Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros Foristas.
    bom dia,

    Tenho em mãos um projecto de uma moradia com cerca de 60m² num prédio de gaveto e gostava de ouvir a vossa opinião em relação aos alinhamentos de frente de rua a respeitar.

    Não estando abrangido por Loteamento e atendendo a que o PDM não tem parâmetros rígidos face aos afastamentos a cumprir para poder definir o polígono de implantação, foi-me dito pelo técnico da CM que deveria respeitar os alinhamentos urbanos existentes e a tardoz os constantes no RGEU: 3 m para abrir vãos, 1,5 para fachada cega.

    Como é uma prédio de gaveto há 2 alinhamentos a respeitar e aí surge a minha duvida: (ver imagem em baixo)

    1 - Na Rua 2 é facil de respeitar o alinhamento pela casa existente;
    2 - Na Rua 1 ou considero o alinhamento 1 pela casa existente ou pelo passeio....

    o que fariam?
      grandola.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: ****Passeio .

    Alinhando pelo quarteirão ao lado então
  3.  # 3

    Sendo um lote de gaveto.. não consegues justificar alguma margem de manobra para resolver isso? sem estar totalmente agarrado a esses alinhamentos, é que só a rua 1, me parece minimamente organizadda.
    Eu marcava uma reunião na CM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcristovao2
  4.  # 4

    Se for pela casa vizinha vai perder area, se o alinhamento dominante na rua for pelo passeio é alegar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcristovao2
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Eu marcava uma reunião na CM.
    Concordam com este comentário:****
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fcristovao2

    ya vou marcar
    É aí para as tuas bandas - CM Grândola
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Vendo melhor, só o fulano ao meu lado é que recuou a casa - todas as construções da Rua 1 estão alinhadas pela Rua/passeio
      Rua toda.png
  7.  # 7

    .. já agora e o regulamento do PDM, e/ou o RMUE, obriga-te a respeitar alinhamentos urbanos neste caso?
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradas.. já agora e o regulamento do PDM, e/ou o RMUE, obriga-te a respeitar alinhamentos urbanos neste caso?


    Não sei - mas vou ver
  9.  # 9

    PDM

    CAPÍTULO X
    Aglomerados rurais
    Artigo 74.º
    Identificação, objetivos e uso

    2 — Constituem objetivos de ordenamento e de gestão desta categoria de espaços, a manutenção das atividades ligadas ao solo rústico, a instalação dos equipamentos de utilização coletiva e das infraestruturas que se justifiquem em função da dinâmica e das características de cada aglomerado, a respetiva qualificação urbanística no respeito pela morfotipologia dominante,a adoção de medidas de qualificação ambiental e paisagística, bem como das edificações e o seu desenvolvimento em integração com o espaço envolvente.

    Artigo 75.º

    Condições e parâmetros de edificabilidade
    1 — Na edificação em prédios sem construções preexistentes, bem como nas obras de reconstrução, alteração, ampliação e conservação dos edifícios, devem ser observados os alinhamentos existentes e a imagem urbana da envolvente, designadamente, em termos de morfotipologia.
    2 — (...)
    3 - (...)

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

    Tenho que respeitar

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  10.  # 10

    tens de respeitar um coisa qq... A morfotipologia dominante ;)

    isso é = reunião na CM ;)
    Concordam com este comentário: fcristovao2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fcristovao2
  11.  # 11

    MORFO-TIPOLOGIA
    Categoria
    URBANISMO
    Descrição
    A morfo-tipologia é a caraterística do tecido urbano que resulta da conjugação entre a morfologia urbana e a tipologia de edificação.
    Notas
    A morfologia urbana tem a ver com a forma de organização e o desenho dos espaços edificados e não edificados. A tipologia da edificação respeita fundamentalmente à forma de agrupamento e à organização volumétrica dos edifícios. Da conjugação das várias morfologias e tipologias conhecidas resultam diferentes padrões de ocupação do solo urbano. Embora não haja uma correlação directa, os diferentes padrões morfotipológicos têm também correspondência com os usos dominantes do solo.


    Fonte: CM Oeiras
  12.  # 12

    Concordo... Reunião na CM. Com as hipóteses de implantação que aches razoáveis. ;)
    Concordam com este comentário: fcristovao2
 
0.0130 seg. NEW