Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: casinhaDaAvoou então nem está disposto a entregar.


    Acho que não.


    Foi para o "Fim de ano" e com as mudanças deve-lhe ter passado esse "pormaior".
    Concordam com este comentário: silvaf
  2.  # 22

    Colocado por: silvafBoa tarde,

    Tenho um inquilino com contracto de arrendamento que eu decidi não renovar. A entrega das chaves deveria acontecer hoje, mas o inquilino já informou que não as vai entregar até à próxima semana.

    O que posso fazer? Tenho alguma proteção legal ou a solução é aguardar?

    Obrigado,


    Meu estimado, tem-se a solução muito simples, porquanto decorre do art. 1045º do CC que a quantia correspondente à renda tem que continuar a ser satisfeita pelo arrendatário enquanto não efectuar a entrega do imóvel, sendo agora devida a título de compensação ao senhorio em valor que se mostra legalmente estabelecido: em singelo, se não houver mora, em dobro, se entretanto o arrendatário se tiver constituído em mora, como acontece no caso de resolução judicial do contrato de arrendamento.

    Diz-nos o nº 1 deste preceito que, se a coisa locada não for restituída - por qualquer causa, sublinhe-se -, logo que finde o contrato, o locatário é obrigado, a título de indemnização, a pagar até ao momento da restituição a renda ou aluguer que as partes tenham estipulado, porquanto em causa está uma presunção de existência de prejuízo do locador, com a consequente obrigação de indemnizar, pela não restituição da coisa depois de findo o arrendamento. Assim, nem o locador tem de alegar e provar que poderia ter obtido rendimento do imóvel no período de tempo em causa, nem o arrendatário pode alegar a inexistência do prejuízo.

    E como ressalvado, o montante da indemnização devida será o valor equivalente a um mês de renda ou o dobro desse valor, em função da ausência ou verificação de mora do locatário quanto à obrigação de restituição.

    Colocado por: Nasa1989Não sei que resposta vinha à procura mas não há muito a fazer.

    Deveria ter uma cópia das chaves. Se o inquilino as perdesse, como faria?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:silvaf


    Meu estimado, muito simples, perante tal constrangimento, obrigava-se o inquilino, a suas (exclusivas) expensas, a substituir a fechadura, aplicando-se-lhe, com a devida analogia, o que dimana do art. 493º do CC. Igual sorte decorre, havendo a necessidade de arrombamento e substituição da fechadura para efectivar a posse de imóvel perante a recusa da entrega das chaves, se bem que, neste concreto, tem aquela outra solução preconizada supra...
    Concordam com este comentário: jpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  3.  # 23

    Colocado por: happy hippyIgual sorte





    https://m.youtube.com/watch?v=rKXGsm_3efA
  4.  # 24

    Obrigado a todos os que responderam e pretendo dar um ponto de situação: já tenho as chaves na minha posse.

    O inquilino acabou por enviar as chaves por correio (à cobrança, paguei 6 euros), depois de eu ter pedido à agente imobiliária para falar com ele.
    Infelizmente, ainda tive de bloquear qualquer contacto com o inquilino, pois este aproveitou o final de ano (eram 10 da noite no dia 31 e andava a mandar-me mensagens com falta de educação).

    Agora... vamos ver como está o apartamento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  5.  # 25

    Agora fiquei curioso para saber em que estado ficou o apartamento 🙄🙄😁😁😁
  6.  # 26

    ui...
    esta guerra civil permanente em que vivemos, bolas nunca mais evoluímos em termos civilizacionais, que 3º mundistas toda a vida.
    Concordam com este comentário: jpereira
  7.  # 27

    E como senhorio que tb. sou, como é que ficou a sua casa?
  8.  # 28

    Colocado por: silvafà cobrança, paguei 6 euros), depois de eu ter pedido à agente imobiliária para falar com ele.
    Infelizmente, ainda tive de bloquear qualquer contacto com o inquilino, pois este aproveitou o final de ano (eram 10 da noite no dia 31 e andava a mandar-me mensagens com falta de educação).

    Realmente.
    Mas fez-lhe alguma?

    Saiu contrariado.Deve ter sido.
  9.  # 29

    Colocado por: casinhaDaAvoAgora fiquei curioso para saber em que estado ficou o apartamento 🙄🙄😁😁😁


    Para além de ter deixado coisas velhas (que não me pertencem) estava tudo em ordem. Tive sorte.


    Colocado por: Palhava
    Realmente.
    Mas fez-lhe alguma?

    Saiu contrariado.Deve ter sido.


