Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Acabei de comprar uma moradia que fica ao fundo de um beco. Existe um PDO no início do Beco e seria necessário agarrar um cabo à fachada do vizinho para que a minha casa fosse provida de internet. Note-se que o fornecimento de eletricidade e da internet de outras pessoas passa pelo mesmo percurso. No entanto, os vizinhos não deixam que passe "nem mais um cabo pela fachada" e eu vejo-me restringido a fazer um serviço de satélite mesmo morando às portas de Lisboa!

    Já tentei as principais operadoras no mercado MEO, NOS e Vodafone e todas tiveram a mesma resposta. Sem a autorização dos vizinhos não é possível a fibra ótica lá chegar.

    Alguém sabe:
    1) alguma solução alternativa?
    2) como pedir à câmara a instalação de um poste no meu beco?

    Muito obrigado pela ajuda!
    Filipe
    • size
    • 11 dezembro 2019

     # 2

    A alternativa será as operadores entenderem que terão de construir estruturas próprias para estender os seus serviços e não ocuparem, abusivamente, as fachadas dos prédios privados.
    Uma vergonha....
    Presumo, que competirá às operadoras resolverem esse problema, comprarem as passagens, enterrarem os cabos, instalar postes na via pública, enfim, não abusarem, como isto :
    Concordam com este comentário: Belhinho, Pedro Barradas, Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
      CV.JPG
  2.  # 3

    Isso tem é de ser enterrado.!! Mas quais postes, nem meios postes...
    Concordam com este comentário: filipebernardolisboa, hangas, Vítor Magalhães, Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: filipebernardolisboa
  3.  # 4

    Sim sim, repare-se que eu apesar de estar a ser prejudicado compreendo a 100% a posição dos vizinhos. Vivi na Finlândia onde não há um único cabo a passar fora da terra em ambiente urbano.
  4.  # 5

    Sim, até prefiro que seja enterrado mas como posso pedir para o fazerem?
  5.  # 6

    Aguarde pelo 5G.
    • size
    • 11 dezembro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: filipebernardolisboaSim, até prefiro que seja enterrado mas como posso pedir para o fazerem?


    A operadora não irá encetar uma obra necessária para enterrar os cabos.
    Existindo várias operadoras com a mesma finalidade, deveria existir legislação que obrigassem à continuação de uma rede subterrânea comum/colectiva., a exemplo da que foi construída pela antiga Portugal Telecom e usada, actualmente, pelas várias operadoras. Não será viável que cada operadora possa executar valas no pavimento publico...
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  6.  # 8

    Colocado por: filipebernardolisboaSim, até prefiro que seja enterrado mas como posso pedir para o fazerem?


    se pagar a obra eles aceitam fazer! é um pouco como pedir luz, agua, esgotos, gas, etc..... nenhum fornecedor destes serviços lhe vai recusar o acesso aos mesmos, mas vai-lhe cobrar a extensao da cablagem/tubagem ate á sua porta!
  7.  # 9

    Já parece no brasil
  8.  # 10

    Não sei se estou errada, mas eu enviaria essa foto à ANACOM.
  9.  # 11

    Colocado por: CapuchinhaNão sei se estou errada, mas eu enviaria essa foto à ANACOM.


    Você não sai muito à rua não é? Há disso por todo o lado.
  10.  # 12

    Telefone para a ANACOM a expor o caso, mas não tenha muita esperança que coloquem ramal subterrâneo só para si sem custos.
  11.  # 13

    filipe tente ver na sua zona qual a operadora que predomina em servicos instalados, fale com ela e com os vizinhos, peça á operadora pra efectuar uma analise e tentar retirar cabos que nao estejam em uso, se existe um PDO provavelmente existem lá cabos antigos de cobre inutilizados, falando com os vizinhos isso poderá funcionar como moeda de troca, retiram dois ou tres e coloca outro, assim nao existe um acrescento de cabos se eles foram mauzinhos, pega num alicate e corta os cabos todos, depois quero ver se esses mesmos vizinhos vao continuar a nao deixar passar lá cabo nenhum, eu entendo que seja feio cabos nas fachadas mas as pessoas nao podem ser egoistas, se tudo for acondicionado a coisa fica menos feia e todos podem utilizar, uns nao sao filhos e outros enteados.
    Concordam com este comentário: slicer, desofiapedro
  12.  # 14

    Pois é... Os cabos desactivados é outro dos actuais problemas... Meteram ADSL, agora vai fibra... Mas. Ninguém quer saber dos cabos ADSL (cobre) desactivados...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13.  # 15

    A ANACOM,e os municípios deveriam obrigar os operadores à remoção dos cabos quando da alteração de tecnologia. Isto sem falar, na obrigação de serem instalados enterrados, nas zonas urbanas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  14.  # 16

    Colocado por: putefabiofilipe tente ver na sua zona qual a operadora que predomina em servicos instalados, fale com ela e com os vizinhos, peça á operadora pra efectuar uma analise e tentar retirar cabos que nao estejam em uso, se existe um PDO provavelmente existem lá cabos antigos de cobre inutilizados, falando com os vizinhos isso poderá funcionar como moeda de troca, retiram dois ou tres e coloca outro, assim nao existe um acrescento de cabos se eles foram mauzinhos, pega num alicate e corta os cabos todos, depois quero ver se esses mesmos vizinhos vao continuar a nao deixar passar lá cabo nenhum, eu entendo que seja feio cabos nas fachadas mas as pessoas nao podem ser egoistas, se tudo for acondicionado a coisa fica menos feia e todos podem utilizar, uns nao sao filhos e outros enteados.
    Concordam com este comentário:slicer,desofiapedro


    Cortar os cabos era capaz de sair guerra, mas é daquelas ideias que me passa sempre pela cabeça looool filipe não faça isto! lol
  15.  # 17

    Contacte a provedoria do cliente, só assim é que se safa, a operadora é obrigada a colocar o serviço.
  16.  # 18

    entao os outros podem ter e ele nao pode porqueê, acabava-se logo a discussao.
  17.  # 19

    Colocado por: Pedro BarradasMeteram ADSL, agora vai fibra... Mas. Ninguém quer saber dos cabos ADSL (cobre) desactivados...


    Pedro, o ADSL viaja pelos pares de cobre do telefone normal, pelo que não há nada de novo na infraestrutura. O que se passará hoje em dia é que há cada vez menos casas com telefone fixo em par de cobre e talvez se possa desinstalar algum parque jurássico em bainha de chumbo, mas ainda vão demorar muitos anos até isso acontecer.

    Cumprimentos.
  18.  # 20

    Eu sei... Quem migra para fibra. O telefone fixo tb vem na fibra.
 
0.0233 seg. NEW