Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: casinhaDaAvo
    A mim faz-me sentido... Se trabalha com p ferro e souber o que faz, para mim é uma mais valia.
    Eu que trabalho por exemplo num talho, se tiver que explicar ao armador de ferro como as estribos devem ser feitas é porque ele não sabe.
    Se for bom, aceita e faz melhor.
    Se for burro, continua como tem feito.


    Eu não disse que ele não tem de saber fazer. Disse que ele não tem de saber para que servem.
  2.  # 102

    Colocado por: O.MartinsPronto, lá vêm os clips do YouTube LOL
    entao leia o porque.. já que é superstição...



    Colocado por: O.MartinsO armador de ferro não sabe nem tem de saber para que servem os estribos numa viga.
    ah... ok...
      stirrups.JPG
  3.  # 103

    Colocado por: O.MartinsNão tinha percebido se se estavam a referir ao fim do estribo não estar estar rodado em forma de gancho e estar apenas a 90°. (que é outra superstição)
      stirrups2.JPG
  4.  # 104

    Colocado por: O.MartinsNa minha opinião claro.
    pois... opinoes...
  5.  # 105

    http://www.iitk.ac.in/nicee/EQTips/EQTip18.pdf

    agora, será superstição construir bem? ou será mais útil em caso de necessidade acender uma vela a nossa senhora?
    Concordam com este comentário: PedreiroPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedreiroPT
  6.  # 106

    Sim Antony, opiniões. Entre essas duas referências que colocou, que são sempre bem-vindas, há contradições. Uma diz q a amarração do estribo pode ser no mínimo 6cm. Outra diz que são 10 diametros. Etc.

    Eu quando falo que é mais uma superstição andar a alternar os estribos, não o estou a dizer só porque me apetece ou para contrariar. Eu já sabia que isto quando falamos de crenças é sempre muito complicado. Se o pessoal se sente motivado em alternar os estribos é deixá-los. Mal não faz. Já me estou a repetir.
  7.  # 107

    Colocado por: O.Martins
    Eu quando falo que é mais uma superstição andar a alternar os estribos, não o estou a dizer só porque me apetece ou para contrariar. Eu já sabia que isto quando falamos de crenças é sempre muito complicado. Se o pessoal se sente motivado em alternar os estribos é deixá-los. Mal não faz. Já me estou a repetir.
    olhe uma coisa.. aqui nao há superstições.. há ciência.
    as pontas dos estribos são dobradas a mais de 90º por questões de resistência sísmica vc diz que não existe nos eurocódigos, aconselho-a a ler bem os eurocódigos.

    a razão de alternar os lados é pela mesma razão. se vc já tem um ponto fraco numa estrutura, e esta é conhecida, deve distribuir ese ponto fraco o mais possivel em vez de concentrar esse ponto fraco num único lado. é exctamente a mesma ração pela qual a madeira lamelada é mais resistente que um tronco de pinheiro. por distribuir os nós da madeira.

    neste caso os nós na madeira são as pontas dos estribos. o arame com que os estribos são colocados não tem utilidade nenhuma para alem de segurar os estribos até secar o cimento. logo na verdade, perante forças maiores, como num sismo, essas pontas dos estribos estão 'soltas'.

    mas como isto tudo é superstição ... e opiniões.. e vc percebe mais do assunto que os engenheiros que formularam os eurocódigos e estudam a resistência estrutural. parabéns. o que eu gosto é de conhecer iluminados como VC. afinal uma avé maria vale mais que uma construção bem feita.
    Concordam com este comentário: antanhol53, PedreiroPT, Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TJSN71, PedreiroPT
  8.  # 108

    Colocado por: O.Martinshá contradições. Uma diz q a amarração do estribo pode ser no mínimo 6cm. Outra diz que são 10 diametros. Etc.
    pois há.. e se for a ver no eurocódigo talvez diga outra coisa.. por norma os códigos de diferentes paises dizem coisas diferentes pois as necessidades não serão as mesmas... talvez esses 6cm ou 10cm são também elas superstições e não numeros concretos com base em estudos concretos
  9.  # 109

    Colocado por: antonylemos

    olhe uma coisa.. aqui nao há superstições.. há ciência.
    as pontas dos estribos são dobradas a mais de 90º por questões de resistência sísmica vc diz que não existe nos eurocódigos, aconselho-a a ler bem os eurocódigos.


    Não diga que eu disse coisas que não disse. O que eu disse que não estava nos eurocodigos era a obrigatoriedade de alternância do fecho dos estribos: "Está no eurocódigo que tem de ser alternado? Não!"

    Colocado por: antonylemos
    se vc já tem um ponto fraco numa estrutura, e esta é conhecida, deve distribuir ese ponto fraco o mais possivel em vez de concentrar esse ponto fraco num único lado.


    está a ver, eu não consigo discutir ciência com quem afirma uma coisa dessas. Desde quando é que uma amarração do fecho do estribo quando bem feito, é um ponto fraco? Lá está a tal superstição que eu falo... O pensar que "Acho que é um ponto fraco e como tal vamos distribuir este mal...." LOL não é ponto fraco nenhum homem, Só é ponto fraco para quem não souber como se calculam os estribos e para que servem realmente!

    Colocado por: antonylemos
    é exactamente a mesma ração pela qual a madeira lamelada é mais resistente que um tronco de pinheiro. por distribuir os nós da madeira.


