Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Habitação unifamiliar, numa zona predominantemente habitacional de frente urbana colmatada e consolidada.

    Área do terreno 225.00m2
    Área de implantação 103.54m2
    Área de logradouro 121.46m2

    CAVE

    Neste piso está previsto a zona de garagem com acessos verticais de distribuição. Será uma garagem
    para 3 viaturas e estão previstas uma Lavandaria/arrumos e uma Garrafeira/arrumos. Este piso será
    acedido através de uma rampa que liga á cota da rua. No fim desta rampa existira uma grelha de
    recolha de águas. As escadas interiores de ligação ao piso superior serão em betão armado.
    Todas as divisões são ventiladas naturalmente ou mecanicamente.

    RÊS-DO-CHÃO
    Piso desenvolvido no conceito de “open space”, a zona da entrada será uma zona coberta para
    permitir aceder à habitação em dias de mau tempo sem estar exposto a esses elementos. O hall de
    entrada dá acesso a uma zona técnica em armário assim como acesso à instalação sanitária de serviço.
    A vista para a sala será protegida por um ripado de madeira que criará um obstáculo físico
    direcionando as pessoas para o centro da habitação. Neste piso teremos sala de estar, sala de jantar e
    cozinha, tudo com ligação com o exterior.
    Todas as divisões são ventiladas naturalmente ou mecanicamente.
    O acesso a este piso é feito diretamente da rua, existe uma diferença de cota que é ultrapassada
    através da utilização de escadas, que comprem o regulamento das acessibilidades. Ponto médio de
    elevação é de 1,20m em relação ao piso interior do rés-do-chão.

    PISO 1
    Topologia T3 com 1 suite com instalação sanitária, roupeiro (closet) e dois quartos com roupeiros
    embutidos com uma instalação sanitária partilhada.
    Todas as divisões são ventiladas naturalmente ou mecanicamente.

    COBERTURA
    Os painéis do sistema Sandwich de cobertura deverão ser montados em sequência. A nervura livre
    do elemento a pousar vem cobrir a nervura livre do último elemento aplicado. O sentido de
    progressão da montagem dos painéis deverá ser escolhido em função dos ventos dominantes. Esta
    condição implica a aplicação do painel tipo “direito” ou tipo “esquerdo”.
    Os painéis deverão ser pousados sobre apoios de (madeira ou metal) e as larguras mínimas serão de
    60mm para madeira e 40mm para o aço.
    A pendente da cobertura é dada pela estrutura de suporte. Os painéis deverão ser montados
    normalmente com uma pendente superior a 10%. Para uma pendente, entre os 10% e 7% é necessário
    prever um remate em espuma de polietileno na cumeeira com a geometria inversa da cobertura.
    Abaixo dos 7% e até a um mínimo admissível de 5%, os painéis de cobertura só poderão ser utilizados
    caso vençam com um só elemento a água da cobertura.
    Todos os remates, nomeadamente, as abas de sobreposição, as juntas, fixações de costura,
    cumeeira, remates longitudinais, remates laterais, paramentos e extremidades da pendente deverão
    ser executados sempre com material próprio para esse efeito.
    Montagem de claraboia ventilada nas escadas.

    FACHADA
    As fachadas serão executadas em sistema de capoto de 8 a 10mm revestida com rede e argamassa
    de reboco de cor indicada no projeto. Todos os elementos saídos do alinhamento da fachada são
    meramente decorativos.
    Ver desenhos com localização de materiais.

    MUROS EXTERIORES
    Os muros serão chapeados na parte frontal e nas traseiras iram acompanhar sempre que possível o
    alinhamento com os existentes. Esta solução cumpre o regulamento atual assim com o estabelecido no
    loteamento.

    Piso Cave (área útil)
    INTERIOR
    • Garagem 56.40m2
    • Hall de escadas 2.36m2
    • Acesso vertical (escadas) 4.92m2
    • Lavandaria/arrumos 7.23m2
    • Garrafeira/arrumos 4.33m2

    EXTERIOR
    • Rampa de acesso com grelha pluvial (microcubo de granito cinza) 15.66m2

    Piso Rês-do-chão (área útil)
    INTERIOR
    • Hall de entrada (flutuante Ac5) 4.75m2
    • Instalação sanitária (flutuante Ac5) - (espelho a toda a altura e largura
    do lavatório)
    3.88m2
    • Sala de estar (flutuante Ac5) 30.10m2
    • Acesso vertical (escadas) 7.00m2
    • Sala de jantar (flutuante Ac5) 15.69m2
    • Cozinha (flutuante Ac5) 15.69m2

    EXTERIOR
    • Deck exterior traseiro (churrasqueira) 13.43m2
    • Jardim traseiro (relva + 2x árvore Acer (zelha) 83.99m2
    • Hall das escadas coberto (entrada) 3.99m2
    • Área de chegada 4.56m2
    • Jardim frontal (relva + árvore Acer Japonês vermelho) 5.33m2
    • Área técnica 4.26m

