ficar para um irmão e "perder" esses 15k... mas pronto isso sou eu...

    porque não experimentam a colocar o apt. à venda por um valor mais alto e ver as ofertas q têm?
    como isto anda, dependendo da zona, ainda vendem por mais e metem mais algum ao bolso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo RS


    Nem imagina o que me custou ler isso. Há muita historia por trás... enfim.
    O problema do meu lado dos 15k é que já ultrapassa a minha capacidade de financiamento. Até porque não é para HPP
  6.  # 7

    nunos7

    e quando por diversas razões um deles viver nessa casa e ao de se mudar iria acarretar despesas e transtornos muito para alem desses tais 7500 k ?

    é que nem sempre vender pelo máximo, serve os interesses das duas partes
    Concordam com este comentário: nunos7, Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  7.  # 8

    Paulo nesse caso vai-me desculpar mas o seu irmão pode estar com a razão.
    Concordam com este comentário: Paulo RS, Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  8.  # 9

    Colocado por: Paulo RSNem imagina o que me custou ler isso. Há muita historia por trás... enfim.

    pois Paulo, peço desculpa por isso... mas olhe não desista... fale novamente com ele, e tentem chegar a um meio termo...
    Concordam com este comentário: Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  9.  # 10

    Colocado por: marco1partilha judicial e acabam-se as polemicas

    qualquer um dos herdeiros pode despoletar o inventário depois o notário estipula que seja feita uma avaliação e é por esse preço que ou um dos dois paga as tornas ( tendo em conta esse valor) ao outro ou então o imóvel é vendido a terceiros por acordo entre os dois, no mínimo por esse valor e o apurado é dividido pelos dois.

    nenhum dos dois é obrigado a vender ou comprar pelo valor que unilateralmente quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paulo RS


    Muito obrigado pelo seu comentário. Ajudou.
    • RCF
    • 11 dezembro 2019

     # 11

    Colocado por: Paulo RSEu estou disposto a comprar a parte do meu irmão, com oferta firme. Ele exige que o apartamento seja avaliado por 180k€(180/2=90), mas eu só posso chegar até aos 150k€(155/2=75).

    e ele está disposto a ficar com o apartamento e dar-lhe a si os 90k?
    Se sim, então ele terá razão...
    Concordam com este comentário: Celestina da Câmara, Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  10.  # 12

    RCF

    não é bem assim, este caso tanto um como outro tem interesse comercial apenas e dai que vender pelo máximo será o justo.
    agora se o Paulo pretende-se a casa para si como HPP e precisasse mesmo e que não fosse para comercializar eventualmente depois, outros valores se levantavam

    de qualquer forma quando não há acordo, ninguém é obrigado por lei a aceitar os valores que uma das partes quer, terá que ir a inventário com uma respetiva avaliação independente e fixado um valor, e ai sim ou uma parte fica/ compra a outra ou o imóvel é posto á venda a terceiros pelo valor mínimo fixado por essa avaliação ou por mais havendo acordo nesse aspeto.
    Concordam com este comentário: Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  11.  # 13

    Se fosse para HPP o irmão teria alguma espécie de direito legal a, por exemplo, comprar pelo valor patrimonial ou tributário?!
    Uma carga de trabalhos... Quanto custará pedir o inventário? E a quem cumpre pagar. Incrível como as pessoas se esgatanham por tostões.
    Boa sorte .
    Concordam com este comentário: Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS
  12.  # 14

    não, não teria
    não havendo acordo teria sempre que ir a inventário e partilha judicial em que uma entidade independente fixaria o valor que nunca seria pelo VP

    acho que esse processo de inventário começa ai pelos 500 € e por ai adiante mais escrituras etc.…

    estou a passar por uma situação mais ou menos igual e é lamentável, no meu caso sair da habitação iria ser um grande transtorno quer logístico quer financeiro.
    Concordam com este comentário: Celestina da Câmara, Paulo RS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paulo RS, Celestina da Câmara
  13.  # 15

    Obrigado a todos pelos vossos comentários. Sem duvida, foram muito úteis para mim. Percebi exactamente para onde segue o caminho.
    O meu irmão tem interesse comercial, realizar o cash. O meu interesse, óbvio, é comercial também, mas não iria vender.
    Esta questão de eu querer comprar o ap. é apenas e só por questões morais e emocionais. Felizmente ou infelizmente, a lei não olha a este tipo de situações e é com isso que tenho que viver.
    Na pratica é a casa onde fui criado, e que se ficasse em meu poder poderia ser habitação de uma filha no futuro.
    Mais uma vez obrigado a todos pelos vosso comentários.
  14.  # 16

    Colocado por: RCF
    e ele está disposto a ficar com o apartamento e dar-lhe a si os 90k?
    Se sim, então ele terá razão...
    Concordam com este comentário:Celestina da Câmara

    Não. Ele não está interessado em ficar com o apartamento.
 
0.0162 seg. NEW