Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a criar este poste, porque sempre gostei de bricolar e acho que tenho algum desembaraço para certos trabalhos, embora não seja a minha area. Mas confesso que gostava de montar o meu aquecimento.
    Tenho uma moradia na zona litoral Norte, com dois andares (R/C e primeiro andar), e quando comrpei já tinha pré-instalação de aquecimento (tudo de cobre embutido), faltando os radiadores e está tudo nacalizado para uma zona no rés chão, por baixo de umas escadas, onde seria a casa das máquinas.
    A moradia tem cerca de 150m2, mas com fraco isolamento. Já fiz uns calculos e vou 85 elementos distribuidos pelos 10 locais possiveis para radiadores. O Rés do Chão de momento ainda não irei instalar aquecimento.
    Primeiro defeito que a casa tem, é que apenas tem um unico circuito para os radiadores do primeiro andar e rés do chão. Será que um dia quando instalr no rés do chão terei problemas, umas vez que no rés do chão terie mais outros 150m2 com 5 radiadores (embora seja mais salões).
    Já estudei imenso aqui no forum, na revista hidraulica da caleffi, entre outros, mas ainda não entendi tudo, sei que tenho muito para aprender.
    Assim, cheguei à conclusão que o que pretendo é adquirir caldeira a lenha de chama invertida e ter aquecimento central e AQS. Penso adquirir caldeira+deposito inercia 1000l+deposito de AQS 300l.
    No Inverno quero ter sempre agua quente para os banhos e no verão gostava de ter AQS por uns 3 ou 4 dias ligando para isso a caldeira, caso contrário, ficaria com o esquentador a gás (ainda pensei em intalar paineis solares para o verão, mas os cerca de 1000 euros dá para muito gás).
    Assim, apresento este esquema, para os entendidos darem a opinião e corrigirem o que esteja mal, pois o objetivo é depois de tudo verificado, comprar o material e montar o puzzle.
    Esquema

    Descrevendo o meu raciocinio e legendando:
    1-Bomba circuladora do circuito da caldeira
    2-valvula anticondensação (ou tudo junto 1 e 2 grupo anticondensação)
    3-bomba circuladora para o aquecimento que liga quando atingir os 60graus na parte superior do deposito inercia
    4-valvula de 3 vias, que irá dar prioridade à AQS, fechando quando a temperatura atingir os 70graus. A partir daí o sistema passa a funcionar apenas para os radiadores.
    5-valvula termoestatica para controlar a AQS a uns 40graus.

    Aguardo correções, cristicas, e acima de tudo..... Ajuda!!
  2.  # 2

    simplifique e coloque somente um unico acumulador misto seja tank in tank seja higienico
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvessimplifique e coloque somente um unico acumulador misto seja tank in tank seja higienico

    Também pensei neste tipo de deposito de inercia, mas não sei se será mais caro, não ouvi relatos de que isto funcione, mas assim de fato é muito mais simples, e ter agua quente instantanea com aquela serpentina (permutador de calor).
    Perguntas:
    1- Neste caso, optando pelo deposito de inercia com serpentina de agua quente sanitaria instantanea, é necessário mesmo assim colocar a valvula termoestatica para controlar a temperatura da agua?
    2- Onde é colocado o vazo de expansão fechado? No retorno à caldeira, mesmo antes da mesma (entre bomba circuladora e caldeira)? Qual o tamanho do mesmo?
    3- Julgo que neste esquema são ainda necessários mais acessórios de segurança:
    A) válvula de descarga termica, mas tudo depende da caldeira, pois a mesma pode trazer incorporado (julgo)
    B) as válvulas de retenção, pelo que percebi devem ser colocadas no retorno dos radiadores e na água da rede.
    C) um redutor de pressão no inicio do circuito de aquecimento para 1,5bar
    D) entre outros... que não sei
  4.  # 4

    Colocado por: FerreiraJMCé necessário mesmo assim colocar a valvula termoestatica para controlar a temperatura da agua?
    sim

    Colocado por: FerreiraJMC2- Onde é colocado o vazo de expansão fechado?
    na zona maios fria do circuito ligada ao deposito de inercia ou na ida para a caldeira.

    Colocado por: FerreiraJMCQual o tamanho do mesmo?
    tem que ser calculado mas tem que ser aprox 3% a 7% do volume total da instalação com um minimo de 18lts.

    Colocado por: FerreiraJMCas válvulas de retenção, pelo que percebi devem ser colocadas no retorno dos radiadores e na água da rede.
    na ida de cada circulador e na entrada de Agua fria

    Colocado por: FerreiraJMCum redutor de pressão no inicio do circuito de aquecimento para 1,5bar
    a pressão depende da cota monometrica da instalação com um minimo de 1bar no ponto mais alto.

    Colocado por: FerreiraJMCnecessários mais acessórios de segurança
    muitos: valvulas de segurança de pressão e termica, valvula de pressão para o circuito das AQS, etc, etc
  5.  # 5

    o circulador para o aquecimento é colocado na zona fria do deposito ou seja na base a "puxar" agua dos radiadores.
  6.  # 6

    Podem pf rever a formatação deste post?
    Não se conseguem ver as imagens nem ler o texto inicial!
  7.  # 7

    Ao colocar uma valvula de pressao para o circuito das AQS depois nao pode aconter de ficar a agua fria com uma pressao diferente da agua quente?
 
0.0101 seg. NEW