Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou prestes a iniciar a minha odisseia pela construção de uma casa, que na verdade é uma remodelação + ampliação.
    Basicamente vi um terreno com uma pequena casa de pedra e um outro anexo, que me agradou e então coloquei determinadas condições para fechar o negócio, que seriam comprar o terreno por X e depois que o arquiteto que colabora com a imobiliária me fizesse um "esboço" do projeto de ampliação no sentido de pedir orçamentos a empreiteiros e esses mesmos orçamentos estando dentro do plafond que eu defini então avançaria para a compra. O plafond que defini é cerca de 75.000 a 80.000€.
    O mediador diz que acha viável e o Arquiteto que fez o esboço tb confirma, obviamente ambos tem interesse que o negócio avance por isso mesmo só com orçamentos em mãos é que fecho o negócio. Neste momento pedi orçamento a 3 empreiteiros, espero na próxima semana receber números...

    A casa existente é toda em pedra e tem cerca de 40m2 (basicamente sóp se aproveita a pedra) e a area a ampliar serão +- 75m2...Portanto é uma área modesta mas a meu ver suficiente para uma família de 4 pessoas, até porque depois tem atrás um anexo com área considerável que vai servir para garagem para 2 carros e ainda fica um salão que servirá para convívios etc.

    Envio em anexo a planta com as áreas...O lado menos bom é demasiada proximidade da casa á estrada...

    Obviamente que para além das áreas há outras questões a considerar e então passei os seguintes dados adicionais:
    - Flutuante em todos os quartos, open space (exceção da cozinha) e hall até 15€/m2;
    - Cerâmica na cozinha e casas de banho até 20€/m2;
    - Plafond de 1.500€ para cada casa de banho para (torneiras/sanita/base/vidro e lavatório);
    - Esquadrias/portas em lacado branco;
    - Incluir roupeiros e closet;
    - Termossifão ou Bomba de calor (+- 250L) para AQS;
    - Alumínios com ruptura térmica e vidros duplos:
    - Pré-Instalação de Ar Condicionado (quartos e open space);
    - Estores Eléctricos;
    - Telhado normal (cerâmica) na parte de pedra e na ampliação telhado plano isolado com tela e colocado godo;
    - Ampliação revestida a capoto de 6cm.
    - Pavimentar a area desde a entrada até às garagens com cubo de granito 7x7 e com as juntas tomadas;
    - O anexo deverá ser ampliado para trás cerca de 1 a 1,5 mts (não tem profundidade minima para caber 1 carro que são salvo erro 6 mts);
    - Deverá ser revestido por fora com capoto de 6cm por causa das inflitrações;
    - A parte frontal terá que ser "rasgada" para a entrada dos carros, só tem porta e janelas;
    - Na divisão com o vizinho de baixo terá que ser feito um muro até à altura da terra e colocada uma rede ou chapa.

    Em traços gerais é isto...é natural que ainda falte aqui alguma informação..
    Não sou nenhum expert, agora sou atento e já fiz uma obras na casa onde habito atualmente pelo que nos vai dando algum conhecimento de causa...
    Assim estou aberto a comentários construtivos e dicas que me possam ajudar...

    Obrigado
      vista geral1.jpg
      detalhe casa1.jpg
  2.  # 2

    Algum comentário a fazer?!
  3.  # 3

    Eu não. Que quer que lhe digam. cada caso é um caso, e não se conhece muito mais.
    Pessoalmente e profissionalmente, eu abomino essas "parcerias"... imobiliária + projecto( ainda por cima com estudo prévio de borla inicial) e mais, se o pacote ainda incluir orçamento para a obra.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  4.  # 4

    ... afinal tenho um comentário. aquela varanda + pala nos quartos, serve para quê!? ainda poro cima, o voluime nem tem em consideração aquele anexo ali ao lado... Olhe veja isso bem...
  5.  # 5

    Não inclui orçamento... Não foi uma parceria, eu é que pedi, é um estudo feito de acordo com as minhas indicações, e independentemente de quem fez o resultado é este e o qual pode ser objeto de comentários...
    Que eu saiba não leva varanda nenhuma e a utilidade das palas parece-me óbvia digo eu,para além da questão estética serve também de proteção da chuva/sol...
  6.  # 6

    Colocado por: smilemanserve também de proteção da chuva/sol...

