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  1.  # 1

    Olá a todos!
    Sou inquilina de um apartamento no Porto, freguesia de Bonfim. O contrato tem início a 1 de Outubro de 2019 e fim em Outubro de 2024.
    No passado dia 17 de Dezembro começa a cair água de uma das lâmpadas no tecto da cozinha até que dia 14 de Janeiro o tecto de pladour caiu completamente. Durante todo esse tempo e desde o primeiro dia foram contactados senhorios, condomínio, proprietários e inquilinos da fracção acima. Todos passam a responsabilidade a outro e ninguém faz nada, nem depois do dia em que o tecto caiu. A nossa senhoria já activou o seguro e o perito veio hoje fazer a visita. Quando lhe perguntamos disse que demoraria no mínimo um mês até que tudo ficasse resolvido. Aparentemente a proprietária de cima não tem seguro... Quanto à nossa senhoria, disponibilizou-se a cancelar o nosso contrato e a devolver toda a caução para procurarmos novo sítio. Mas não queremos, após ponderacao preferimos ficar nesta casa em vez de mudar. Os prejuízos morais e físicos são enormes, desde pagar uma renda de uma casa sem cozinha funcional e a criar bolores em tudo, a ter que limpar um mínimo de 2vezes por dia o chão para que a água não passe para as outras divisoes, as despesas de ter que comer fora de casa, até os objetos partidos e uma maquina de lavar loiça e um frigorífico que não sabemos como estarão depois de estarem este tempo todo em contacto com água.
    Já fizemos o teste com o vizinho de cima que desligou a água por uma hora e parou de "chover" na cozinha. Infelizmente para nós ele não pode ter a água constantemente fechada.
    A protecção civil também foi contactada por telefone e email e até agora não deram qualquer resposta.
    Recorro a este fórum na esperança de poder obter algum conselho em termos de outras ações que possa tomar, organismos que possa contactar para que os proprietários agilizem este problema e também em termos de direitos e deveres enquanto inquilinos, pensando principalmente nos prejuízos que nos foram causados até agora.
    Muito obrigada desde já por qualquer ajuda.
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  2.  # 2

    Boa noite, os danos no imóvel e no seu recheio foram acusados pea fracção de cima aparentemente. A 1 coisa a fazer é a vizinha fazer a pesquisa no seu apartamento e detectar o que está a causar a fuga e reparar, se a senhora não tem seguro tem que que ser a própria a assumir a parte da sua obra.
    Se a sua senhoria tem seguro do imóvel a seguradora irá repor e reparar os danos no imóvel da sua senhoria, mas só faz sentido fazerem a obra quando a causa da entrada de aguas for reparado, senão volta ao mesmo. Se o seu recheio tiver seguro pode acionar a sua apólice para os seus danos.
    Em propriedade horizontal é obrigatório todos os condomínios terem seguro de incêndio, mas infelizmente não são obrigados a ter mais coberturas cobertas como por exemplo a resp. Civil ou danos por água.

    E quando acontece este tipo de acidente, os lesados ficam sempre na mão da boa vontade de quem os causou. Devem partilhar a situação a adm. do Condominio se o prédio tiver.

    Espero ter ajudado.
  3.  # 3

    Oh My Godeeee
    Concordam com este comentário: casinhaDaAvo, Capuchinha
  4.  # 4

    Bom dia, Araquela

    Meu Deus!!!! Deve ter sido o susto de uma vida!

    Colocado por: araquelaJá fizemos o teste com o vizinho de cima que desligou a água por uma hora e parou de "chover" na cozinha. Infelizmente para nós ele não pode ter a água constantemente fechada.


    Como não pode?!!! É uma questão de bom senso. Não só pode, como deve, se cada vez que liga a água aumenta os danos.
    • zed
    • 21 janeiro 2020

     # 5

    Colocado por: CapuchinhaNão só pode, como deve, se cada vez que liga a água aumenta os danos.

    Isto. E não havendo seguro adivinhe quem é responsável pelo custo de reparação dos danos na casa e recheio? Será o condomínio ou o condómino de cima, consoante a origem da fuga.

    Mesmo havendo seguro eles nunca iriam assumir estragos posteriores ao sinistro quando não foram feitos esforços para minimizar os mesmos.

    Colocado por: araquelaRecorro a este fórum na esperança de poder obter algum conselho em termos de outras ações que possa tomar, organismos que possa contactar para que os proprietários agilizem este problema e também em termos de direitos e deveres enquanto inquilinos, pensando principalmente nos prejuízos que nos foram causados até agora.

    Essa reparação já devia ter sido feita, isso é uma questão urgente. Faça uma pesquisa no fórum que há tópicos parecidos com informação relevante com referências a legislação existente.

    Para agilizar mesmo, consulte um advogado imediatamente.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
 
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