Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas Caros "Foristas",

Antes de mais quero felicitar os "criadores" e "administradores" deste Fórum que tem muita informação útil.

Começo por apresentar-me. Chamo-me Paulo Coelho, tenho 23 anos, moro em Lisboa e estou prestes a comprar um imóvel.

Passemos à minha dúvida. Como já mencionei anteriormente irei comprar um imóvel, pelo valor €125.000,00 e vou pedir um crédito suplementar no valor de €16.000,00 para pagar o meu carro e despesas inicias associadas à compra do imóvel. No entanto o construtor disse-me para pedir um crédito suplementar no valor de €21.000,00 e o crédito habitação no valor de €120.000,00, embora vá pagar pelo imóvel na mesma o valor de €125.000,00. O construtor justificou-se, dizendo que assim eu iria pagar menos IMT, o que, pelo que pesquisei, corresponde à realidade.

A minha dúvida é se não terei mais tarde problemas com as finanças por ter escriturado um imóvel pelo valor de €120.000,00 quando na realidade paguei €125.000,00 e não irei ficar a perder se mais tarde pensar em vender o imóvel?

Cumprimentos,
    Paulo Coelho
    • Neon
    • 2 outubro 2009

# 2

Boa Noite, Paulo Coelho
    Ao início ainda pensei que fosse o famoso escritor brasileiro :)

Bom, relativamente ao caso que apresentou, a minha opinião é que o empreiteiro lhe está a pedir para declarar o valor da escritura por apenas 120.000,00 €.
    Para ele é bom que declara menos ganhos, e o amigo Paulo esfrega o olho de contente porque paga menos IMT.

Até pode ser que lhe corra bem a vida mas fique sabendo que o IMT vai recair sobre o maior valor entre valor da transação vs valor da avaliação do imóvel.
    Isto é, quando as finanças lhe avaliarem a casa... que até pode ser por 150.000,00 €...é sobre esse valor que vai pagar o IMT... daqui a um anito ou dois vai receber uma cartita das finanças a dizer que deve um adicional X do IMT e Y do imposto de selo.

quem se vai ficar a rir vai ser o seu camarada empreiteiro... a rir de si e de nós que somos sócios pagantes.

Tanto o Sr. Paulo Coelho como o Sr. Empreiteiro só tem que pagar os valores devidos, não acha?

Um abraço.
    •  
      FD
    • 2 outubro 2009 editado

# 3

E depois há a questão das mais valias: https://forumdacasa.com/discussion/2443/valor-a-escriturar/#Comment_17403

Colocado por: Paulo.Coelhonão irei ficar a perder se mais tarde pensar em vender o imóvel?

Tanto pode ficar a perder, como não. Depende por quanto irá vender e o que é que irá comprar a seguir. E como não pode adivinhar isso, o melhor será pagar sobre o valor correcto.

Ah, e não se iluda que o construtor não está a olhar por si, está a olhar por ele. :)
  2.  # 4

Colocado por: NeonBoa Noite, Paulo Coelho
    Ao início ainda pensei que fosse o famoso escritor brasileiro :)

Bom, relativamente ao caso que apresentou, a minha opinião é que o empreiteiro lhe está a pedir para declarar o valor da escritura por apenas 120.000,00 €.
    Para ele é bom que declara menos ganhos, e o amigo Paulo esfrega o olho de contente porque paga menos IMT.

Até pode ser que lhe corra bem a vida mas fique sabendo que o IMT vai recair sobre o maior valor entre valor da transação vs valor da avaliação do imóvel.
    Isto é, quando as finanças lhe avaliarem a casa... que até pode ser por 150.000,00 €...é sobre esse valor que vai pagar o IMT... daqui a um anito ou dois vai receber uma cartita das finanças a dizer que deve um adicional X do IMT e Y do imposto de selo.

quem se vai ficar a rir vai ser o seu camarada empreiteiro... a rir de si e de nós que somos sócios pagantes.

Tanto o Sr. Paulo Coelho como o Sr. Empreiteiro só tem que pagar os valores devidos, não acha?

Um abraço.

????? eh lah, isto é informação nova!!! o IMT incide sobre o maior dos valores? Esse valor de avaliação é a avaliação bancária? quer dizer, a minha avaliação bancária é bem superior ao valor de aquisição. isso nao é justo!!!!!
    •  
      FD
    • 2 outubro 2009 editado

# 5

Colocado por: SramimiEsse valor de avaliação é a avaliação bancária?

Não, avaliação que as Finanças fazem para calcular o IMI a pagar.
    Um caso: https://forumdacasa.com/discussion/5204/reavaliacao-do-valor-de-aquisicao-pelas-financas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sramimi
  3.  # 6

Desde já agradeço as vossas opiniões. Irei falar com o contrutor e exigir-lhe que acerte o preço correcto na escritura. É preferivel fazer tudo correcto e não vir a ter nenhuma surpresa. ;)
  4.  # 7

Os banco ainda vão na conversa de andar a pagar carros a quem quer comprar casa?
  5.  # 8

Colocado por: rjmsilvaOs banco ainda vão na conversa de andar a pagar carros a quem quer comprar casa?

Não vejo qual o mal... Na minha situação tive que optar por essa opção para reduzir a minha taxa de esforço. Tenho consciência que neste caso o carro irá ficar um pouco mais caro!
  6.  # 9

Eu também não vejo mal nenhum...
    • Kynia
    • 6 outubro 2009 editado

# 10

Penso que não tem vantagem em pedir essa diferença em crédito suplementar, uma vez que os juros deste crédito são superiores aos juros num crédito habitação.
  7.  # 11

Colocado por: KyniaPenso que não tem vantagem em pedir essa diferença em crédito suplementar, uma vez que os juros deste crédito são superiores aos juros num crédito habitação.

