Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho cerca de 27 anos e acho que deva investir numa habitação própria em Odivelas, com recurso a crédito habitação.
    O apartamento em questão tem cerca de 80m2, T3, com duas casas de banho (possibilidade de fazer 3, duas suites), habitavel mas procuro remodelar a meu gosto. A cerca de 10 minutos a pé do metro de Odivelas.
    Tenho a intenção de viver e alugar o resto dos quartos.
    O preço está por 130k.

    Gostaria de saber a vossa opinião acerca do apartamento.

    Obrigado
    •  
      marco1
    • 18 janeiro 2020 editado

     # 2

    do condomínio, dos vizinhos, da zona em si,.....
    já verificou as atas do condomínio?
    3ºandar sem elevador, para mim é um transtorno
  2.  # 3

    Colocado por: leafycom recurso a crédito habitação.

    Já falou com os bancos para saber se emprestam?
    • leafy
    • 18 janeiro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: ****Depende de tantos factores , o estado do prédio , o estado da casa ....
    Concordam com este comentário:marco1


    O estado do prédio está "bom" a meu ver, canalização nova (do prédio), fachadas pintada e o telhado foi refeito. Não tem gás porém.
    A casa está habitável mas quero fazer remodelações, estou a contar com uma despesa de cerca de 20k/25k.
    A casa não tem sinais aparentes de humidade.


    Colocado por: marco1do condomínio, dos vizinhos, da zona em si,.....
    já verificou as atas do condomínio?
    3ºandar sem elevador, para mim é um transtorno


    Sobre o condominio não sei muitos por acaso... Sei que tem um valor de 22EUR.
    Sobre a zona, é a zona antiga historica de Odivelas, muito comercio local a volta.


    Colocado por: Palhava
    Já falou com os bancos para saber se emprestam?


    Sim, estou a avaliar as diferentes simulações.
  3.  # 5

    Colocado por: leafyalugar o resto dos quartos.



    Colocado por: leafymas quero fazer remodelações, estou a contar com uma despesa de cerca de 20k/25k.



    Vai dar algum valor para a entrada.
    Gastar 25k na remodelação.
    E viver e alugar quartos no mesmo apartamento?
    Se eu tivesse esse "poder económico" não ia arrendar quartos e partilhar casa com estranhos.
  4.  # 6

    Se é casa para lucrar ( comprar e revender ou comprar para alugar ) eu diria que se conseguir boa 👍, se é casa para viver ... o meu avô sempre me disse : nunca r/c e nada acima do 2 andar sem elevador ... não somos novos para sempre.
  5.  # 7

    leafy

    saber assuntos do condomínio não se limita a saber quanto é a quota mensal.
    imagine por exemplo que estão já decididas obras avultadas e que lhe veem calhar os custos ( na sua quota claro)ou que já estão a decorrer pagamentos dessas obras que terão que ser suportadas pelo novo proprietário, ou que…. enfim pode haver vários assuntos relativos tanto ao prédio como á fração em si.
  6.  # 8

    Colocado por: PalhavaSe eu tivesse esse "poder económico" não ia arrendar quartos e partilhar casa com estranhos.

    Há ainda quem o faça, e sem necessidade nenhuma. Traz receita que, aparentemente, compensa.
    De resto, todos temos formas diferentes de pensar, e de viver.
    Concordam com este comentário: zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  7.  # 9

    Colocado por: CMartinDe resto, todos temos formas diferentes de pensar, e de viver.


    Ainda bem.
  8.  # 10

    Colocado por: Palhava

    Ainda bem.

    Pode parecer paradoxal,mas...

    Às vezes penso:"e se fosse eu?" o que é diferente de pôr-me no lugar dos outros.

    Se não tivesse uma família para a casa e tendo em vista ter companhia e algum rendimento talvez não dissesse que não a uns 600€ que esses 2 quartos arrendados poderão dar.Despesas partilhadas...mas depois os impostos 28%, se for tudo nos conformes.

    Aliás,fi-lo quando estava na faculdade.
    • leafy
    • 19 janeiro 2020 editado

     # 11

    Colocado por: PalhavaE viver e alugar quartos no mesmo apartamento?


    Tenho ajuda do meu pai na entrada, e ele trabalha na área da construção.
    O preço que disse é bruto, tenciono fazer algum trabalho com ele.

    Colocado por: QuilleuteSe é casa para lucrar ( comprar e revender ou comprar para alugar ) eu diria que se conseguir boa 👍, se é casa para viver ... o meu avô sempre me disse : nunca r/c e nada acima do 2 andar sem elevador ... não somos novos para sempre.


    Não tenciono viver lá para sempre. Quero um espaço meu, de preferencia meter lá alguem conhecido, ainda sou novo, e tendo em conta a oportunidade da realidade do arrendamento de quartos, aproveitar para me ajudar financeiramente.

