Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Luena


    Sim devo dizer que o preço foi um dos factores, e outros mais como por exemplo o facto de já ter meio caminho andado no que diz respeito ao isolamento térmico, o facto de poder reutilizar algo que já existe... E muito sinceramente as construções convencionais não me agradam assim tanto, sem contar que para tal a mão de obra seria outra e mais cara também. Não que para este projecto não tenha a intervenção de mão de obra qualificada, pois para a instalação elétrica, gás, ventilação e etc recorri a pessoas que realmente entendem do assunto. Mas há muitas outras coisas que podem ser feitas por mim e por amigos que por acaso dominam esta área e dão-me uma grande ajuda neste aspecto.
    Mas sim feitas as contas ( algo que já pensei) podia também ter feito uma pequena casa em madeira, mas a verdade é que já vai a meio do caminho com muito tempo e algum dinheiro investido, terminar será a melhor opção.

    Pois, de facto tudo aquilo que realmente deveria preocupar por ser um verdadeiro problema passa despercebido, mas enfim… No meu caso por exemplo que sou trabalhadora independente com uma pequena actividade aberta dependo das vendas do que produzo, o que não é fácil... mas não me queixo pois faço o que gosto. E é claro que para a minha primeira habitação o factor orçamento entrou na balança assim como também não querer adquirir dívidas astronómicas na banca comprar ou construir uma "habitação", e juntamente com minhas ideologias pessoais acabei por optar pelo contentor. Não estou aqui para destruir mas sim para reconstruir, cuidar e reflorestar o lugar que decidi chamar de casa. :)



    Isso nada ou pouco interessa. Esta a cometer uma carrada de ilegalidades e e quase certo ser denunciada e perder tudo isso.
    Isto nao e chegar aqui e fazer o que se quer como se quer, existem leis que se aplicam a nos todos incluindo a si.
  2.  # 22

    Porque motivo não se pode fazer algo assim cá em PT?
    Cada vez q aparece alguém com projectos deste tipo, começamos logo com as questões dos pés direitos, das áreas, e mais uma carrada de coisas.. porque não pode ser possível legalizar uma coisa destas?
    Ultimamente uma das palavra de ordem no FdC é a redução de áreas, mas depois alguém tenta fazer algo seguindo esta "moda" das tiny houses e é "bombardeado"... será q não se podia ter legislação própria para este tipo de construções (localização, áreas, serviços, etc)

    https://www.youtube.com/watch?v=lEkxd3ux8Wk
    Concordam com este comentário: Luena, ZaritaF
  3.  # 23

    Se há leis para cumprir... é para cumprir. Se gostam, não gostam, ou não querem, isso é outro assunto.

    querendo legalizar a situação, tal como foi aqui exposta, já disse que não é passível de...
    a maior parte das situaçãoes destasa que começa, começa porque viram um programa qq na TV, ou no youtube... e não interiorizaram que em Portugal isso não é permitido assim de qq maneira, pode até ser exequivel, num procedimento de licenciamento de um Glampingg, ou camping... mas não para habitação seja 1.º 2. º ou o que quer que seja.
    Convém logo à partida alertar as pessoas, já que isot é lido e aparece nas pesquisas de N pessoas.


    Já fui contactado por diversas vezes para a legalização deste tipo de ideias (Algarve e Baixo alentejo)... Poderia ter aceite, como fazem os advogados... cobram x e depois mais X... e aquilo nunca irá ser favorável... éticamente eu não o faço. Se à partida vejo que não tem pernas para andar, não tem pernas para andar, excusam as pessoas de andar a perder tempo, dinheiro ( quem faz isto, normalmente não tem muito e pior, não valoriza a profissão de arquitecto, de eng. ou o que quer que seja, sendo que depois lançam as suas frustrações sobre o técnico - é mau ambiente, é não pagarem a tempo e horas.. pior, é pagarem sequer) e acima de tudo lograr expectativas...

    dito isto, boa sorte.
    • AMVP
    • 21 janeiro 2020

     # 24

    Colocado por: Pedro Barradas
    è verdade... isso é um facto...
    Mas pelo que me tenho apercebido, do forum e das solicitações que tenho tido no escritório... Já há bastantes câmara municipais a actuar, a efectuar as devidas diligências contra este tipo de ilegalidades...

    Quando era uma ou outra.. a coisa ia passando, mas actualmente seja em contentores marítimos, seja em barracos de madeira, ou em chapa sandwich, temos vindo a ter o território e a paisagem pejada de construções precárias ilegais e, pior, em locais onde é interdito a construção (REN/ RAN)...

    Luena.. ponha-se a pau.

