Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    São necessidades diferentes
    De verão precisa de aquecer a piscina e refrescar a casa
    Portanto, a não ser que abdique da climatizacao da casa no verão, vai precisar de 2 sistemas independentes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
  2.  # 62

    Habitualmente as bombas de calor para aquecimento central são muito má opção para aquecer piscinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
    • neco
    • 6 janeiro 2020

     # 63

    Colocado por: jorgealvesHabitualmente as bombas de calor para aquecimento central são muito má opção para aquecer piscinas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neco


    Qual seria uma solução adequada para aquecimento da piscina?

    São cerca de 50 m3.
  3.  # 64

    Se privilegiar utilização da piscina de inverno, resistência eléctrica com ligação durante a noite (aproveitando tarifa bi-horária)
    Para utilização verão, bomba de calor (ligada durante o dia com maior calor)

    Bomba de valor é mais eficiente para aquecimento da água de verão
  4.  # 65

    Colocado por: neco

    Qual seria uma solução adequada para aquecimento da piscina?

    São cerca de 50 m3.
    se quiser aquecer todo o ano: bomba de calor especifica dedicada, com as devidas protecções e isolamentos térmicos obrigatórios na estrutura da piscina.
    se somente quiser aquecer uns 5ºC a 10ºC e somente usar primavera, verão e outono pode usar uma qualquer solução solar termica,

    se quiser uma coisa barata que só se ligue durante um mês: resistência eléctrica que somente irá funcionar até chegar a 1ª conta, depois nunca mais será ligada.
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 66

    Colocado por: jorgealvesse quiser aquecer todo o ano: bomba de calor especifica dedicada, com as devidas protecções e isolamentos térmicos obrigatórios na estrutura da piscina.
    se somente quiser aquecer uns 5ºC a 10ºC e somente usar primavera, verão e outono pode usar uma qualquer solução solar termica,

    se quiser uma coisa barata que só se ligue durante um mês: resistência eléctrica que somente irá funcionar até chegar a 1ª conta, depois nunca mais será ligada.

    Aprecio a sua frontalidade..👍.. o caro Jorge garante água da piscina a 30 graus de junho a setembro com o solar térmico de junho a setembro, a custo zero (ou quase) e um permutador? Modo frontalidade ON: sim ou não? 😉
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 67

    Colocado por: NPRP
    Aprecio a sua frontalidade..👍.. o caro Jorge garante água da piscina a 30 graus de junho a setembro com o solar térmico de junho a setembro, a custo zero (ou quase) e um permutador? Modo frontalidade ON: sim ou não? 😉

    Importante: norte litoral!
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 68

    Colocado por: ****

    No norte litoral , existe algo assim....

    Muito vago.. seja “algo” mais concreto sff, é possível?! 😉
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 69

    Colocado por: ****

    Na minha casa , por exemplo tenho o sistema com BC / Paineis , e o permutador para a piscina .

    Ok, já vi que devemos estar perto... mas você tem aí um elemento fundamental que altera totalmente a equação: BC!
    E na versão do nosso caríssimo forista Jorge Alves, a BC pura e simplesmente não existe... ou melhor, só existe / é usado o depósito de inércia da própria...
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 70

    Colocado por: ****

    E é o depósito de inércia com os painéis , que vai aquecer a água

    Com Zero de “trabalho” da BC a aquecer, certo?
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 71

    Colocado por: ****

    Certo

    Obrigado pelo Feedback. Posso perguntar qual é a área da sua piscina e com que temperaturas consegue com esta solução obter e em que alturas do ano?
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 72

    Colocado por: ****

    30 m3 de água , é um tanque de natação contra corrente, não medi temperaturas!

    Epaaa, eu só quero um tanquinho para os miúdos poderem lá mandar umas toladas enquanto o pai está à volta do braseiro e a preparar o grelhado de picanha...
    • NPRP
    • 6 janeiro 2020

     # 73

    Colocado por: ****5x3 , não é um lago .

    Tem churrasco ao lado da piscina? Eu levo a posta ...
  5.  # 74

    Colocado por: NPRP
    Aprecio a sua frontalidade..👍.. o caro Jorge garante água da piscina a 30 graus de junho a setembro com o solar térmico de junho a setembro, a custo zero (ou quase) e um permutador? Modo frontalidade ON: sim ou não? 😉
    NÃO.

    Mas de Junho a Outubro SIM.