    O princípio da melhoria de resistência da madeira lamelada é um bocadinho mais complexo do que a distribuição dos nós, Antony.

    Colocado por: antonylemos
    o arame com que os estribos são colocados não tem utilidade nenhuma para alem de segurar os estribos até secar o cimento.


    Não é cimento, é betão. E o betão não seca. Cura.

    Colocado por: antonylemos
    logo na verdade, perante forças maiores, como num sismo, essas pontas dos estribos estão 'soltas'.


    Isso dito assim é que parece conversa de igreja e de atos milagrosos.. "para forças maiores como num sismos as pontas dos estribos estão soltas" lol A amarração de um varão é calculada com base na valor da tensão de cedência do varão de acordo com a sua classe de resistência, geometria (seção) e das características do betão que o amarra. Se vir uma viga colapsada consequente de um movimento sismico, acha que vai ver os estribos todos (ou alguns) partidinhos no local do fecho? Ou seja, por essa teoria, o betão passa a não existir, e o varão de aço é como se fosse um cordel. Há um sismo que por milagre puxa o estribo e ele descose o nó de 90º, 135º, whatever, que tinha. Isso não existe! O estribo tem maior probabilidade de partir primeiro numa outra seçção do que o fecho "descoser"

    Você sabe ao menos como é que se calcula a amarração do aço no betão? Porque é que na amarração de dois varões se calcula 35 diametros por exemplo, como se definia no antigo REBAP e agora alterado no EC? E no caso do estribo o porquê de serem apenas 10 diametros ou 6 cm (muito inferior às uniões da mesma direção)?
    E que a recomendação de dobrar as pontas de varão para o interior da seção do pilar/viga é feita não para dar a forma de gancho, mas para garantir que existe betão envolvente para "amarrar" a ponta, e se ficar a 90º há casos em que o recobrimento nem chega (como deveria) a 1cm e não há betão a "amarrar" estas pontas do estribo?

    Colocado por: antonylemos
    e vc percebe mais do assunto que os engenheiros que formularam os eurocódigos e estudam a resistência estrutural. parabéns.


    Isso são palavras suas, não são minhas.
    Eu tenho muito respeito pelos Eurocódigos. Até porque já os dissequei. O 2 e o 3.
  10.  # 110

    ok, vou ali acender uma velinha.
  11.  # 111

    Colocado por: O.Martinsacha que vai ver os estribos todos (ou alguns) partidinhos no local do fecho?
    não, porque foram dobrados a 135º. mas para si isso é bruxedo

    Colocado por: O.MartinsVocê sabe ao menos como é que se calcula a amarração do aço no betão?
    não faço a mais pequena ideia.. nem tenho que saber

    mas vc como engenheiro devia saber.
  12.  # 112

    Colocado por: O.MartinsO princípio da melhoria de resistência da madeira lamelada é um bocadinho mais complexo do que a distribuição dos nós, Antony.
    é, mas não é muito mais. e a distribuição desses nós e eliminação de outros defeitos é a fonte principal do aumento da resistência de uma viga lamelada.
  13.  # 113

    Colocado por: O.MartinsDesde quando é que uma amarração do fecho do estribo quando bem feito, é um ponto fraco?


    .. espera aí acabaram-me as velas ...
      stirrups3.JPG
  14.  # 114

    Colocado por: O.Martins

    Até que enfim, alguém que consegue articular uma opinião.

    Mas respondendo:
    Em termos de desiquilibrio de peso, é desprezível. E na facilidade, dá mais jeito e é mais fácil atar e dobrar o fecho para o mesmo lado do que andar a alternar.
    Na minha opinião claro.
    Dá o mesmo trabalho .
  15.  # 115

    Bem...se esta confusão toda foi originada por uma simples foto, então quando começar a colocar mais...jasus...eheheh!!!

    Agora mais a sério...não se chateiem, que não vale a pena, mas agradeço desde já os comentários colocados, pois já aprendi qualquer coisa com eles.
  16.  # 116

    Colocado por: Rui1977Bem...se esta confusão toda foi originada por uma simples foto, então quando começar a colocar mais...jasus...eheheh!!!


    A ideia é estar sempre a colocar fotos. Assim o pessoal não perde tempo a procurar defeitos numa foto 😎
  17.  # 117

    Hahahah...tem razão...para a próxima a ver se coloco mais do que uma :)
    • Anaa
    • 23 janeiro 2020 editado

     # 118

    Até fui ver como é que estavam os meus! 😁
    Sou supersticiosa!
    Está bom assim? Estou safa?
      IMG_20200123_194851.jpg
  18.  # 119

    Colocado por: AnaaAté fui ver como é que estavam os meus! 😁
    Sou supersticiosa!
    Está bom assim? Estou safa?
      IMG_20200123_194851.jpg


    50%...

    Já pode pedir meia vela ao Antony! 😂

    Tem o fecho alternado MAS as pontas dos estribos estão a 90graus e não a 135...
    Eu mandava abaixo a fazia de novo
    • Anaa
    • 23 janeiro 2020

     # 120

    Colocado por: O.Martins

    50%...

    Já pode pedir meia vela ao Antony! 😂

    Tem o fecho alternado MAS as pontas dos estribos estão a 90graus e não a 135...
    Eu mandava abaixo a fazia de novo


    Ai credo! Vou é despedir o fiscal! 😂
 
0.0800 seg. NEW