Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Eu e a minha namorada estamos neste momento a pagar 400euros de renda por um apartamento, eu tenho ambos temos 22 anose queremos comprar uma casa, até porque pensamos que no total será mais vantajoso.
    Surgiu.nos agora a oportunidade de comprar uma casa por 80m, e queriamos fazer um empréstimo de 90m(para mobilar) ao máximo de anos possivel.
    Neste momento e a minha namorada trabalhamos e estudamos, juntos ganhamos cerca de 1500€.
    Feitas as introduções, gostaria de apelar à vossa experiência e conhecimentos para que me elucidem do seguinte: Para estas caracteristicas é preciso fiador? Emprestam.nos facilmente o dinheiro? qual a instituição bancária com melhores condições para este caso (financiamento 100%, baixa prestação no máximo de anos possivel)?
    Temos em vista o Crédito agricola(não somos clientes), santander (sou cliente), MG (ela é cliente) e a CGD..
    O que vos parece? por qual optariam?

    Muito obrigado a todos,

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Eu perguntava em:

    BBVA
    Barclays
    Montepio
    Banco Popular

    Cumprs
  3.  # 3

    Casa custa 80m, vcs querem 90m, e esperam que a avaliação do banco seja na ordem dos 90m, para terem 100% de finaciamento, correcto?
    Ou seja, não têm qualquer dinehiro para entrada e para os custos de compra (registos, etc...) têm?

    O BES para crédito Jovem empresta até 100%, por isso tb pode ser uma alternativa.
  4.  # 4

    Surgiu.nos agora a oportunidade de comprar uma casa por 80m, e queriamos fazer um empréstimo de 90m(para mobilar) ao máximo de anos possivel.


    Para estas caracteristicas é preciso fiador? Emprestam.nos facilmente o dinheiro? qual a instituição bancária com melhores condições para este caso (financiamento 100%, baixa prestação no máximo de anos possivel)?


    Questão fundamental: compra por 80mil, mas qual é o valor da avaliação ?

    A não ser que a casa valha mais de 110mil, dificilmente lhe darão 90. Financiamento a 100% já é raro, e só disponível para bons clientes. 90% é o máximo a que a generalidade dos clientes pode aceder, nos próximos tempos. Depois, dependendo da sua relação com o banco e da avaliação de risco, o spread pode ou não ser razoável.

    Mais: 90.000 Euros com uma taxa de aproximadamente 2,85% (spread a rondar o 1,75%), a 40 anos significam uma prestação de cerca de 315 Euros, mais despesas, mais seguros. Arredondando, 375 Euros, taxa de esforço a rondar os 25%, parece razoável, mas as taxas estão a um nível historicamente baixo, pelo que é expectável que subam, no final de 2010.
  5.  # 5

    Caixa Galicia, se for sócio da Deco tem acesso a condições especiais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: moraisdd, serramalheiro
  6.  # 6

    sim, não temos qualquer capital, das simulações que fiz a caixa agricola parece-me o melhor 100% taxa fixa 310 euros + seguros, que vos parece? tenho um amigo que comprou sozinho uma a 80m e na altura das taxas altas pagava 400e com seguros pelo mesmo banco.
    Das simulações ganha o santander, MG e a caixa agricola.
    Parece-vos bem?

    Cumps,
  7.  # 7

    na altura das taxas altas pagava 400e com seguros pelo mesmo banco.


    Tempos diferentes. Se se refere aos últimos 2 ou 3 anos, as "taxas altas" não eram nada de extraordinário, e seguramente que ele tinha um spread baixo. Os valores da sua simulação são semelhantes aos que forneci e

    No caso hipotético que referi acima, cada 1% de aumento da taxa de juro significa mais 50 Euros/mês. Um aumento de 2% nos próximos 2 a 3 anos não será nada de inesperado.
  8.  # 8

    Obrigado, mas só mais uma duvida!
    Não somos casados e legalmente ainda não vivemos em união de facto, podemos comprar a casa juntos?

    Obrigado

    Cumps,
  9.  # 9

    ps. O nosso IRS não é conjunto também.
  10.  # 10

    Pode, claro. A maior parte dos jovens fá-lo..
  11.  # 11

    Colocado por: luisvvPode, claro. A maior parte dos jovens fá-lo..


    e depois arrepende-se ... mas isso são outras contas :)

    Boa Sorte.
    •  
      FD
    • 6 outubro 2009

     # 12

    Colocado por: Hugo S.e depois arrepende-se ... mas isso são outras contas :)

    É só ler: separação.
  12.  # 13

    Bem, após isto tudo, e já com dinheiro para as despesas as contas vão ser outras:

    Vamos comprar um T2 novo, com garagem individual e arrecadação (cazinha full extras) e andamos atrás do melhor crédito habitação e é aqui que venho pedir AJUDA a vós e à vossa experiência que habitualmente me costuma ser bastante útil.
    Então vamos considerar o seguinte:

    2 pax nos 22 anos,
    Crédito possivelmente a 50 anos,
    euribor 3 ou 6 meses

    Preço de aquisição (e empréstimo a pedir) 142500
    Valor estimado da avaliação:casas iguais têm andado entre os 150000 e os 165000

    QUAL O MELHOR BANCO???
    Tenho 3 simulações em casa: BES, MILLENIUM e SANTANDER sendo que o que ganha com o empréstimo a 50 anos e um spread de 1.6 nos primeiros 5 anos e de 1.8 nos seguintes, dando um prstação de 402euros mais 25 euros em seguros, pecando apenas pelo facto de precisar de uma avaliação na ordem dos 167650 (impossivel??)

