Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou com um grande problema no meu condominio. A sindica decidiu fazer uma nova coluna de agua dizendo que a coluna central de distribuicao de agua em pouco tempo vai parar de funcionar porque esta entupida entao ela fez uma nova coluna por fora do predio e disse que cada morador tera que pagar a ligacao do tubo da coluna central pro nosso proprio apartamento. E certo que eu tenho que pagar o puxamento do tubo pra minha casa?
  2.  # 2

    Colocado por: VivianeE certo que eu tenho que pagar o puxamento do tubo pra minha casa?

    Se você não pagar, quem acha que deve pagar?
    O que é a sindica?
  3.  # 3

    Colocado por: VivianeEstou com um grande problema no meu condominio. A sindica decidiu fazer uma nova coluna de agua dizendo que a coluna central de distribuicao de agua em pouco tempo vai parar de funcionar porque esta entupida entao ela fez uma nova coluna por fora do predio e disse que cada morador tera que pagar a ligacao do tubo da coluna central pro nosso proprio apartamento. E certo que eu tenho que pagar o puxamento do tubo pra minha casa?


    É em Portugal?


    Mesmo onde quer que seja os proprietários têm que pagar as reparações/substituições devidas à manutenção das estruturas.

    Se houver dinheiro do fundo comum de reserva, poderia ser utilizado,mas se não há,podem ser pedidos valores extra.
  4.  # 4

    Sindica e a pessoa responsavel pelo condominio. Quem paga e o condomio ou sou eu?
  5.  # 5

    Paga o condomínio óbvio !

    E você faz parte dele...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viviane
  6.  # 6

    Colocado por: VivianeQuem paga e o condomio ou sou eu?


    Desde a coluna até ao apartamento é o proprietário do apartamento que paga.


    Só acho que a obra na totalidade devia ser adjudicada ao mesmo canalizador/pedreiro para optimizar os recursos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viviane
  7.  # 7

    Quantos apartamentos são?
  8.  # 8

    Normalmente essa questão coloca-se é quando há uma ruptura e é necessário determinar "de quem" é a culpa.Ou seja a quem pertence o troço afectado.
  9.  # 9

    Até ao contador a responsabilidade é do condomínio.
    Concordam com este comentário: SrR
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viviane
  10.  # 10

    Colocado por: CarvaiAté ao contador a responsabilidade é do condomínio.
    Concordam com este comentário:SrR

    Há contadores:
    1-na entrada do prédio
    2-junto à porta do apartamento do lado de fora
    3-dentro do apartamento

    (Dependendo do edifício)


    O que for decidido na assembleia de condóminos por maioria creio que deve ser respeitado quanto ao pagamento das despesas.


    Ao fim de contas é sempre o dono de cada apartamento que paga.
    Agora,se não há dinheiro para se fazer a obra...ou paga cada um,ou pedem uma contribuição extra a cada condómino.
    • size
    • 2 janeiro 2020

     # 11

    Colocado por: VivianeEstou com um grande problema no meu condominio. A sindica decidiu fazer uma nova coluna de agua dizendo que a coluna central de distribuicao de agua em pouco tempo vai parar de funcionar porque esta entupida entao ela fez uma nova coluna por fora do predio e disse que cada morador tera que pagar a ligacao do tubo da coluna central pro nosso proprio apartamento. E certo que eu tenho que pagar o puxamento do tubo pra minha casa?


    Tem que verificar a legislação Brasileira.

    Em Portugal, teria que pagar, por si só, o metros desse seu ramal, que parte da coluna comum para a sua habitação.
    E também teria que pagar a sua quota-parte da coluna comum, caso não exista fundos já contribuídos no condomínio.

    No Brasil, será de presumir que a lógica será mesma ...
  11.  # 12

    A administração tem de coordenar a aplicação do dinheiro que tem de modo a pagar as despesas correntes.

    Se não se recorrer a valores extra poderiam ficar em incumprimento.
  12.  # 13

    Colocado por: VivianeEstou com um grande problema no meu condominio. A sindica decidiu fazer uma nova coluna de agua dizendo que a coluna central de distribuicao de agua em pouco tempo vai parar de funcionar porque esta entupida entao ela fez uma nova coluna por fora do predio e disse que cada morador tera que pagar a ligacao do tubo da coluna central pro nosso proprio apartamento. E certo que eu tenho que pagar o puxamento do tubo pra minha casa?


    Minha estimada, a matéria aqui suscitada carece de mais e melhores esclarecimentos, porquanto, em tese, um entupimento não é razão bastante para se proceder à feitura de uma nova rede predial de água, por outro lado, este tipo de incidente ocorre na rede predial de águas residuais (esgotos)...

    No entanto porém, pese embora utilize você o termo «sindico» (figura do administrador no Brasil), pode-se presumir que resida em Portugal e portanto, enquadrando-o com a nossa legislação, qualquer obra (reparação ou substituição) que incida sobre as instalações gerais de água, electricidades, aquecimento, ar condicionado, gás, comunicações e semelhantes, por se terem estas imperativamente comuns, e salvo disposição em contrário, têm-se as despesas comparticipadas por todos os condóminos na exacta proporção do valor das suas fracções (cfr. al. d) nº 1 art. 1421º e nº 1 art. 1424º ambos respectivamente do CC).

    No entanto, cumpre esclarecer que o Código Civil Brasileiro, por comungar da mesma raiz doutrinária, versa de análogo princípio, dispondo o parágrafo 2º do art. 1331º que "O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade, a calefação e refrigeração centrais, e as demais partes comuns, inclusive o acesso ao logradouro público, são utilizados em comum pelos condôminos, não podendo ser alienados separadamente, ou divididos.", havendo as comparticipações na sua forma e aprovação prefixadas no art. 1336º, 1340º e ss.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar, Viviane
 
0.0172 seg. NEW