Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Hoje a tentar resolver o que parecia ser um problema do esquentador da minha casa verifiquei uma situação que aos meus olhos é insólita. O atravessamento da parede de alvenaria confinante (parede fachada) estava materializado ligando a manga metálica a um tubo PVC, pelo exterior tem uma campânula. Atualmente o tubo PVC apresenta danos devido aos gases combustão, pelo que a ligação não estava estanque, ou seja, tenho gases a extrair para o compartimento (cozinha) - ver foto.

    Perguntas:
    1) a disposição correcta deverá garantir a continuidade da manga até ao exterior ou existe algum elemento (metálico?) Que deve ser previsto para o efeito?

    2) pretendo responsabilizar o técnico que fez a instalação. Consultando a FTH não consigo perceber se o técnico identificado no corpo da ficha e o identificado nas peças desenhadas são os projetistas ou o projetista e o instalador. Como saber?

    Obrigado.
      IMG_20200109_181809.jpg
  2.  # 2

    nem pode ter isso em PVC, os ductos e condutas de extração de fumos tem de ser realizados em material incombustível...
    Concordam com este comentário: RRufino
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasnem pode ter isso em PVC, os ductos e condutas de extração de fumos tem de ser realizados em material incombustível...
    Concordam com este comentário:RRufino


    Viva Pedro, disso não tenho dúvidas, obrigado. Consegue-me ajudar na questão da FTH?
  4.  # 4

    Esquece a FTH... nem sequer deve dizer nada... o tecnico a responsabilizar seria o director tecnico/ directo de fiscalização. quanto ao resto, já passarma os 5 anos de garantia, né?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRufino
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasEsquece a FTH... nem sequer deve dizer nada... o tecnico a responsabilizar seria o director tecnico/ directo de fiscalização. quanto ao resto, já passarma os 5 anos de garantia, né?


    Sim já passaram os 5 anos. Quanto ao resto temia que fosse essa a resposta, a verdade é que acho uma tremenda irresponsabilidade...mas pronto.
  6.  # 6

    No meu caso, vai direto a uma pequena parede/caixa de ar onde se encontra com o do exaustor. Coloquei o tubo directo à parede e fechei as zonas onde poderia sair com uma massa.
  7.  # 7

    Só para dar feedback fica a foto do tal tubo PVC.
      IMG_20200110_143250.jpg
 
0.0134 seg. NEW