Iniciar sessão ou registar-se
    • Bidu
    • 15 janeiro 2020

     # 21

    Colocado por: AMVPDesculpem o desabafo mas bolas as pessoas nunca sabem o que compram? Se oficialmente é um T1 é isso que é, não um T3.
    Onde é que o vendedor enganou? E o terraço ao menos é da fração? Ou é comum? É que se é comum a situação ainda é pior.
    Há mais de um ano tb vi um apartamento a ser vendido como um T3 que foi construído num terraço. Mas era evidente para todos os olhos que era construção para além da alvenaria do prédio. Mas lá foi vendido por um valor absurdo.



    Para quem nao percebe NADA do assunto sim pode acontecer. Para isso servem os agente imobiliários: vender casas e orientarem o cliente em todo o processo. Se o cliente questiona o facto de estar a comprar um T3 por T1 e o agente diz que nao ha problema e se mais tarde eu quiser é so ir às finanças e pagar uma quantia simbólica para por como deve ser, acreditei. E como disse o tempo para sair da casa onde estava tambem influenciou a compra. Afinal parece nao ser assim tao facil como me foi dito. Mas sim a culpa é minha por nao perceber nada do assunto e ter comprado e confiado.

    Sim o terraço é da fração
  1.  # 22

    Não dê azo a conversas.
    É complicado.
  2.  # 23

    Colocado por: Biduisso servem os agente imobiliários


    Servem só para receber a comissão.
    É a verdade!
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    • Bidu
    • 15 janeiro 2020

     # 24

    Colocado por: PalhavaHá actas de condomínio antigas em que tenham dado aprovação?
    E é um apartamento por piso?
    Como está o do lado?
    É igual?


    Irei confirmar com o administrador.
    Sao 2 apartamentos por piso sendo que o meu é o ultimo e o unico nesse piso.
  3.  # 25

    para legalizar isso tem de meter projeto de alterações.
    tem de ser aprovado pela camara
    os condominos tem de autorizar por escrito
    tem de alterar a Propriedade horizontal, e passa a pagar mais condominio
    alterações nas finanças e conservatoria - vai aumentar IMI
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 26

    Colocado por: Biduprefiro que esteja tudo legal e viver em paz


    a legalização pode não ser possivel, e se for possivel custará certamente dinheiro.

    eu não sei o que lhe dizer... Não olhou para a certidão predial e para o registo na conservatória antes de comprar? via-se bem que isso estava registado como um T1 com uma area de X. Nessa altura é que devia ter confrontado o vendedor por estar a vender um T3 com uma área de X+Y.

    eu diria para recorrer as serviços da mesma imobiliária para despachar o problema para outro, porque mesmo que queira fazer, o banco do comprador pode sempre detectar a ilegalidade e não conceder o crédito.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 27

    Colocado por: Bidu

    Estou a levantar isto pois alguns vizinhos insistem em cada vez que me encontram nas escadas de tocarem no assunto assim como quem nao quer a coisa. Ate ja disseram que “no outro dia estiveram a falar com o senhor da papelaria sobre isso”. Ou seja ao que parece isto é tema de conversa e nao quero viver na incerteza de talvez um dia receber uma notificação com uma multa ou pior que isso. É certo que ja passaram 10 anos e nada aconteceu mas sei la se um dia alguém com mau fundo decide fazer uma denúncia... prefiro que esteja tudo legal e viver em paz


    Então pronto, existe desconforto da parte deles. Não percebo é porque não reclamaram quando deviam, que foi quando a construção foi feita. Vizinhos sempre a serem vizinhos. Agora querem imputar a si a situação. Eu mandava-os pra o c***** e que fossem reclamar com quem construiu da próxima vez que me abordassem.

    De resto compreendo e penso que sim, que deva tentar legalizar a coisa, porque eu tenho quase a certeza que basta só você não dar confiança que algum desocupado vai decidir queixar.
    • size
    • 15 janeiro 2020

     # 28

    Colocado por: Bidu

    Sim o terraço é da fração


    Não será....

    Tudo indica que esse terraço serve de cobertura a frações inferiores, pelo que, forçosamente, será considerado uma área comum de TODOS os condóminos do prédio.
    Será sim um terraço de seu uso exclusivo, o que é diferente.
  6.  # 29

    Eu não percebo é como é que alguém constrói duas divisões num terraço e ninguém no condomínio bufa e agora com outro proprietário querem bufar. Queres ver que nem deram conta que estavam a construir... fónix, já ando passada com vizinhos palermas. "Ah que dia lindo, vou abrir a janela... Uh Oh! Aumentaram a casa, ah! Nunca tinha reparado! Ahhh" fonixxxxx
    Concordam com este comentário: JotaP, pauloagsantos
    • size
    • 15 janeiro 2020

     # 30

    Colocado por: desofiapedro

    Então pronto, existe desconforto da parte deles. Não percebo é porque não reclamaram quando deviam, que foi quando a construção foi feita. Vizinhos sempre a serem vizinhos. Agora querem imputar a si a situação. Eu mandava-os pra o c***** e que fossem reclamar com quem construiu da próxima vez que me abordassem.


    E é com vinagre que apanha moscas ? :)
    A começar a tratar os vizinhos/condóminos dessa forma, é meio caminho andado para surgir hostilidade a uma possível autorização para legalizar a situação em apreço.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 31

    Colocado por: size

    E é com vinagre que apanha moscas ? :)
    A começar a tratar os vizinhos/condóminos dessa forma, é meio caminho andado para surgir hostilidade a uma possível autorização para legalizar a situação em apreço.