    Piso 1 (área útil)
    INTERIOR
    • Suite (flutuante Ac5) 15.90m2
    • Roupeiro (flutuante Ac5) 6.64m2
    • Instalação sanitária (cerâmico) - (espelho a toda a altura e largura do
    lavatório)
    7.79m2
    • Acesso vertical (escadas) 6.03m2
    • Instalação sanitária (cerâmico) - (espelho a toda a altura e largura do
    lavatório)
    4.84m2
    • Quarto (flutuante Ac5) 16.21m2
    • Quarto (flutuante Ac5) 16.21m2

    Piso Cobertura
    • Cobertura (sistema sanduíche) 87.65m2
    • Claraboias (vidro) 1.57m2
      Plantas.png
  2.  # 2

    Eu que nada percebo do assunto gosto da planta, Acho arrumadinha!
    Concordam com este comentário: pauloagsantos, 21papaleguas
  3.  # 3

    Imagens 3D Exterior
      3d2.png
  4.  # 4

    A sala é horrível...escada zona de passagem
    Na garagem o carro passa à rasca por baixo das escadas... E bate se la com a cabeça concerteza.

    São os pontos negativos que me chamam a atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  5.  # 5

    No exterior... Vejo ali um fetiche por meninas de uniforme escolar.... 🤭😔
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasA sala é horrível...escada zona de passagem
    Na garagem o carro passa à rasca por baixo das escadas... E bate se la com a cabeça concerteza.

    São os pontos negativos que me chamam a atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    Não conseguimos pensar nas escadas de outra forma tendo em conta a disposição em area e da forma que queriamos o 1º andar, mas aceito sugestões. A sala pretendia em openspace, daí ficar desta forma.

    A cave ficou desta forma, de modo poder entrar e sair com maior facilidade possível os 2 carros. Relativamente à altura,vou questionar arquitecto, um pormenor interessante que não questionei. Obrigado Pedro barradas pela análise.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasNo exterior... Vejo ali um fetiche por meninas de uniforme escolar.... 🤭😔
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    Confirmo. :)
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasA sala é horrível...escada zona de passagem
    Na garagem o carro passa à rasca por baixo das escadas... E bate se la com a cabeça concerteza.

    São os pontos negativos que me chamam a atenção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    Mas tinha alguma sugestão em termos de mudança das escadas? sempre fico possivelmente com uma visão diferente.
  9.  # 9

    A sala tem o espaço retalhado/ atranvancado com as zonas de pasagem e leigação das escadas, tem ali um enorme espaço inutilizavel defronte da caixa de escadas no piso 0. A porta de entrada do edificio, não cumpre as normas de acessibilidade, pois terá de ter uma gola do lado do puxador com o mínimo de 30cm... e tem praticamente 0.

    as imagens das plantas são algo confusas, com muita coisa sobreposta. consegue meter imagens das plantas mais aproximadas de cada piso?

    Colocado por: marcoveriNão conseguimos pensar nas escadas de outra forma tendo em conta a disposição em area e da forma que queriamos o 1º andar,

    è nisso que tem de batalhar com o arquitecto, uma resolução, ou uma melhoria... Tem o Piso 0, na minha opinião mal aproveitado e atravancado ( zona da escada, sala , hall de entrada)
    A solução seria encurtar mais as escada, mas como não tem qq quarto no piso 0, não estou a ver como, mantendo a escada naquela posição.
    Este EXERCÍCIO, é para fazer com o autor do projecto de arquitectura.
  10.  # 10

    .. mais uma coisa, o painel sandes. é uma coisa absolutamente abominável....
    E a claraboia... com medidas xpto como a que está prevista, eu não queira, a meter é aplicar uma claraboia decente, da VELUX, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  11.  # 11

    Olá,

    No geral gosto da proposta.
    Mas falta-lhe contexto... assim custa-me a analisar.
    Para que lado é o Norte? Zona? Vistas? Orçamento?

    Ainda assim:
    - Talvez preferisse encurtar o alpendre da entrada, meter a porta de frente, e o WC em frente encostado à escada... é que o hall como o tem, acho que corta-lhe muito a largura da sala... e depois sobram-lhe ali espaços (como aquele em frente à janela da sala) e cria-lhe muita tensão entre escadas, circulação e o sofá...
    - Talvez não fosse mal pensado, desistir do mini jardim frontal e fazer uma rampa e portão de garagem mais largos... assim os veículos não necessitavam de entrar tanto, aproveitando melhor o espaço no fundo da garagem. Isso, ou alongar a rampa... porque sendo demasiado inclinada, ou comprará 2 jipes, ou deixará o carro na rua na maior parte do tempo... E muita atenção às alturas...
    - Pessoalmente, acho melhor ter a Suite do Casal na fachada principal... para melhor controlo à noite sobretudo.
    - Nesse caso, e tendo a suite à frente... poderia considerar encurtar o closet/WC da suite, e fazer uma escada de tiro, adossada à empena da casa... talvez funcionasse melhor, não sei.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasA sala tem o espaço retalhado/ atranvancado com as zonas de pasagem e leigação das escadas, tem ali um enorme espaço inutilizavel defronte da caixa de escadas no piso 0. A porta de entrada do edificio, não cumpre as normas de acessibilidade, pois terá de ter uma gola do lado do puxador com o mínimo de 30cm... e tem praticamente 0.

    as imagens das plantas são algo confusas, com muita coisa sobreposta. consegue meter imagens das plantas mais aproximadas de cada piso?


