Iniciar sessão ou registar-se
    • zed
    • 15 dezembro 2019

     # 1

    Sei que existem uma bombas de recirculação de AQS para instalações que não possuem canalização de retorno que têm uma válvula termostática, utilizando a canalização de água fria para fazer o retorno. Estas válvulas tem comunicação sem fios com a bomba e uma vez que a água chega a certa temperatura elas mandam parar a bomba.

    Alguém tem experiência com um sistema destes, ou opiniões? Existem modelos deste comercializados em Portugal?
  1.  # 2

    • zed
    • 15 dezembro 2019

     # 3

    Obrigado Jorge, não tinha ainda lido esse artigo.

    A instalar uma bomba destas nunca a poria a correr 24/7 mas sim programada para as horas do banho e integrada com a domótica da casa. Nesse capítulo podem-se fazer coisas muito interessantes hoje em dia, que talvez não ocorressem à data desse artigo em 2014. Por exemplo: podem ser utilizados sensores de movimento, activar a bomba quando o exaustor da IS liga, e por aí fora.

    Por essa razão não dou muita importância ao aumento de consumo, que julgo que seria residual. Estarei errado?
  2.  # 4

    Colocado por: zedEstarei errado?
    está, pois não percebeu que este circulador somente se activa quando abre a torneira de agua quente, estando desligado no restante do tempo.
    • zed
    • 15 dezembro 2019 editado

     # 5

    Tem razão, fiquei-me pelas conclusões e não li os parágrafos seguintes.

    Quanto ao consumo de energia, usando o gás natural como aquecimento, há um aumento de custo de cerca de € 1,30 por ano, valor que chega a € 3,60 se somarmos o gasto de eletricidade para o funcionamento do AquaReturn

    Pois eu estou disposto a cortar nos poucos pastéis de nata que consumo para compensar essa quebra no orçamento anual. :)

    Ninguém tem um sistema destes instalado por uma questão de conforto, conveniência, poupança de água?
    • zed
    • 2 novembro 2022

     # 6

    Não desisti e ainda hei-de meter um sistema assim...


    Não sei porque é que a Grundfos não vende isto na Europa. Todavia, na net consegue-se arranjar aquela válvula de bypass, se bem que por um preço obsceno... qual seria a bomba mais adequada/aproximada a essa que eles vendem nos EUA?

    A válvula será compatível com a as "bichas" flexíveis de uso corrente em PT (diâmetro, etc)?
 
0.0067 seg. NEW