Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os participantes deste fórum, que desde já dou os parabéns pelas vossas participações e empenho na partilha de informação e conhecimentos.

    Há 4 anos decidi recuperar uma casa com mais de 80 anos sem grandes conhecimentos na área de construção e recorri a um construtor que ficou a seu carro toda a reabilitação do imóvel. No 1 inverno detectei entrada de água na parede que fica por baixo da caleira que recebe a água dos 2 telhados, ou seja começaram as infiltrações. A inclinação dos telhados tem cerca de 45 graus q e cerca de 50 graus o outro, o que desde logo acho que é propício a uma grande queda de aguas e que possivelmente transborda da caleira e infiltra por baixo da telha.

    Foi levantado parte do telhado em 2017 e detetou-se que parte da chapa de zinco tinha sido corroída apresentando buracos, foi-me dito que possivelmente se devia ao tratamento das ripas de madeira que o telhado tem e que fez uma reação química. Aceitei e foi removida a caleira e criada nova, aguardando que tínhamos ultrapassado o problema.

    No inverno de 2018/2019 voltou a entrar água nos mesmos pontosda casa, falou-se então que uma das juntas tinha aberto, voltou-se a mudar tudo.

    Agora inverno 2019/2020 volto a ter o mesmo cenário em casa. De salientar que se trata de um telhado com estrutura de madeira barrotes.

    Gostaria de ter opinião de como poderei resolver este problema, pois é o 3 inverno consecutivo com infiltrações o que aumenta a concentração de humidades danificando as madeiras que existentes na habitação . (Chão, tecto, portas, armários...)

    Junto algumas fotos para análise do que falo, gostava de ter a vossa opinião de como poderei resolver a situação, nas fotos há algumas falhas que julgo que podem ser a resposta ao sucedido, mas ser mulher sem formação na área a dar palpites ao construtor não é fácil 😬

    Sou uma autodidata na pesquisa aqui e ali, as chapas de zinco em média tem 2mt de comprimento, logo tem que ter soldadura, agora como se faz não sei, é que isolamento deve ter por baixo? E qual a medida de comprimento deve ter por baixo da telha? Tendo em conta inclinações de 30 e 35 graus?

    Se alguém tiver ideias muito agradeço.

    Magali2019
    Concordam com este comentário: sofia5
      IMG_7570.JPG
      IMG_54872.JPG
  2.  # 2

    Não se percebe qual o pormenor construtivo do beirado. Seria bom percebermos isso para podermos ajudar .
    Concordam com este comentário: Magali2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  3.  # 3

    Quando há muita água, ela passa por baixo da telha e depois retorna por debaixo da caleira, infiltrando-se na parede
    Concordam com este comentário: Magali2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
      lixo6.JPG
    •  
      nunos7
    • 20 janeiro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: zedasilvaQuando há muita água

    então a caleira não tem altura suficiente para o caudal de água q recebe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  4.  # 5

    Colocado por: nunos7
    então a caleira não tem altura suficiente par ao caudal de água q recebe?

    Por vezes basta haver vento para empurrar a água por baixo das telhas
    Concordam com este comentário: nunos7, ADROatelier, Magali2019
  5.  # 6

    Colocado por: nunogouveiaNão se percebe qual o pormenor construtivo do beirado. Seria bom percebermos isso para podermos ajudar .
    Concordam com este comentário:Magali2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Magali2019


    Zedasilva,

    Desde já agradeço a disponibilidade na análise, amanhã tentarei colocar foto da caleira na totalidade onde se vê o beirado.

    Já pesquisei alguns materiais para poder vedar por baixo da caleira como por exemplo menbranas Betuminosas de polietileno, não sei se seria uma boa solução, colocar um revestimento com este material. Colocar 2 mts debaixo das telhas em cada lado, assim se as águas recolherem por baixo, terem este isolamento.
  6.  # 7

    A soldadura da caleira também não me parece muito fiável, pois parece-me que da forma como está soldada, facilmente pode abrir. Não deveria ser soldada com sobreposição das chapas?
  7.  # 8

    Fotos novas
      IMG_97162.JPG
      IMG_97163.JPG
      IMG_9717.JPG
  8.  # 9

    Esqueça a minha teoria, parece haver muita inclinação da caleira para ser água a recolher.
    Verifique muito bem todas as emendas.
  9.  # 10

    Colocado por: ****A espuma é que veda ?

    É para os pássaros não entrarem :)))
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  10.  # 11

    Aqui coloco a imagem da 1 caleira que foi substituída, tinha sido corroída, suspeitou-se que foi o tratamento das vigas em contacto com o zinco.
      IMG_7572.JPG
      IMG_97182.JPG
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilva
    É para os pássaros não entrarem :)))


    Pois 😕 Inicialmente tinha cimento, na 2 substituicao colocou esta espuma, que não veda nada, vê-se bem as aberturas por onde a água pode passar livremente.
  12.  # 13

    Vedar por baixo da caleira como por exemplo menbranas Betuminosas de polietileno pode ser uma boa solução?

    A minha ideia é voltar levantar telha a retirar esta caleira e colocar nova, mas por baixo colocar algo que evite nova entrada de águas. Após a reconstrução 3 invernos a meter água é obra.
  13.  # 14

    Volta à minha teoria, a água que vem da esquerda bate quase junto à base das telhas e acaba por se infiltrar
    Concordam com este comentário: Magali2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
      xx.jpg
  14.  # 15

    Se quer ser ajudada coloque fotos em que se perceba tudo.
    De nada serve postar mil fotos do pormenor quando não se consegue ver como está feito o telhado.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilvaVolta à minha teoria, a água que vem da esquerda bate quase junto à base das telhas e acaba por se infiltrar
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Magali2019
      xx.jpg


    Pois, havendo tanta inclinação e se for chuva forte até deve fazer onda para um bom surfista 😁 Qual a melhor solução para a impermeabilização do telhado da direita?
  16.  # 17

    Colocado por: Magali2019Qual a melhor solução para a impermeabilização do telhado da direita?

    Só percebendo qual é realmente o problema.
    Assim sem mais dados, eu aumentaria a extensão de caleira que fica debaixo das telhas e no final fazia uma aba para evitar que alguma água pudesse passas para o interior.
    Pelas fotos dá a entender que essa caleira foi assim feita um bocadinho à papo sêco
    Concordam com este comentário: augusto1988
  17.  # 18

    Colocado por: nielskySe quer ser ajudada coloque fotos em que se perceba tudo.
    De nada serve postar mil fotos do pormenor quando não se consegue ver como está feito o telhado.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Magali2019


    Veja se esta ajuda, aqui consegue-se ver a inclinação de ambos os telhados.
      IMG_4344.JPG
  18.  # 19

    Colocado por: Magali2019aqui consegue-se ver a inclinação de ambos os telhados.

    Com essa água toda e essa inclinação e só aquele bocadinho de caleira?
    O pessoal por vezes faz asneira porque quer.
    Concordam com este comentário: Magali2019
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
  19.  # 20

    Talvez como foi referido, aumentar a largura da caleira... E fazer uma aba...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Magali2019
 
0.0221 seg. NEW