Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um recuperador de calor, uso a cerca de 3 meses e nunca tive nenhum problema.
    Esta semana, ao ligar o mesmo, encheu-me a sala de fumo ao ponto de não ser possível ver em conformidade a 2 metros de distancia. Julguei ser a chaminé estava "entupida".

    No dia seguinte, chamei um empresa responsável por limpeza de chaminés e a mesma estava "completamente limpa" para o espectável. (com apenas 3 meses de uso, é normal)

    Acontece, que ao ligar novamente o mesmo, encheu a sala de fumo (mas mesmo muito fumo). Reparei que o fumo sai entre o vidro e o aro de ferro. E não esta constantemente a sair .. vai saindo ..

    De salientar que:
    -A chaminé está limpa.
    -Do recuperador para a chaminé não tem nada a obstruir.
    -O recuperador de calor tem entrada de ar.
    -O cordão dentro da porta está no sitio correcto e no seu sitio.
    -Só uso lenha seca.

    Alguém tem opiniões para despiste do problema?!
    • rb17
    • 16 janeiro 2020

     # 2

    Boas, isso acontece quando tem o exaustor da cozinha ligado?
  2.  # 3

    Se só tem 3 meses é falar com o instalador para resolver o problema.
    • size
    • 16 janeiro 2020

     # 4

    Colocado por: ark15
    De salientar que:
    -A chaminé está limpa.
    -Do recuperador para a chaminé não tem nada a obstruir.
    -O recuperador de calor tem entrada de ar.
    -O cordão dentro da porta está no sitio correcto e no seu sitio.
    -Só uso lenha seca.


    Sim, o recuperador tem entrada de ar. E a saída do ar quente da combustão, está liberta ? Já verificou a portinhola de controle da combustão do recuperador. ?
  3.  # 5

    Colocado por: rb17Boas, isso acontece quando tem o exaustor da cozinha ligado?


    Eu ia mais por aqui... Aconteceu-me o mesmo.

    Essa entrada de ar está aberta? Têm registo? Pode o mesmo estar mal apertado no veio, e estar permanentemente fechado...

    Experimente ligar o mesmo com a janela mais próxima aberta e veja se acontece o mesmo.
    • ark15
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: rb17Boas, isso acontece quando tem o exaustor da cozinha ligado?


    Com ele desligado e ligado! A cozinha é distanciada e o Exautor funciona sempre com a janela da cozinha ligeiramente aberta!

    Colocado por: rjmsilvaSe só tem 3 meses é falar com o instalador para resolver o problema.


    Tem 3 meses, mas a instalação já tem 5 anos. A casa só foi vendida 5 anos após construção.




    Colocado por: size

    Sim, o recuperador tem entrada de ar. E a saída do ar quente da combustão, está liberta ? Já verificou a portinhola de controle da combustão do recuperador. ?


    Relativamente a saida, não sai porque isto acontece a iniciar a fogeira. Ou seja, não chega a fazer fogo suficiente para aquecer a estrutura do recuperador.

    Sim, já verifiquei o controlo de combustão, aberto, fechado é todo igual!

    Não sei qual é o fenómeno da natureza que se passa aqui :(
    Já Mudei a lenha que tentei usar a primeira vez, as acendalhas e só falta mudar as pinhas! Mas acho tudo isto ridículo :X
  4.  # 7

    Colocado por: hnogueira

    Eu ia mais por aqui... Aconteceu-me o mesmo.

    Essa entrada de ar está aberta? Têm registo? Pode o mesmo estar mal apertado no veio, e estar permanentemente fechado...

    Experimente ligar o mesmo com a janela mais próxima aberta e veja se acontece o mesmo.


    Por mais incrível que pareça, a janela de correr da sala, onde tenho o recuperador, tem 3 metros de comprimento, tentei com ela completamente aberta e aconteceu o mesmo!
  5.  # 8

    Que andar é e quantos andares tem o predio?
  6.  # 9

    Experimente deixar a porta do recuperador aberta enquanto o acende. Depois de bem ateado feche.
  7.  # 10

    Qual a marca do recuperador??



    Colocado por: OliveirafabioExperimente deixar a porta do recuperador aberta enquanto o acende. Depois de bem ateado feche.

    no meu faço assim, quando acendo deixo a porta encostada, porque ao fechar a porta ele vai fechar o registo de fumos, assim com a porta aberta o registo de fumos tambem esta aberto
  8.  # 11

    Um dos "truques" que uso para um inicio de combustão rápida e sem grandes fumos... é usar o secador de cabelo da patroa para forçar ar, e já quente...