    Sim, eu sei. Até casas de alvenaria construídas ilegalmente que não tenham condições de habitabilidade, leia-se não cumpram as exigências definidas para a zona, estão a ser notificadas que serão demolidas quando as mesmas vagarem.
    • AMVP
    • 21 janeiro 2020

     # 25

    E há situações em que mesmo encontrando-se arrendadas, os inquilinos estão a ser notificados para saírem porque a casa é ilegal e não reúne as condições de habitabilidade.
    E há construções que foram demolidas mesmo, a situação que conheço não estava habitada mas toda a estrutura daquilo que seria um prédio de 3 andares foi demolida pela CM.
  4.  # 26

    Ainda bem que há leis, e espera-se que cada vez mais as leis sejam cumpridas/fiscalizadas. Dá medo ver as ideias que cada um tem para fazer uma "casa". E depois admiram-se das "construções" de certas etnias. Por alguns, isto ficava ainda pior.
    • AMVP
    • 21 janeiro 2020

     # 27

    Colocado por: ANdieselAinda bem que há leis, e espera-se que cada vez mais as leis sejam cumpridas/fiscalizadas. Dá medo ver as ideias que cada um tem para fazer uma "casa". E depois admiram-se das "construções" de certas etnias. Por alguns, isto ficava ainda pior.


    Tem mais ou menos razão. Pois as pessoas necessitam de um local para viver.
  5.  # 28

    Colocado por: AMVP

    Tem mais ou menos razão. Pois as pessoas necessitam de um local para viver.


    Então erguemos umas tábuas, fazemos uma barraca num terreno qualquer. Como são construções ilegais, tudo a dejetar no penico e a por na rua de manhã. Voltamos à idade média, será? Mas depois essas pessoas apercebem-se que aquilo não é digno, e vão queixar-se ao Estado que lhes dê uma casa digna.

    Começando do inicio, do caso da Luena, se não tem dinheiro para uma habitação minimamente legal, em vez de andar a gastar dinheiro em lixo, arrendava algo adaptado às suas necessidades e carteira. Nem todos podemos ser proprietários.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Capuchinha, desofiapedro, leandro_m
  6.  # 29

    ... pois é. mas muitas das que estão agora a fazer essa pressão urbanística no País, são pessoas que imigraram para Portugal.
    Daqui a pouco voltamos à época dos bairros de lata ( que teve génese da migração interna para o litoral/ cidades e decorrente das ex-colónias).. neste caso, é as latas em povoamento disperso!!!? de pessoas que nem sequer são naturais de cá.

    Isto não é a republica das bananas..
    Concordam com este comentário: ANdiesel, Capuchinha
    • AMVP
    • 21 janeiro 2020

     # 30

    Percebo tudo isso. Mas a verdade é que as pessoas necessitam de um local para viverem, isso é um facto.
    As barracas que vejo a nascer não são de imigrantes, são mesmo portugueses. Mas pronto, cada um vê o que vê.
  7.  # 31

    Pessoalmente gosto de alguns conceitos que vão contra a normalidade construtiva. Aprecio o conceito de minimalismo, de reciclagem, de preocupação com o meio ambiente, das agora tão faladas "tiny homes" que são, a meu ver, maravilhosas opções para uma primeira habitação, sem a necessidade de recorrer a um crédito bancário.
    Gosto de tudo, desde que a criatividade ande de mãos dadas com as exigências legais a nível de segurança, saneamento, salubridade, etc.
    Concordam com este comentário: TiZedaMotinha
  8.  # 32

    Colocado por: AMVPAs barracas que vejo a nascer não são de imigrantes, são mesmo portugueses. Mas pronto, cada um vê o que vê.

    Aqui no Sul ( Baixo alentejo e algarve) é como lhe digo, é essa a pressão que vejo... Ingleses, holandeses, alemães, ucranianos, brasileiros, etc... É obvio que de portugueses também. mas desses... o que tenho visto é , fazem a coisa na calada e depois vendem ao estrangeiro desinformado. E isto tudo é também impulsionado pelas imobiliárias e vendedores dessas casotas e etc...
    Desinformação ao mais alto nível, falta completa de ética, para mim a rondar a Burla.
  9.  # 33

    Colocado por: CapuchinhaPessoalmente gosto de alguns conceitos que vão contra a normalidade construtiva. Aprecio o conceito de minimalismo, de reciclagem, de preocupação com o meio ambiente, das agora tão faladas "tiny homes" que são, a meu ver, maravilhosas opções para uma primeira habitação, sem a necessidade de recorrer a um crédito bancário.
    Gosto de tudo, desde que a criatividade ande de mãos dadas com as exigências legais a nível de segurança, saneamento, salubridade, etc.

    Nada contra.. que se faça bem e que se faça dentro da legalidade.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    • hangas
    • 21 janeiro 2020 editado

     # 34

    Colocado por: Pedro BarradasNada contra.. que se faça bem e que se faça dentro da legalidade.