    Colocado por: marco1leafy

    saber assuntos do condomínio não se limita a saber quanto é a quota mensal.
    imagine por exemplo que estão já decididas obras avultadas e que lhe veem calhar os custos ( na sua quota claro)ou que já estão a decorrer pagamentos dessas obras que terão que ser suportadas pelo novo proprietário, ou que…. enfim pode haver vários assuntos relativos tanto ao prédio como á fração em si.


    É assim, pelo que vi no prédio, a renovação das canalizações, da fachada e do telhado. Parece que são vizinhos que se preocupam com o prédio.

    Colocado por: CMartin
    Há ainda quem o faça, e sem necessidade nenhuma. Traz receita que, aparentemente, compensa.
    De resto, todos temos formas diferentes de pensar, e de viver.
    Concordam com este comentário:zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava


    Eu tenho opinião própria, opiniões de pessoas em quem confio mais. Estou aqui a procura de opiniões extra, mesmo de desconhecidos, estou aberto a discussão.

    Colocado por: Palhava
    Pode parecer paradoxal,mas...

    Às vezes penso:"e se fosse eu?" o que é diferente de pôr-me no lugar dos outros.

    Se não tivesse uma família para a casa e tendo em vista ter companhia e algum rendimento talvez não dissesse que não a uns 600€ que esses 2 quartos arrendados poderão dar.Despesas partilhadas...mas depois os impostos 28%, se for tudo nos conformes.

    Aliás,fi-lo quando estava na faculdade.


    Eu estou a abdicar de privacidade para conseguir uma estabilidade financeira melhor. E sim, tenciono fazer tudo nos conformes, até pq mesmo com amigos / conhecidos as coisas podem correr mal.
    Se bem que tenho de perceber como é que isto funciona melhor, pq no crédito está que é para habitação própria permanente, suponho que tenha alguma interferencia.


    Eu procuro opinião acerca do preço da compra, se é um preço aceitavel dentro do que se pratica. Se o meu plano é concebivél e o que é que tenho de ter em atenção.
  9.  # 12

    Eu vivi 15 anos num 3º andar sem elevador e tinha um filho. Ninguém morreu por isso e quando mudei de casa não tive problemas na venda. As casas como os empregos não são para toda a vida. Acho excelente ideia fazer remodelações porque comprar casas já remodeladas, na maioria são barretes como podemos ler aqui pelo forum. E o aluguer de quartos é sempre anual pelo que pode reverter a situação com facilidade.Mas faça tudo legal porque senão pode encontrar um inquilino mau e as coisas complicam.

    Agora vivo num apartamento com 2 elevadores e o meu médico diz-me para usar as escadas...
    Concordam com este comentário: leafy, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leafy
  10.  # 13

    https://m.youtube.com/watch?v=-zFptuEwRYM

    Colocado por: CarvaiAgora vivo num apartamento com 2 elevadores e o meu médico diz-me para usar as escadas...
  11.  # 14

    Tenho uma amiga que carrega o carrinho escada acima, escada abaixo... mudou de casa recentemente pois nasceu mais um filho, e tb sem elevador.
    Com 27 anos tem boas pernas, poupa no ginasio! :)
    Sem elevador reduz o valor do condominio.

    Alugar quartos para ter um rendimento extra significa que a casa paga-se a ela propria! Excelente para inicio de vida!
    Sacrificios é aos 27 e não aos 57!!!
    Concordam com este comentário: Doctor Z, leafy
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leafy
    • DR1982
    • 19 janeiro 2020 editado

     # 15

    Eu ja dividi casa no estrangeiro algumas vezes, em fevereiro do ano passado quando vim para a Suíça também aluguei um quarto ate conseguir que me alugassem casa e só posso dizer que mesmo por ca onde as rendas sao mais caras prefiro pagar mais mas nao ter de aturar ninguem, nao ha nada que chegue a ter uma casa so pra nós!
    Dividir casa so com a mulher e nem sempre:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leafy
  12.  # 16

    Colocado por: DR1982Eu ja dividi casa no estrangeiro algumas vezes, em fevereiro do ano passado quando vim para a Suíça também aluguei um quarto ate conseguir que me alugassem casa e só posso dizer que mesmo por ca onde as rendas sao mais caras prefiro pagar mais mas nao ter de aturar ninguem, nao ha nada que chegue a ter uma casa so pra nós!
    Dividir casa so com a mulher e nem sempre:)


    Não sendo você o proprietário tem que se sujeitar aos outros hospedes (com diferentes culturas e habitos é mais complicado).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leafy
  13.  # 17

    Colocado por: DonaRute

    Não sendo você o proprietário tem que se sujeitar aos outros hospedes (com diferentes culturas e habitos é mais complicado).
    Sim, mas sendo o próprietario se se puser com muitas exigências num instante fica sozinho na casa, tem tambem de ser flexível, é complicado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leafy
 
0.0175 seg. NEW