Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

    Colocado por: jorgealvesque pode ser qualquer electricista.
    Concordam com este comentário:callinas


    Colocado por: callinas
    Sim


    Obrigado pelo esclarecimento.
  2.  # 402

    Boa tarde.
    Instalei painéis à umas semanas e com eles veio um sistema OWL Intuition para eu fazer o acompanhamento da produção e consumo (não costumo usar, é a minha senhora que tem mais atenção a isso).

    Assumo que não seja fiável a 100% nem tinha essa expectativa, no entanto tenho notado umas discrepâncias nas contagens, por exemplo,nos últimos dias tenho chegado a casa (14:15) e diz que estou a consumir 1kW (e a produzir 1.2kW) quando tenho os miúdos a ver tv, ou seja, algo que normalmente devia andar nos +/- 400w (180w standbys e a tv mais uns 150w) , o mais estranho é dizer que estou a gastar 1,06kW e quando eu ligo o microondas e aquilo actualiza e diz que estou a gastar +/- 600w, ou seja, baixa.
    Ainda hoje por volta das 5:49 as 6:09 da manhã tenho um pico de consumo de 6kW, eu acordo as 04:40 para ir trabalhar, mas só como cereais e sumo, não ligo nada eléctrico, muito menos para esses valores.

    É o aparelho que habitualmente não é muito fiável ou existe algum problema extra? Assumo que o vizinho do lado não me devem andar a "roubar" luz, ou pode acontecer ?

    Cumprimentos e obrigado pelo vosso tempo.
  3.  # 403

    No quadro da casa pode ver a potência instantânea a ser consumida na casa. Na maioria dos contadores chega-se a esse valor pressionado o botão 2s, seguindo e carregar curto várias vezes até aparecer no ecrã algo como "Vlrs intanst". Nova pressão longa do botão e depois pode escolher em novo menu amepragem ou potência. O valor que aparece vai ser o saldo total da casa. Mas pode ser útil para validar os dados comunicados pelo OWL.
  4.  # 404

    Boas, a ver se alguém me ajuda a decidir pelo sistema a optar.

    Tenho uma proposta que está na tabela para instalar o sistema de AQS+Aquecimento central. Tenho plena consciência de que os paineis fotovoltaicos são apenas para alimentar a bomba de calor para AQS, esta proposta veio aliás em alternativa ao sistema solar térmico na tabela que estava inicialmente pensado. A minha questão é se os paineis e restantes componentes do sistema e marcas são de boa qualidade e se valerá a pena seguir esta opção. Os paineis serão suficientes para aquecer as águas ou terei que gastar mais energia do que se colocasse um tradicional e reconhecido solar térmico?

    Esta opção ficaria ainda liga à rede da casa para consumo interno ainda que não esteja dimensionada para isso. Dizem me que com 5 ou 6 paineis já ficaria numa situação de autoconsumo. è para instalar numa moradia nova e para aquecer cerca de 200m2, para 3 pessoas.
      111111111111111111111111111.png
  5.  # 405

    O tradicional e reconhecido solar térmico dá para as águas sanitárias. É o que tenho aqui e para isso serve perfeitamente. No Inverno há alguns dias em que preciso de ligar a resistência elétrica à noite, mas a maior parte do ano não preciso de nada para além do solar térmico. Para aquecimento central imagino que seja mais elaborado. Depende da zona onde vive. Aqui para os meus lados não sofro muito com o frio e quando é necessário ligo a minha salamandra a pellets no inverno.
  6.  # 406

    A ideia é os paineis fotovoltaicos serem dimensionados apenas para alimentar a bomba de calor que aquece a agua para AQS. Ou seja, substituir os painéis solares térmicos por fotovoltaicos será boa opção? O investimento inicial é o mesmo...

    Para o aquecimento central para já fica o recuperador a lenha e pré-instalação para um sistema complementar se for necessário mais tarde.
  7.  # 407

    Pelo que percebi seriam 600W de potência fotovoltaica instalada para essa bomba de calor (300L capacidade?)
    Eu com 500W instalados fotovoltaicos gero cerca de 3kWh por dia, embora não esteja na situação ideal pois prédios vizinhos fazem-me sombra mais para o fim da tarde.
    Alguém com mais experiência com bombas de calor talvez possa dizer quantos ºC precisa de aquecer o depósito todos os dias para termos uma ideia da energia necessária.
  8.  # 408

    O que interessa também saber é a eficiência de conservação de energia do depósito, a temperatura ambiente onde está, a eficiência energética da bomba de calor e a temperatura a que se quer a água no depósito.
  9.  # 409

    O que interessa também saber é a eficiência de conservação de energia do depósito, a temperatura ambiente onde está, a eficiência energética da bomba de calor e a temperatura a que se quer a água no depósito.


    Tendo em conta as marcas propostas, terão estas boa eficiência energética?

    O depósito ficaria dentro de casa precisamente para maximizar a eficiência, numa zona não fria.
  10.  # 410

    Boa tarde, possuo um painel 275w, virado para sudoeste e a cerca de 38° de inclinação, consigo pico máximo entre 175 a 200w, com uma média de produção de 1.4kw diários.

    Acham que podia produzir mais, talvez a inclinação seja muita?

    Cumprimentos
    • zed
    • 16 julho 2020

     # 411

    Os inversores fazem algum ruído? Da para ter num sótão por cima de um escritório e quartos?

    Ou então perto do quadro e sala de estar, dentro de um armário?
  11.  # 412

    zed
    creio que não... pelo menos eu nunca ouvi
    tenho a sensação que é como o contador da edp, tambem nao o ouvimos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
    • Iko
    • 20 julho 2020 editado

     # 413

    Bom Dia!