    Em pouco tempo tenho lenha a arder em condições...
    Concordam com este comentário: Belhinho
  9.  # 12

    Colocado por: ark15Não sei qual é o fenómeno da natureza que se passa aqui :(
    Física, meu caro...física.
    O ar no tudo de exaustão está mais quente que na caixa de queima do recuperador. Portanto, os primeiros fumos não sobem, até a caixa de queima ficar mais quente que o tubo. Siga o conselho do #hnogueira.
    Concordam com este comentário: larkhe, hnogueira
  10.  # 13

    Eu atulho o recuperador de lenha, meto duas acendalhas, acendo, fecho a porta, abro o ar e aquilo faz fumo com fartura, mas não sai nenhum cá para fora, entretanto com o aquecimento, o fumo vai embora e fica a bombar.
    • ark15
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 14

    Colocado por: larkheQue andar é e quantos andares tem o predio?


    É o 2º andar. o Prédio só tem 2 andares.


    Colocado por: OliveirafabioExperimente deixar a porta do recuperador aberta enquanto o acende. Depois de bem ateado feche.


    Fiz isso. Dexei 30 minutos a arder, fechei a porta e voltou ao mesmo.
    Deixo aqui um vídeo para verem : https://youtu.be/Rk0zPBiix2g


    Colocado por: BelhinhoFísica, meu caro...física.
    O ar no tudo de exaustão está mais quente que na caixa de queima do recuperador. Portanto, os primeiros fumos não sobem, até a caixa de queima ficar mais quente que o tubo. Siga o conselho do #hnogueira.
    Concordam com este comentário:larkhe,hnogueira


    Eu aceito isso. Mas durante 3 meses nunca, mas nunca necessitei de "truques" .. metia pinhas, lenha fina, lenha media uma acendalha, fechava a porta e era sempre a bombar .. só tinha de meter lenha.. da noite para o dia, dá nisto!
    Como já referi, limpei a chaminé após a primeira ocorrencia.. ( e nem sujo estava) e ficou tudo na mesma.

    Obrigado a todos pela partilha de experiências. É sempre bom saber mais :)
  11.  # 15

    Isso está uma corrente de ar no sentido contrario
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ark15
  12.  # 16

    isso não será uma chaminé comum onde alguém ligou uma maquina a pellets ou do género com evacuação forçada?.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ark15
    • ark15
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 17

    Colocado por: larkheIsso está uma corrente de ar no sentido contrario
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ark15


    É verdade que tem estado vento para estes lados. Mas acredite que já tive aqui dias piores e não tive o problema.
    Aqui à um mês, teve vento que levou as telhas das casa vizinhas e eu sem problemas no recuperador.

    Posso dizer uma estupidez, poderá ser por causa da direcção do vento?


    Colocado por: jorgealvesisso não será uma chaminé comum onde alguém ligou uma maquina a pellets ou do género com evacuação forçada?.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ark15


    Eu Julgo que não. A minha chaminé tem um tubo independente até a chaminé no topo do telhado, que é partilhada pelo vizinho (so a parte de cimento é que é partilhado) E ele não está cá, só habita a casa no verão.

    é verdade que quando estou a meter a lenha para iniciar a lareira, sinto ventos a vir de cima (nada de outro mundo) mas regularmente tive sempre esta sensação e ele ligou sem problemas..

    Estou a ficar sem alternativas! os vizinhos não tem o mesmo problema! :(
    •  
      larkhe
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 18

    Colocado por: ark15

    É verdade que tem estado vento para estes lados. Mas acredite que já tive aqui dias piores e não tive o problema.
    Aqui à um mês, teve vento que levou as telhas das casa vizinhas e eu sem problemas no recuperador.

    Posso dizer uma estupidez, poderá ser por causa da direcção do vento?



    Pode, se a chaminè estiver mais baixa que o ponto mais alto do telhado


    Uma pergunta estupida, tem a certeza que a borbuleta na saida de gases está aberta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ark15
    • SrR
    • 16 janeiro 2020

     # 19

    Quantos metros tem o tubo desde o recuperador ate ao topo?
    • SrR
    • 16 janeiro 2020

     # 20

    No mínimo convém ter cerca de 6mt de tubo
 
0.0230 seg. NEW