    Com estes factos venho-vos pedir a vossa opinião...Partilhem comigo a vossa sabedoria...

    Obrigado
    • naar
    • 22 novembro 2009

     # 14

    Boas,

    Como é que quer que a gente (neste caso, eu) saiba por quanto é que o Sr. Avaliador, vai avaliar a sua "cazinha full extras".

    A minha "sabedoria" é dizer-lhe para não se fiar, o que valia ao olhos do banco há 2 anos atrás 420.000,00, agora vale 350.000,00, e agora estou como o outro, é só fazer as contas. :)

    Boa decisão e boa sorte!
    • naar
    • 22 novembro 2009

     # 15

    Só mais uma coisita, :)

    Não consegue ter fiadores? para lhe baixar esse spread??
  13.  # 16

    sim consigo... "Valor estimado da avaliação:casas iguais têm andado entre os 150000 e os 165000" -- Avaliações feitas este ano!!! Algumas delas à uns meses!

    Obrigado,

    Cumprimentos
  14.  # 17

    Alguém me consegue ajudar?

    Cumprimentos
  15.  # 18

    Há! o meu objectivo é ter a prestação mais baixa possível, sem carências nem valor residual.
  16.  # 19

    Boas fabiorafa,

    Alguns aspectos a considerar, e lembre-se que as taxas euribor estão em mínimos históricos, pelo que deve deixar uma folga para quando as taxas começarem a subir.

    O financiamento que pretende com essas características (e não sei se já está a contar com o IMT) tem uma mensalidade prevista e assumindo como pressuposto os actuais mínimos (euribor 3M / 6M a rondar os 0,95%):

    - com spread 1,6%: 420,46 €
    - com spread 1,8%: 437,30 €

    Se as taxas de juro estiverem nos 4,5% (os máximos atingidos em Setembro / Outubro de 2008 foram bem acima dos 5%), as suas mensalidades serão:

    - com spread 1,6%: 760,68 €
    - com spread 1,8%: 781,91 €

    Ou seja, não deve querer esticar a corda toda agora com as taxas neste valor.

    Deve contar com o início da subida já em 2010 e, para o bem do mundo, com subidas graduais ao longo dos próximos 4 a 7 anos.

    Lembre-se que a taxa de juro tem por objectivo "controlar" a inflação, e se esta se mantém relativamente baixa, os aumentos salariais "normais" andarão sempre a rondar os valores da inflação, com tendência para serem inferiores, como tem sido ao longo destes últimos anos, ou seja, a rondar os 2%.

    Faça as contas de maneira a que o total de mensalidades de um ano (qualquer coisa entre os 5500 € e os 6500 €) não seja superior a 30% do seu rendimento anual bruto (e acredite que já estou a ser simpático quando digo "bruto", pois eu prefiro fazer as contas ao rendimento anual líquido + reembolso de IRS caso seja expectável).

    Seja em que situação for, ao diferencial entre os tais 760 € / 780 € e os 420 € (cerca de 330 € / mês), devia considerar poupá-los todos os meses, para que num momento em que a taxa de juro se aproximasse daqueles valores que referi, os 4,5%, utilizasse o valor acumulado para amortização de dívida (com uma taxa de juro de 4,5% + 1,8% de spread, por cada 5000 € que amortize, diminui 27,44 € a sua mensalidade + seguros).

    Caso não considere estes aspectos e a sua taxa de esforço estimada aos valores de hoje seja elevada, vai necessitar literalmente de muito mais esforço daqui a uns anos.

    1 abraço

    RG

    http://montedoregato.blogspot.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, moraisdd
    • naar
    • 22 novembro 2009

     # 20

    Colocado por: fabiorafasim consigo... "Valor estimado da avaliação:casas iguais têm andado entre os 150000 e os 165000" -- Avaliações feitas este ano!!! Algumas delas à uns meses!

    Obrigado,

    Cumprimentos


    Então ou arrisca no banco com melhores condições e se a avaliação não fôr favorável, tem que ter alguém a quem pedir emprestado o diferencial entre a avaliação desejada e a efectivamente obtida; Ou "joga" pelo seguro e escolhe outro banco com as condições menos favoráveis mas em que o empréstimo é garantido , não ficando a "dever" favores a ningùém.
 
0.0157 seg. NEW