    Penso que este seja o tópico indicado.

    Na casa do meu Pai, ha coisa de mais de 10 anos instalaram um Kit de energia Fotovoltaica para produção própria. (não estou bem dentro dos pormenores). Mas o contrato em questão já acabou há alguns meses e dei a ideia ao meu Pai de fazer a alteração do sistema para consumo próprio instalando baterias e um conversor. Na altura que lá estive apenas constatei que o sistema que lá está fabrica muito mais energia que a casa necessita.

    O que acham da proposta, preço, etc... Alguém aconselha melhores soluções?




    https://bbcode0.com/full/2020/7/20/e2488fdbbab6d5930b98c95dbe2503c0-full.png.html
    https://bbcode0.com/full/2020/7/20/1bfd51e8c8a2a052df6730feff87307c-full.png.html
  12.  # 414

    Colocado por: IkoBom Dia!

    Penso que este seja o tópico indicado.

    Na casa do meu Pai, ha coisa de mais de 10 anos instalaram um Kit de energia Fotovoltaica para produção própria. (não estou bem dentro dos pormenores). Mas o contrato em questão já acabou há alguns meses e dei a ideia ao meu Pai de fazer a alteração do sistema para consumo próprio instalando baterias e um conversor. Na altura que lá estive apenas constatei que o sistema que lá está fabrica muito mais energia que a casa necessita.

    O que acham da proposta, preço, etc... Alguém aconselha melhores soluções?




    https://bbcode0.com/full/2020/7/20/e2488fdbbab6d5930b98c95dbe2503c0-full.png.html
    https://bbcode0.com/full/2020/7/20/1bfd51e8c8a2a052df6730feff87307c-full.png.html

    Há muita coisa contraditória no discurso.
    - Tenho 16 painéis, não acho que seja demais, para uma casa climatizada por AC ou BCalor. É demais para a carteira quando se gasta, mas no que toca a poupar, para ter ideia, desde que nasce o sol, até que se pões, o sistema dá energia para a casa toda.

    Não percebo como o sistema se paga em 5 anos. Tenho um sistema de baterias de 7 kw que espero ter retorno aos 7 - 8 anos, à conta do autoconsumo e não da energia armazenada em baterias, que custou menos de 5,500 euros.

    Faça as contas
    Poupa 4,5 kw de energia diariamente à conta das baterias
    portanto 4.5 kW/dia x 18 cent. x 365 dias = 296 euros por ano poupança devido à acumulação de baterias (mas com muita sorte, há meses de inverno que o sistema não vai conseguir produzir e acumular energia)

    Poupa 265 euros de energia em auto consumo por ano, se tiver uma casa que gasta alguma energia, bomba calor, AC, etc

    Total dá 560 euros/ano de energia, logo o investimento custa quase 10 anos a amortizar.

    Peça orçamento à solarshop e solarimpact, por 5.500 consegue montar 7kw de acumulação.

    De resto, a ideia é boa.
  13.  # 415

    Boas,
    Acho que já perguntei aqui ou noutro tópico e não recebi resposta. Alguém sabe como ver nos novos contadores Smart (ziv prime Alliance) a quantidade de electricidade injectada e consumida? Eu tinha um contador digital que era compatível mas quando declarei a instalação do autoconsumo vieram cá trocar por este. O certo é que a produção se mantém constante mas as contas aumentaram desde que trocaram, e perguntou-me se estarei também a pagar o que injecto na rede... Como saber se está também a contar a produção como consumo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  14.  # 416

    Na lista dos contadores que a EDP Distribuição anda a instalar, o que encontro Prime Ziv é isto:

    Contador

    Se é um destes, o botão INF dá para aceder ao menu com um pressionar longo, e depois lá é encontrar a opção VlrsInst, ou coisa parecida, que na parte da Potência vê-se a potência que está a ser puxada da rede ou injectada, caso haja excesso.
  15.  # 417

    Sim, é esse ou muito parecido. Não deviam deixar manual de instruções com estas coisas??? Mas como sei se está a ser injectada ou consumida? E se a injectada está a ser somada à consumida e a pago 2x?
  16.  # 418

    nao sei se estou certo
    mas no site da edp nao tem uma lista de contadores preparados para a injecção?

    telefona também para eles
  17.  # 419

    Obrigado pelas respostas. Entretanto num tópico semelhante já me disseram como ler os vários valores e, durante a tarde com nuvens altas tinha um saldo de quase zero (estava a consumir menos de 50W e às vezes a injectar alguns W também, isto com uma TV ligada, computador, 2 combinados e todo o standby, sendo que não é certo estarem os dois combinados a funcionar; um estava o outro está na garagem e não fui ver). Ou seja, com os cerca de 250W que estavam a ser produzidos dava mais ou menos para equilibrar consumo e produção, pelo que no geral, num dia de pleno sol (se não usar o AC), a produção deve ser quase sempre um pouco em excesso. Daí eu estar indignado por as contas não terem descido apreciavelmente... mas pronto, terei que fazer as contas mais a longo prazo e comparar outra vez com o pré-painés, para ver no que dá. Pode estar a ser paranóico.
  18.  # 420

    Colocado por: callinas
    Os meus estão assim colocados
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pt_curious,zinna,Anonimo12122020


    Gostei imenso da ideia, posso pensar numa aplicação semelhante no futuro, consegue convencer-me com a teoria, mas será que na prática assim funciona melhor que a dita inclinação?
 
0.1608 seg. NEW