    Acha que nos dez anos anteriores não fizeram farinha com quem construiu e ali viveu, porquê? Porque bebiam chá juntos?

    Eu fazia-me de vitima, assustado com a perspectiva de ficar sem tecto para os filhos e propunha pagar mais que os outros para o condomínio. Ficavam todos contentes e calavam-se....e assumiam aceitar, na acta.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  8.  # 32

    Que comichão provoca a ocupação do terraço nos vizinhos? Até protege das infiltrações!

    Pura maldade das pessoas.
  9.  # 33

    Colocado por: PalhavaQue comichão provoca a ocupação do terraço nos vizinhos? Até protege das infiltrações!

    Pura maldade das pessoas.


    Tem mais é que provocar comichões, mas é na altura devida.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 34

    Colocado por: size

    E é com vinagre que apanha moscas ? :)
    A começar a tratar os vizinhos/condóminos dessa forma, é meio caminho andado para surgir hostilidade a uma possível autorização para legalizar a situação em apreço.


    Eu sei size, tem toda a razão. Foi só um rebentamento raivoso meu por estar escaldada com vizinhos. Nunca seria de todo a solução fazer isso e sim pioraria bastante a situação.
    • AMVP
    • 15 janeiro 2020

     # 35

    Colocado por: Bidu

    Para quem nao percebe NADA do assunto sim pode acontecer. Para isso servem os agente imobiliários: vender casas e orientarem o cliente em todo o processo. Se o cliente questiona o facto de estar a comprar um T3 por T1 e o agente diz que nao ha problema e se mais tarde eu quiser é so ir às finanças e pagar uma quantia simbólica para por como deve ser, acreditei. E como disse o tempo para sair da casa onde estava tambem influenciou a compra. Afinal parece nao ser assim tao facil como me foi dito. Mas sim a culpa é minha por nao perceber nada do assunto e ter comprado e confiado.

    Sim o terraço é da fração


    Os da imobiliária apenas querem vender.
    Repare que nem o banco quis saber.
    Um dia pedi a planta uma agente imobiliária e ela pergunta-me: "é investidora?" Eu respondi que não mas que queria a planta para ver as áreas, sim uma coisa são os meus olhos outra coisa é a planta (admitindo que está certa). Perguntei-lhe que não era normal o pedido. Ela respondeu-me que não, que as pessoas não costumam pedir quem pede normalmente é quem compra para remodelar. A casa não tinha Planta, dizia ela pq obviamente a tinha mas era necessário ir à CM mas que não havia problema porque eles faziam a planta, eu respondi que a mesma era necessária para o banco. Resposta: oh, eles não querem saber, nós fazemos a planta e eles aceitam fingimos todos.

    É assim o mercado regulado do sector imobiliário e bancário.

    Percebo que a inexperiência leva-nos a situações complicadas apenas fiz o desabafo pq de facto vejo muitas pessoas a reclamar de coisas que às vezes até são fáceis de verificar.
    • Bidu
    • 15 janeiro 2020

     # 36

    Colocado por: size

    Não será....

    Tudo indica que esse terraço serve de cobertura a frações inferiores, pelo que, forçosamente, será considerado uma área comum de TODOS os condóminos do prédio.
    Será sim um terraço de seu uso exclusivo, o que é diferente.


    A area do terraço esta incluida na caderneta predial da minha casa. Isto a muitos anos atras era a casa da porteira ou seja era de todos. (T1 + 2 terraços). Depois todos acordaram e decidiram tornar istk numa fração independente e vender. Foi quando a pessoa que comprou a casa decidiu fazer construção num dos terraços para expandir a casa. Portanto esse terraço nao era comum mas sim da casa quando decidiram tornar numa fração independente...



    Colocado por: desofiapedroEu não percebo é como é que alguém constrói duas divisões num terraço e ninguém no condomínio bufa e agora com outro proprietário querem bufar. Queres ver que nem deram conta que estavam a construir... fónix, já ando passada com vizinhos palermas. "Ah que dia lindo, vou abrir a janela... Uh Oh! Aumentaram a casa, ah! Nunca tinha reparado! Ahhh" fonixxxxx
    Concordam com este comentário:JotaP,pauloagsantos


    Nao sei o que se passou a 10 anos atras mas pelo que percebi a administração andou sempre atras dos proprietários para legalizarem a obra. Entretanto a casa foi vendida a mais duas pessoas diferentes e agora comprei eu. E acho que o discurso foi sempre o mesmo que estao a ter agora comigo... mandam para o ar o assunto...
    • AMVP
    • 15 janeiro 2020

     # 37

    Sendo assim, ou esquece as "bocas" ou tenta legalizar.

    Parece-me que alguém se arrependeu de ter feito esse negócio, transformação em fração e agora chateia todos que aí morem. E todos vão saindo para não se chatearem.
    • size
    • 15 janeiro 2020 editado

     # 38

    Colocado por: Bidu

    A area do terraço esta incluida na caderneta predial da minha casa.Isto a muitos anos atras



    Sim, mas os elementos da caderneta predial não comprovam que o terraço seja de sua propriedade. O fisco apanha essas áreas para imputar IMI daquilo utiliza.
    Tem, sim que consultar o registo na Conservatória, ou a escritura de constituição da propriedade horizontal do prédio.
    Como já referi, se esse terraço serve de cobertura a habitações inferiores, de certeza que não poderá ser de sua propriedade, mas sim uma área comum do condomínio.
 
0.0210 seg. NEW