    Obviamente concordo que as leis devem ser para cumprir, em todos os aspectos.
    A questão que coloco, é se, e no caso de Portugal, não queremos ser mais papistas que o papa com tantos processos e burocracias que são impostas aos cidadãos mas que o próprio estado é o primeiro a ignorar.

    Cai o carmo e a trindade quando se fala de habitações baseadas em contentores (que só por isso não é impedimento para poderem ser feitas de forma legal) no entanto o Hospital de S. João teve uma "ala" pediatrica em contentores durante anos.

    Há escolas que foram ampliadas para contentores "temporariamente" mas que passaram a "indefinidamente".

    Por vezes toda essa regulamentação (muita dela dependente apenas do poder local) parece que só serve justamente para alimentar a corrupção e o trafico de interesses)


    Obviamente que há questões de segurança, ambientais, etc que devem ser observadas, mas será que não faz sentido reavaliar a razão de ser de toda essa regulamentação e ver se ainda faz sentido e se a mesma não poderia ser revista?

    Dentro do tópico, há países com formas muito mais práticas de lidar com isto. Há checklists a cumprir, e deste que sejam cumpridas (estrutura, proteção contra incêndio, ligação às redes publicas, acessos, etc) não interessa muito o método construtivo.
    Concordam com este comentário: Jota5, ZaritaF
  10.  # 35

    Num link q já partilhei noutro tópico de uma série da netflix, essas construções, até as mais básicas, foram acompanhadas por arquitectos.
  11.  # 36

    Não faço ideia de qual será o pé direito mínimo para uma habitação, mas se existe é para cumprir, certo, mas porque raio é X e não Y?

    muitos vão dizer é X porque devido à segurança xpto tem q ser X, mas hoje já temos outros sistemas de segurança, será q não podia ser Y?
    Concordam com este comentário: Luena
    • Luena
    • 21 janeiro 2020 editado

     # 37

    Nunca pensei que uma simples pergunta gerasse tanto alarido, e o mais engraçado é que nada tem a ver com a questão inicial.

    Como já disse anteriormente ao Pedro Barradas não iniciei esta discussão para ser informada do que é ou não legal, pois do que me estão a “alertar” já eu sei. Vim antes pedir por um parecer técnico sobre um assunto que eu não domino, já tinha alguns pareceres mas acho que é sempre bom ter varias opiniões de pessoas que dominem certos assuntos principalmente no que toca a fibra de vidro, mas felizmente já sei o que fazer.

    É claro que nāo sou nenhuma irresponsável que quer viver em um espaço que nāo tenha os requisitos de segurança que uma casa deve ter e não estou a fazer esta alteração de uma forma amadora e muito menos a seguir DIY do youtube, felizmente tenho amigos arquitectos, engenheiros, carpinteiros e etc que estão a ajudar-me com o projecto. Tudo está a ser tido em conta de acordo com as normas exigidas para que seja uma habitação segura e confortável, tendo que ser também eficiente e sustentável apesar das dimensões.

    Quanto ao factor financeiro o que quiz dizer foi… Prefiro ter uma casa mais pequena e não convencional mas ainda assim ter a oportunidade de viver em uma habitação confortável na qual eu me sinta bem e que tenha todas a comodidades para viver com qualidade de vida sem ter de recorrer a empréstimos bancários. E ademais como já disse não me agrada nada a ideia de construir uma casa em alvenaria até porque se formos a ver bem é bem menos ecológico do que certas construções alternativas, e para mim o factor ambiental tem bastante peso. No final de contas o que estou a fazer não é uma "casa de bairro de latas”, estou a alterar uma estrutura existente que será segura, ecológica e por fim esteticamente bonita quando chegar ao final, e que com certeza não irá "ferir" o ambiente em que está inserida.

    É claro que concordo que deve de haver regras, e certas normas devem sim ser cumpridas assim como deve-se ter sempre em conta a zona na qual a habitação será inserida, e tenho bastante consciência disso. Agora não acho certo é que pessoas que estão a fazer algo de bom sejam penalizadas e pior recebam tantas críticas destrutivas pura e simplesmente por não estarem a fazer algo “convencional”, o que para alguns de vós como já percebi é tido como uma tremenda aberração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
  12.  # 38

    Luena, mas tem projecto para o q está a fazer?
  13.  # 39

    Colocado por: nunos7Luena, mas tem projecto para o q está a fazer?


    Sim tenho, os meus amigos ajudaram-me nessa parte.
  14.  # 40

    ... Boa sorte...
    Eu já expliquei porque razão isso não é legalizavel. Mas não obstante se conseguir não me dar razão. Gostaria de saber como deram a volta a isso, de forma legal.
    Concordam com este comentário: Luena
 
0.0247 seg. NEW