    Suponho que o facto de pagar uma renda que é metade do que se paga na zona contribuiu para isso.

    Para mais, o facto de eu não lhe ter justificado porque eu não queria renovar o contrato deve ter sido a gota de água.

    Para contexto: o inquilino pagava uma renda baixíssima ao antigo dono. Eu comprei o apartamento bem barato porque o inquilino não exerceu o direito de preferência. Desde do início o inquilino fez queixas (falando mal do antigo dono). Eu comecei a fazer reparações (entre outros, eu substituí o sistema eléctrico todo) com o intuito de subir a renda (e comuniquei ao inquilino todas as melhorias que eu pretendia fazer). Propus lhe um aumento de renda que era 25% inferior à média da zona num contracto de longa duração (5 anos). Respondeu-me que o apartamento não valia isso, que havia bem melhores na zona, que eu tinha má fé e queria aproveitar-me, criou entraves a novas melhorias. Esperei 1 ano, enviei carta com 6 meses de antecedência para não renovação.

    Agora, posso continuar a fazer as melhorias que eu já pretendia fazer: casa de banho e cozinha novas, substituir todas as janelas por vidro duplo, novos estores, novo sistema de aquecimento, pintar a casa toda e renovar todas as madeiras.

    Gosto de ter os meus imóveis bem cuidados e actualizados. Nunca recuso reparar ou substituir por novo.
    Concordam com este comentário: Palhava, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  10.  # 30

    Boa sorte nessa aventura dos arrendamentos
  11.  # 31

    Colocado por: master_chiefBoa sorte nessa aventura dos arrendamentos


    Não me pareceu que fosse um principiante.

    Colocado por: silvafGosto de ter os meus imóveis bem cuidados e actualizados. Nunca recuso reparar ou substituir por novo.
  12.  # 32

    Colocado por: Palhava

    Não me pareceu que fosse um principiante.


    Mesmo para aqueles que já fazem isto há muitos anos, é sempre uma aventura. A não ser que vivam exclusivamente de investimento imobiliário, tenham empresa e apoio jurídico permanente.

    As leis estão sempre a mudar e cada novo inquilino é uma surpresa...
  13.  # 33

    Honestamente até fiquei com vontade de ir para um apartamento seu, só por dizer que vai fazer essas melhorias todas!
    Apesar do excelente relacionamento que tenho com o meu senhorio, não faz esse tipo de melhorias e já khe propus a compra do apartamento e não quis (bom ok, entendo, será para os filhos mais tarde)
    É que é o que me faz falta aqui:
    Vidros duplos
    Cozinha melhor
    Wc melhor (não é nau de todo)

    As coisas têm um fim, mas agir de má vontade não faz sentido. O seu inquilino saiu a perder.

    Que agora lhe apareça um melhor que esse! 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvaf, desofiapedro
  14.  # 34

    Colocado por: casinhaDaAvoHonestamente até fiquei com vontade de ir para um apartamento seu, só por dizer que vai fazer essas melhorias todas!
    Apesar do excelente relacionamento que tenho com o meu senhorio, não faz esse tipo de melhorias e já khe propus a compra do apartamento e não quis (bom ok, entendo, será para os filhos mais tarde)
    É que é o que me faz falta aqui:
    Vidros duplos
    Cozinha melhor
    Wc melhor (não é nau de todo)

    As coisas têm um fim, mas agir de má vontade não faz sentido. O seu inquilino saiu a perder.

    Que agora lhe apareça um melhor que esse! 👍


    Num outro imóvel, que tinha lareira, o inquilino pediu para por recuperador de calor porque quando havia vento o fumo da lareira vinha para fora. Achei que valia a pena a melhoria. Ele instalou e eu paguei-lhe. Entretanto ele saiu porque comprou casa.

    Noutro caso, o esquentador sendo um modelo com alguns anos e apesar de funcionar, de vez em quando apagava se. Bastou o inquilino dizer-me a primeira vez e substituí pelo modelo mais recente.

    A verdade é que em termos de IRS eu tenho de pagar ao estado. Prefiro usar parte desse dinheiro a reparar, melhorar e manter os imóveis do que estar a dá-lo todo ao estado.

    Para além disso, em muitos destes casos é minha obrigação. Não me queixo da renda que recebo. Quero dar as melhores condições para receber a melhor contrapartida.
    Concordam com este comentário: leandro_m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  15.  # 35

    Espero que o silvaf encontre sempre inquilinos que sejam tbm eles sérios e estimem as suas casas como se fossem deles! Não há muitos como você!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silvaf
 
0.0203 seg. NEW