    Agora a sério depende somente da radiação solar disponível pois existem anos onde se consegue muito mais e outros onde não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  6.  # 75

    PS: o **** dista 20 minutos do nprp mas para norte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  7.  # 76

    Colocado por: jorgealvesse quiser aquecer todo o ano: bomba de calor especifica dedicada, com as devidas protecções e isolamentos térmicos obrigatórios na estrutura da piscina.
    se somente quiser aquecer uns 5ºC a 10ºC e somente usar primavera, verão e outono pode usar uma qualquer solução solar termica,
    Peça um orçamento dos painéis solares e instalação. Depois diga-me algo ;)

    se quiser uma coisa barata que só se ligue durante um mês: resistência eléctrica que somente irá funcionar até chegar a 1ª conta, depois nunca mais será ligada.Para o inverno a resistência é o mais eficiente. Mas deverá ser piscina coberta. Consumo da bomba de calor de inverni não é muito inferior à resistência. E resistência custa 1/3 da bomba de calor.
    Portanto, se for so para Primavera/Verão, o recomendável é apenas bomba de calor e usar painéis solares AQS como apoio para dar uma ajudinha
  8.  # 77

    Ou seja, o dimensionamento e selecção do melhor sistema depende de muitos factores

    Volume água
    Zona de instação
    Exposição solar
    tipo de isolamento tanque e sistema distribuição água
    €€€ que está disposto a investir ou gastar
    Mindset ecológico
    Tipo de cobertura(s)
    Tipo de utilização da piscina (alturas do ano que privilegia)
    Qual a temperatura que pretende de verão e inverno


    Pense em investir num sistema fotovoltaico. É melhor que investir em painéis solares para aquecimento de água.
    Ou seja, facilmente gasta €3000 em painéis solares para aquecer água, que na realidade nem se vai aperceber do aumento temperatura. Com €3000 investe num fotovoltaico para autoconsumo que dá pelo menos para a bomba da piscina e ajuda da bomba de calor :)

    Eu vou instalar uns painéis solares apenas porque arranjei uns painéis usados e um permutador de calor por uma pechincha. Eu próprio vou instalar. Mas para aquecer 60 m3 não conto com aumentos acima de 4ºC no pico do verão.
  9.  # 78

    Piscina de 60M^3. Zona Vale do Sousa.

    Utilização da piscina de Maio a Outubro.

    Qual o melhor sistema? BC ou paineis solares termicos?
  10.  # 79

    Partilho a minha experiência com o aquecimento da água da piscina.
    Comprei 4 painéis usados para montar um sistema AQS para a piscina.
    Entretanto, tive alguma perguiça e outras prioridades e não os cheguei a instalar :P
    Tive necessidade de meter uma cobertura para evitar a evaporação de água e optei por uma cobertura de bolhas e só posso dizer maravilhas desta solução: em Julho e Agosto tenho sempre a água acima de 27ºC. Ontem estava a 30ºC. Isto com temperaturas ambiente na ordem dos 24ºC nas últimas semanas.
    Cobertura custou na ordem do 300€ e dura cerca de 4 anos (informação da Loja). Já é a segunda temporada que a tenho e está ainda em muito bom estado.
    Foi estreada em Junho do ano passado e passou o inverno todo no sitio. Nota-se nalgumas pontas a querer ficar quebradiça. Mas conto que aguente os 4 anos. Este ano vou guardar no inverno e montar uma cobertura normal de inverno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  11.  # 80

    Colocado por: underrunPartilho a minha experiência com o aquecimento da água da piscina.
    Comprei 4 painéis usados para montar um sistema AQS para a piscina.
    Entretanto, tive alguma perguiça e outras prioridades e não os cheguei a instalar :P
    Tive necessidade de meter uma cobertura para evitar a evaporação de água e optei por uma cobertura de bolhas e só posso dizer maravilhas desta solução: em Julho e Agosto tenho sempre a água acima de 27ºC. Ontem estava a 30ºC. Isto com temperaturas ambiente na ordem dos 24ºC nas últimas semanas.
    Cobertura custou na ordem do 300€ e dura cerca de 4 anos (informação da Loja). Já é a segunda temporada que a tenho e está ainda em muito bom estado.
    Foi estreada em Junho do ano passado e passou o inverno todo no sitio. Nota-se nalgumas pontas a querer ficar quebradiça. Mas conto que aguente os 4 anos. Este ano vou guardar no inverno e montar uma cobertura normal de inverno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mandrongo


    Obrigado pela partilha!

    Quais as dimensões da piscina, incluindo profundidade?
    Tipo de revestimento e cor?
    Horas de incidência solar diárias?

    Também conheço um caso de piscina em tela, cor escura, com 10x5, com 1,6m de profundidade máxima e com quase todo o dia a receber sol que, com uma dessas coberturas de bolhas, também põe a água entre os 25 e os 30°C (dependendo da temperatura ambiente). Isto no litoral entre Porto e Aveiro.
 
0.0251 seg. NEW