Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Fiz uma proposta numa imobiliária para a compra de uma casa e para isso tive de entregar um cheque de dois mil euros. A proposta foi aceite pelos proprietários da casa e de seguida a agência elaborou o contrato promessa compra e venda e enviou por email. No dia da assinatura, o contrato promessa compra e venda foi alterado e começaram novas negociações até que terminou com o proprietário a cancelar o negócio.

    Com este desenrolar de ações deu para aprender uma boa lição, a minha dúvida é se para além da devolução dos dos dois mil euros por parte da imobiliário existe algo mais a que possa ter direito?

    Obrigado
  2.  # 2

    A um pedido de desculpas!
  3.  # 3

    Nada
  4.  # 4

    O que diz o CPCV? Quando eu comprei dizia que o proprietário me devia devolver o dobro!
    • imo
    • 15 dezembro 2019

     # 5

    Não houve contrato assinado, logo não existiu sinal* nem qualquer vínculo de qualquer uma das partes
    Penso que não terá direito a compensação, como se compreende.
    Acontece com frequência, infelizmente

    *os 2000 € foram muito provavelmente uma "reserva" sem valor legal, apenas simbólico
  5.  # 6

    O CPCV não chegou a ser assinado, só mesmo a entrega à agência dos dois mil euros de forma a não desistir da proposta. E o que aconteceu é que houve uma desistência, mas não foi a minha
  6.  # 7

    Excato é isso imo. Pelo que percebi aquilo legalmente deve ter valor nenhum, o que poderia acontecer era eu ficar sem o dinheiro porque por alguma razão decidi desistir da proposta
  7.  # 8

    Colocado por: pois_eNo dia da assinatura, o contrato promessa compra e venda foi alterado e começaram novas negociações até que terminou com o proprietário a cancelar o negócio.



    Afinal quais os motivos?
    • imo
    • 15 dezembro 2019

     # 9

    Colocado por: pois_eExcato é isso imo. Pelo que percebi aquilo legalmente deve ter valor nenhum, o que poderia acontecer era eu ficar sem o dinheiro porque por alguma razão decidi desistir da proposta


    Não é bem isso, só seria como diz se se tratasse de um sinal.
    No seu caso estamos alegadamente perante uma reserva, que é normalmente entregue sob a forma de cheque que fica na posse da imobiliária, e que é sempre devolvido ao comprador seja o negócio concretizado ou não.
    Se me disser que não faz um grande sentido sou obrigado a concordar, mas que é muito utilizado, lá isso é.
    • imo
    • 15 dezembro 2019 editado

     # 10

    .
  8.  # 11

    Colocado por: Palhava


    Afinal quais os motivos?


    Se não soubermos, não podemos ajudar.


    Se foi ganância do proprietário em ganhar mais,ele foi contra o valor do contrato com a imobiliária.
    A imobiliária tem legitimidade para lhe exigir a comissão!
  9.  # 12

    Todos os cheques devem ser passados em nome do vendedor/proprietário do imóvel e não em nome da agência.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  10.  # 13

    As reservas só servem para proteger as imobilirárias, nunca os compradores.
    Seguram o comprador sem reciprocarem com absolutamente nada.
    Só o comprador fica atado ao negócio porque já meteu o cheque na mão da imobiliária.
  11.  # 14

    Colocado por: medicineengAs reservas só servem para proteger as imobilirárias, nunca os compradores.
    Seguram o comprador sem reciprocarem com absolutamente nada.
    Só o comprador fica atado ao negócio porque já meteu o cheque na mão da imobiliária.
    depende, na compra que realizei a reserva tinha as mesmas condições do CPCV (devolução em dobro em caso de desistência do vendedor).
    • imo
    • 27 dezembro 2019 editado

     # 15

    Colocado por: medicineengAs reservas só servem para proteger as imobilirárias, nunca os compradores.
    Seguram o comprador sem reciprocarem com absolutamente nada.
    Só o comprador fica atado ao negócio porque já meteu o cheque na mão da imobiliária.


    Olhe que está enganado. A reserva não compromete ninguém, não passa de uma declaração de intenções. Ao contrário de um CPCV, que compromete ambas as partes.
  12.  # 16

    Colocado por: imo

    Olhe que está enganado. A reserva não compromete ninguém, não passa de uma declaração de intenções. Ao contrário de um CPCV, que compromete ambas as partes.


    Mais uma vez, depende. Como eu disse, quando comprei minha casa assinei um termo de reserva que continha uma cláusula de devolução do valor em dobro em caso de desistência do proprietário. Presente tal cláusula, o termo de reserva se reveste de obrigações e direitos tal qual um cpcv.
  13.  # 17

    Colocado por: medicineengmeteu o cheque na mão da imobiliária.


    Nunca se passa nenhum cheque em nome da imobiliária, só em nome do vendedor (titular) da casa.
  14.  # 18

    Colocado por: newtoncdepende, na compra que realizei a reserva tinha as mesmas condições do CPCV (devolução em dobro em caso de desistência do vendedor).


    Então qual a diferença entre essa reserva e um CPCV?
  15.  # 19

    Colocado por: imo

    Olhe que está enganado. A reserva não compromete ninguém, não passa de uma declaração de intenções. Ao contrário de um CPCV, que compromete ambas as partes.


    É um bocadinho mais que uma declaração de intenções quando a imobiliária tem nas mãos um cheque do potencial comprador.
  16.  # 20

 
0.0234 seg. NEW