Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos. Herdei recentemente terreno dos meus Avos.as áreas do mesmo não estão corretas, pelo que terei que alterar. Já tenho o levantamento topográfico, e após entregar nas finanças o modelo 1 imi, foi digo que o processo poderá durar até 1 ano!! E que a conservatoria só atualiza as áreas com o papel definitivo das financas, nao aceita o papel que foi dado em como entreguei tudo nas finanças. Alguém já passou pelo mesmo? Demora mesmo 1 ano o processo nas finanças?! Será mesmo que a conservatória não aceita?
    • AMVP
    • 23 dezembro 2019

     # 2

    A conservatória não aceita sem o documento das finanças.
    Quanto ao tempo dependerá da repartição de Finanças. O meu processo de família tem sido rápido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmelao44
  2.  # 3

    Um ano parece bastante exagerado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palmelao44
  3.  # 4

    Estou na mesma situação. Já procedi a uma correção de áreas e designação do artigo dos meus sogros e até agora nada. Recebi quase logo uma nova avaliação das Finanças (porque lhes interessou já que vou pagar muito mais IMI) mas a Caderneta Predial não actualiza.
    No meu serviço de Finanças dizem que demora 45 dias que é o tempo legal de "alguém reclamar" da avaliação patrimonial dada ao artigo. Se é verdade não sei porque ainda estou no prazo a aguardar o fim dos 45 dias.
    Na Conservatoria onde fui para marcar a escritura também só fazem com a Caderneta actualizada.
    Vamos lá ver.
    1 ano parece-me exagerado. É ir ao balcão das Finanças perguntar de novo e insistir no processo.
  4.  # 5

    posso partilhar a minha experiência num caso idêntico..
    inicio de processo de compra em Agosto de 2018, escritura Março de 2019.
    7 meses entre documentação de banco, câmara, certificado energético e regularização das áreas..
    Nas finanças também fui informado dos 45 dias, e foram cumpridos quase na integra..
    Concordam com este comentário: Palmelao44
  5.  # 6

    Freitas 84,e da parte das finanças, foi dentro dos 45 dias como já aqui foi referido? Não preciso do certificado energético, pois a habitação que o terreno tem, cerca de 32 m2 e anterior à 1951
  6.  # 7

    A minha também era anterior a 1951, mas fui "obrigado" a apresentar CE, devido à actualização da área.
    Ou seja, o fato de terem feito um aumento em 1975 e por consequência levou a um aumento das áreas, o registo dessa construção passou a ser de 2019 e não de 1951. O Banco entendeu que deixa de estar isento do CE, desde que exista alteração de áreas na caderneta.

    em relação à sua pergunta, a carta de fecho avaliação foi emitida no dia 5 de Março, depois tinha 30 dias para o proprietário recorrer da avaliação efectuada. (o advogado do vendedor emitiu uma carta em que o vendedor prescindia da reclamação dessa avaliação) e a caderneta ficou actualizada dia 29 de Abril.

    No meu caso a conservatória não precisou da caderneta para actualização das áreas. Aceitaram o modelo 1 do IMI.
    Mas estamos a falar de uma conservatória no Funchal, Madeira.. Não sei se é igual em todas.
 
0.0124 seg. NEW