Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Infelizmente não tenho gás natural.

    Mudei recentemente de casa. Vim de uma que tinha pouquíssima pressão de água, e um cilindro de 75 litros e 1500W.

    Pagávamos cerca de 60 euros de luz em média por mês (tudo eléctrico em casa).

    Na nova casa, há muita pressão de água. A conta deste mês já passou para os 90.

    Pelo que vi na casa, testando os consumos instantâneos de tudo, não tenho consumo parasita. Aqui o que gasta mais é mesmo o cilindro.

    Tomamos 2 ou 3 banhos por dia no total. Não usamos a água quente para mais nada, excepto pontualmente lavar os dentes ou lavar uma peça de loiça solta.

    O cilindro da casa nova é de 75L e 1200W. Parece-me muito baixa esta potência... E tem aspecto de antigo... Cilindro

    Mal chegámos a casa teve de ser mudada a resistência pois a antiga já não funcionava.

    A minha questão é: Adquirindo um novo cilindro, há forma de diminuir muito este consumo? Um cilindro com volume igual mas potência maior poderia talvez aquecer muito mais rapidamente ou isto ia dar ela por ela? E os cilindros novos são muito mais eficientes que os antigos, ao ponto de compensar a mudança? Sei que cilindro nunca é eficiente, mas pode ser que a tecnologia actual seja menor horrível do que a antiga.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Olhe. agora já gastou dinheiro nisso. Mantenha até avariar.
    Só mais uma questão, os banhos são seguidos? se não forem pode ( se o TE permitir- esse parece do tipo fixo) baixar a temperatura no termoestato, por exemplo para os 50ºC, e manter isso até avariar.


    Os novos... normalmente duram uns 8 a 10 anos. tem cubas em aço vitrificado. mas possuem ( alguns) sistema de gestão de habitos de consumos - função ECO. Se tiver habitos constantes ao longo da semana, poderá compensar ( ARISTON, VULCANO, tc..). Senão tiver, pode arranjar um novo, com cuba em cobre, para estar descansado durante mais anos ( VIDEIRA).
  3.  # 3

    outra coisa que pode tentar, é fazer com que o aquecimento da água seja feito no horário de preço mais baixo (se tiver bi-horario)...
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreiraoutra coisa que pode tentar, é fazer com que o aquecimento da água seja feito no horário de preço mais baixo (se tiver bi-horario)...

    Além disso, colocar uma válvula termostatica à saída.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasOlhe. agora já gastou dinheiro nisso.


    Não gastei nada. Este cilindro já cá estava. E a mudança da resistência foi paga pelo senhorio.

    Só mais uma questão, os banhos são seguidos? se não forem pode ( se o TE permitir- esse parece do tipo fixo) baixar a temperatura no termoestato, por exemplo para os 50ºC, e manter isso até avariar.


    É imprevisível... Às vezes são, outras não. O Cilindro tem selecção de temperatura, de 1 a 5. Normalmente tenho no 4, mas baixei para o 3,5 nos últimos dias.

    outra coisa que pode tentar, é fazer com que o aquecimento da água seja feito no horário de preço mais baixo (se tiver bi-horario)...


    Não tenho bi-horário. Já pensei nisso mas fiz as contas e não me compensava. Tenho bastante consumo durante todo o dia (sou freelancer e trabalho muito por casa).

    Estive a ver o site da EDP e tem lá uns Cilindros. Vi este, por exemplo: https://www.edp.pt/edp-store/produtos/aquecimento-de-agua/termoacumulador-inteligente/ariston-lydos-eco-80-24

    Então acham que se mudar do meu actual para um destes, por exemplo, o consumo seria muito parecido com o actual?
  6.  # 6

    Colocado por: callinas
    Além disso, colocar uma válvula termostatica à saída.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Nunca ouvi falar disso. Contribui para a poupança?
  7.  # 7

    Tem gas natural?
  8.  # 8

    Colocado por: fernandoFerreiraTem gas natural?


    Infelizmente, não.
  9.  # 9

    A única hipótese razoável seria a que o Pedro sugeriu: mudar para um tarifário bi-horário ou tri-horário e aquecer a água só durante a noite (faz isso facilmente com uma tomada programável de 5€). Se optar por essa hipótese, pode aquecer à temperatura máxima (nível 5) para ter a certeza que tem bastante para os vários usos durante o dia sem ter de reaquecer.

    Se acha que não lhe vai compensar (desconfio fortemente que compense), esqueça isso e siga a vida.
  10.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreiraTem gas natural?

    Não acho que seja mais barato.
  11.  # 11

    Colocado por: Palhava
    Não acho que seja mais barato.


    Para o mesmo uso é muito mais barato. A diferença é que com o cilindro, só tem os 75 litros de água quente para usar, com gás tem água quente "infinita".
  12.  # 12

    Já não tenho gás em casa.Agora é tudo eléctrico.

    Se calhar fiquei na perder...
    • eu
    • 30 dezembro 2019

     # 13

    Colocado por: PalhavaNão acho que seja mais barato.

    Não há qualquer dúvida que é bastante mais barato.
 
0.0159 seg. NEW