Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Honestamente fartei-me de ler resumos de conferências e teses de mestrado sobre o assunto e infelizmente não encontrei nada definitivo. Depende muito da técnica original utilizada e o maior esforço parece ir para o restauro, naturalmente. Água e sabão neutro parecem ser os agentes de limpeza mais básicos.

    Para reter o brilho, preferia que fosse aconselhado por alguém mais experiente mas acho que tem algumas opções: Pode tentar uma camada de óleo de linhaça bem polido, ou cera de abelha, ou goma laca. São opções bem comprovadas pelo tempo e usadas na época em que os seus frescos foram feitos.
  2.  # 42

    Colocado por: zemvpferreiraHonestamente fartei-me de ler resumos de conferências e teses de mestrado sobre o assunto e infelizmente não encontrei nada definitivo. Depende muito da técnica original utilizada e o maior esforço parece ir para o restauro, naturalmente. Água e sabão neutro parecem ser os agentes de limpeza mais básicos.

    Para reter o brilho, preferia que fosse aconselhado por alguém mais experiente mas acho que tem algumas opções: Pode tentar uma camada de óleo de linhaça bem polido, ou cera de abelha, ou goma laca. São opções bem comprovadas pelo tempo e usadas na época em que os seus frescos foram feitos.

    Muito obrigado pelas dicas! Vou experimentar numa parte pequena e delois digo o resultado
  3.  # 43

    Colocado por: Afonsobmc
    Muito obrigado pelas dicas! Vou experimentar numa parte pequena e delois digo o resultado


    Tenho mais uma opção para si! Talvez a mais barata: camadas de sabão de azeite pouco diluído em água aplicadas sobre a superfície. Deixa alguma cor pelas minhas experiências em estuque de cal (fica mais amarelo e escuro) mas o acabamento quando seca é sedoso e agradável ao toque. Devem ser precisas umas 4 camadas para se notar o efeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonsobmc
  4.  # 44

    É cera de abelha e puxar o lustre
    • leao
    • 21 março 2021

     # 45

    A limpeza de uma superfície pintada requer alguns cuidados básicos,nem toda a ( sujidade ) deve ser retirada,existe sempre uma camada de patine que resulta do processo de envelhecimento ou seja e uma camada protetora.



    remoção de sujidade superficiais:
    para remover sujidade como poeira procede se a uma limpeza a seco,utilizando trinchas de pelo macio, conjuntamente com um aspirador portátil

    solução caustica a base de água e sabão (sabonaria) seguida de uma cera,do tipo carnagua ou cera branca que se utilizava nas industrias de curtumes.

    boa sorte
    Concordam com este comentário: Afonsobmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonsobmc
  5.  # 46

    Colocado por: leaoA limpeza de uma superfície pintada requer alguns cuidados básicos,nem toda a ( sujidade ) deve ser retirada,existe sempre uma camada de patine que resulta do processo de envelhecimento ou seja e uma camada protetora.



    remoção de sujidade superficiais:
    para remover sujidade como poeira procede se a uma limpeza a seco,utilizando trinchas de pelo macio, conjuntamente com um aspirador portátil

    solução caustica a base de água e sabão (sabonaria) seguida de uma cera,do tipo carnagua ou cera branca que se utilizava nas industrias de curtumes.

    boa sorte
    Concordam com este comentário:Afonsobmc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Afonsobmc

    Suponho que queira dizer cera de carnauba certo?
    Se sim, qual o método que usa para dissolução da mesma?
 
0.0160 seg. NEW