    depende da orientação solar.. e outros factoires.... eu visualizo os volumes em confronto e parece-me uma solução esteticamente desadequada.. quanto à funcional.. eu alpendres gosto de ter nas zonas sociais...
    Mas isso não interessa, pois não sou eu que estou a resolver o projecto de arquitectura.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 7

    os 80000 € são para remodelar a ruina, e fazer as obras de ampliação, com projetos, iva, e ainda arranjos exteriores?
  8.  # 8

    ora bem, aqui na zona de guimarães a construção não está muito cara, mas o orçamento anda justo.
  9.  # 9

    Se estiverem a praticar preços semelhantes aos do Distrito de Coimbra na construção, acho o orçamento apertado. Mas tb não sei o que vão aproveitar das casas já existentes no terreno.

    Onde é o norte?
  10.  # 10

    Colocado por: ****Justo , ou não chega ?
    diria sem margem de manobra,tanto pode chegar como não.. ou tem controle absoluto sobre o que faz ou pode se tramar pois está a incluir nesse preço os projectos, taxas, etc etc....
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000Mas tb não sei o que vão aproveitar das casas já existentes no terreno.
    o aproveitamento do existente até pode sair mais caro por causa de trabalhos e cuidados extra que terá para coisas básicas como impermeabilizações, drenagens, instalações de infraestruturas.. etc...
  12.  # 12

    Colocado por: ****

    Tens de reconstruir antony !
    hahaha, pois pois, farto de projectos de reconstrução onde os empreiteiros prometem milagres aos DO estou eu. é que depois de os ouvir não adianta dizer que o dinheiro não vai chegar... o usuário tem aquele dinheiro... todo mundo lhe diz que dá... nao sei com base em quê...

    na verdade ele tem um rabisco de uma planta sem mais nada.. enquanto não acabar o projecto e pedir cotações concretas para os trabalhos e materiais da obra será um enigma se o dinheiro chega ou não.
  13.  # 13

    Colocado por: ****Antony sempre disse que não chega !
    eu digo que pode ser apertado. depende de tanta coisa que nem é bom estarmos já com previsões. ele nem projecto tem! nem sequer um vermelhos e amarelos para perceber a obra...
  14.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreiraos 80000 € são para remodelar a ruina, e fazer as obras de ampliação, com projetos, iva, e ainda arranjos exteriores?


    Não, custos de projetos, taxas e licenças aparte...
  15.  # 15

    Colocado por: antonylemoso aproveitamento do existente até pode sair mais caro por causa de trabalhos e cuidados extra que terá para coisas básicas como impermeabilizações, drenagens, instalações de infraestruturas.. etc...


    Não inclui preço do projeto, taxas, licenças... Confesso que também tenho essa dúvida, será que vale a pena estar a comprar terreno com casa para remodelar?! A título de exemplo vi um terreno com menos 100m2 por menos quase 20.000€ e relativamente perto deste, não seria melhor uma construção de raiz... Fico na dúvida...
  16.  # 16

    Colocado por: antonylemoseu digo que pode ser apertado. depende de tanta coisa que nem é bom estarmos já com previsões. ele nem projecto tem! nem sequer um vermelhos e amarelos para perceber a obra...


    É verdade, mas antes tenho que ter algumas garantias de que poderei fazer a obra dentro do plafonds definido, estar a gastar dinheiro com projetos finais etc e depois não dar seguimento seria deitar dinheiro fora...
  17.  # 17

    Colocado por: ****Você já vai perder o smile 😂😂😂😂😂😂


    Não percebi...
  18.  # 18

    Colocado por: ****


    Quando vir os orçamentos homem .....


    É o que tiver que ser...Se não der paciência...
  19.  # 19

    Colocado por: smilemanserá que vale a pena estar a comprar terreno com casa para remodelar?!
    eu digo que, se for com a previsão de poupar uns euros não o faça, mas se for porque gosta da casa e vale a pena remodelar aí digo força..

    eu adoro casas remodeladas.

    faça o seguinte, peça a um arqº uma consulta onde venha analisar a casa, e que elabore uma análise de trabalhos a efetuar para a remodelação (partes a demolir, partes a refazer, drenagens, coberturas etc).. com essa lista peça orçamentos mais realistas. assim gasta uns poucos euros mas terá uma previsão mais realista
 
0.0227 seg. NEW