    è nisso que tem de batalhar com o arquitecto, uma resolução, ou uma melhoria... Tem o Piso 0, na minha opinião mal aproveitado e atravancado ( zona da escada, sala , hall de entrada)
    A solução seria encurtar mais as escada, mas como não tem qq quarto no piso 0, não estou a ver como, mantendo a escada naquela posição.
    Este EXERCÍCIO, é para fazer com o autor do projecto de arquitectura.


    Concordo que na zona frente das escadas existe ali um espaço morto. A porta não vejo porque diz não cumprir acessibilidades. Infelizmente já disposemoe escadas de várias formas e a que mais agradou no geral foi esta. Aproveito para dizer que com as cotas do terreno que está em loteamento, e de forma a carro não bater, existe uma elevação do piso 0 na zona da fachada, onde está um mini escritório separado por ripas da madeira, da sala. E tendo em conta cota é loteamento a e entrada da casa teria de ser feita naquela zona onde está caso contrário ou n fazia cave ou roubava muita área interior para conseguir entrar em cada fazendo mais degraus exteriores. Mas mais tarde coloco planta mais aproximada e esses exemplos de que falo.
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas.. mais uma coisa, o painel sandes. é uma coisa absolutamente abominável....
    E a claraboia... com medidas xpto como a que está prevista, eu não queira, a meter é aplicar uma claraboia decente, da VELUX, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    Agora assustou me. Absolutamente abominável porque? O tamanho da clarabóia é a largura das escadas.
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel OliveiraOlá,

    No geral gosto da proposta.
    Mas falta-lhe contexto... assim custa-me a analisar.
    Para que lado é o Norte? Zona? Vistas? Orçamento?

    Ainda assim:
    - Talvez preferisse encurtar o alpendre da entrada, meter a porta de frente, e o WC em frente encostado à escada... é que o hall como o tem, acho que corta-lhe muito a largura da sala... e depois sobram-lhe ali espaços (como aquele em frente à janela da sala) e cria-lhe muita tensão entre escadas, circulação e o sofá...
    - Talvez não fosse mal pensado, desistir do mini jardim frontal e fazer uma rampa e portão de garagem mais largos... assim os veículos não necessitavam de entrar tanto, aproveitando melhor o espaço no fundo da garagem. Isso, ou alongar a rampa... porque sendo demasiado inclinada, ou comprará 2 jipes, ou deixará o carro na rua na maior parte do tempo... E muita atenção às alturas...
    - Pessoalmente, acho melhor ter a Suite do Casal na fachada principal... para melhor controlo à noite sobretudo.
    - Nesse caso, e tendo a suite à frente... poderia considerar encurtar o closet/WC da suite, e fazer uma escada de tiro, adossada à empena da casa... talvez funcionasse melhor, não sei.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    Vou tentar hoje enviar mais dados, de forma a explicar a orientação para estas escolhas.
  15.  # 15

    Não acho projeto assim tão mau, mas, por uma questão de climatização, não usaria envidraçados tão grandes nos quartos...
    Concordam com este comentário: antonylemos
  16.  # 16

    Gosto de tudo no geral.
    Simples e arrumadinha, com boa ligação entre os espaços.
    Também não percebo nada disto, apenas uma opinião como utilizador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  17.  # 17

    essa planta pelo menos no 1ºandar, tem direitos de autor :))

    otimizando a escada e fica perfeito.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021, marcoveri
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoveri
  18.  # 18

    Colocado por: marco1essa planta pelo menos no 1ºandar, tem direitos de autor :))

    otimizando a escada e fica perfeito.
    Concordam com este comentário:Anonimo09092021,marcoveri
    Estas pessoas agradeceram este comentário:marcoveri


    E Agradeço imenso. Quanto às escadas não percebi o que quis dizer
  19.  # 19

    Já por aqui falei nisso, havendo 3 pisos servidos pela mesma escada, é mais confortável descer ou subir mais rapidamente e em menor extensão de percurso, assim eu pelo menos costumo fazer essas escadas com 3 degraus no patamar intermedio, ou seja 2 na diagonal e um a meio- Isto vai permitir para alem do que falei acima, reduzir a extensão da escada para o miolo da casa e ter assim mais folga.
  20.  # 20

    Colocado por: marco1zer essas escadas com 3 degraus no patamar intermédio, ou seja 2 na diagonal e um a meio- Isto vai permitir para alem do que falei acima, reduzir a extensão da escada para o miolo da casa e ter assim mais folga.

    E sendo a escada neste caso, inserida no percurso acessível. É possível ter degraus na diagonal, ao invés de patamares?
 
0.0252 seg. NEW