O crédito suplementar terei sempre que pedir para pagar o carro, no valor de €16.000,00, mas o construtor queria que eu juntasse €5.000,00 do crédito habitação ao crédito suplementar.
  8.  # 12

Boa tarde
  9.  # 13

Antes de mais, diga-me : tem alguma noção do valor de avaliação da casa ? Não é por nada, mas excluindo casos excepcionais, se vai adicionar cerca de 20% ao valor de compra da casa, o banco só lhe aprova o crédito se esse valor (Compra+20%) não exceder os 90% da avaliação - por alto, a casa que você vai comprar por 1250000 terá que ser avaliada em 162.000 Euros...

Das duas, uma: ou está a fazer um óptimo negócio, ou não vai ter o crédito aprovado.
  10.  # 14

Colocado por: luisvvAntes de mais, diga-me : tem alguma noção do valor de avaliação da casa ? Não é por nada, mas excluindo casos excepcionais, se vai adicionar cerca de 20% ao valor de compra da casa, o banco só lhe aprova o crédito se esse valor (Compra+20%) não exceder os 90% da avaliação - por alto, a casa que você vai comprar por 1250000 terá que ser avaliada em 162.000 Euros...

Das duas, uma: ou está a fazer um óptimo negócio, ou não vai ter o crédito aprovado.

Boa tarde Caro luisvv,

Antes de mais obrigado pela chamada de atenção. A casa já foi avaliada uma vez no valor de €137.500,00. Eu neste momento vou pedir €141.000,00 (€125.000,00 + €16.000,00). Como o banco onde irei pedir o empréstimo está a financiar a 100%, o valor da avaliação deverá ser pelo menos €141.000,00. Caso a avaliação seja inferior o construtor ainda poderá fazer uma "atenção" no valor da venda do apartamento.

Cumprimentos,
    Paulo Coelho
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

# 15

Colocado por: Paulo.CoelhoA casa já foi avaliada uma vez no valor de €137.500,00

Há quanto tempo? É que a tendência actual é para baixar o valor das avaliações e não subir, cuidado...
  11.  # 16

Colocado por: FD
    Colocado por: Paulo.CoelhoA casa já foi avaliada uma vez no valor de €137.500,00

Há quanto tempo? É que a tendência actual é para baixar o valor das avaliações e não subir, cuidado...

Foi mais ou menos à quatro meses. Tenho essa nosção, mas não há nada como arriscar!
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

# 17

Colocado por: Paulo.CoelhoFoi mais ou menos à quatro meses. Tenho essa nosção, mas não há nada como arriscar!

A comissão de estudo e a avaliação não são de borla, cuidado com isso também... ;)
  12.  # 18

Caro Paulo
    Atenção que o luisvv tem toda a razão, se a casa já foi avaliada por 137500 agora provavelmente será avaliada por MENOS e nunca por mais, uma vez que os bancos estão a descer às avaliações.
    Atenção que os bancos (a grande maioria) diz que financia 100% do valor da avaliação, MAS ATÉ AO VALOR MÁXIMO DA AQUISIÇÃO (são as letrinhas pequenas que ninguem lê). O tempo da vaca gorda já passou...

Antes de mais aconselho a que vá ao banco e arranje dados REAIS, com elementos que aqui colocou não me parece que o seu empréstimo vá ser aprovado (falta saber os seus rendimentos), mas mesmo se o for vai levar com um spread que até dói.

Apenas duas notas finais:
    1- Faça a simulação da avaliação das finanças (link do post #5) para não ter surpresas mais tarde.
    2- Não se esqueça de simular a sua prestação, para o caso da Euribor subir 2% (não é impossivel de acontecer nos próximos 5 anos)
  13.  # 19

Colocado por: PBarataCaro Paulo
    Atenção que o luisvv tem toda a razão, se a casa já foi avaliada por 137500 agora provavelmente será avaliada por MENOS e nunca por mais, uma vez que os bancos estão a descer às avaliações.
    Atenção que os bancos (a grande maioria) diz que financia 100% do valor da avaliação, MAS ATÉ AO VALOR MÁXIMO DA AQUISIÇÃO (são as letrinhas pequenas que ninguem lê). O tempo da vaca gorda já passou...

Antes de mais aconselho a que vá ao banco e arranje dados REAIS, com elementos que aqui colocou não me parece que o seu empréstimo vá ser aprovado (falta saber os seus rendimentos), mas mesmo se o for vai levar com um spread que até dói.

Apenas duas notas finais:
    1- Faça a simulação da avaliação das finanças (link do post #5) para não ter surpresas mais tarde.
    2- Não se esqueça de simular a sua prestação, para o caso da Euribor subir 2% (não é impossivel de acontecer nos próximos 5 anos)

Caro PBarata,

Estou ciente de que poderá não ser aceite devido à avaliação ser inferior, mas como já disse, tenho ainda alguma esperança.
    Também estou consciente que terei que pagar o valor da avaliação e de abertura de processo.
    "A esperança é a ultima a morrer!"
    Obrigado pelos conselhos. ;)

Cumprimentos,
    Paulo Coelho
  14.  # 20

Nunca deixei que os construtores me dessem dicas deste tipo. Quando procurei comprar apartamento fiz tudo certo na hora de reformar também, é melhor estar sempre dentro da lei para evitar possíveis problemas futuros.

0.0216 seg. NEW