Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ok.
    Portanto fizeram os degraus para poder utilizar a cobertura da garagem, tornando-o um terraço.
    Presumo que os vizinhos, morem no R/C. é isso?
  2.  # 22

    Assim percebe-se melhor...
    Não sei de quem é quem a propriedade, mas realmetne existe ali uma apropriação indevida... é uma situação muito estranha essa divisão de propriedade.
      Anotação 2020-01-22 102152.jpg
  3.  # 23

    pois o problema foi dar acesso ao "terraço" em cima da garagem deles e tb acesso ao "terraço" em cima da garagem dos vizinhos.

    foi o vizinho da garagem do portão cinza que protestou, não foi?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  4.  # 24

    Colocado por: Cath78Aqui está


    Os seus pais podem aceder à cobertura da garagem do vizinho, é isso?
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradas
    2 degraus, é diferente de um telheiro...

    Alguma coisa aqui me anda a escapar...


    O que queria dizer com idêntica era referente a ter sido acusação, que pressupõem invejas interesses etc...e nestes casos o melhor é levar a bem e legalizar ou demolir ou o que a lei determinar, e evitar confrontos.
  6.  # 26

    Cath78

    pelo que me apercebo o seu vizinho acaba por ter alguma razão, regulamentarmente esse acesso á cobertura não poderia existir e ainda que pelo facto de possibilitar o acesso á cobertura da garagem do vizinho. Tudo isto terá que ser também aferido em termos de como todo o espaço exterior está descrito nas certidões ou em PH
    o chato disto é mesmo a idade dos seus pais já não ser compatível com grandes "revoluções" e ai o vizinho estará a ser um pouco insensível até pelo facto de essas condições já terem bastantes anos e até eventualmente ele próprio já comprou a casa dele com esses pressupostos existentes.
    ainda assim algo poderá ser feito mas terá de haver dialogo.
    solução A (expedita) será limitar a utilização da cobertura das garagens por parte dos seus pais apenas á área correspondente á garagem deles que é a que tem o portão castanho.
    solução B reorganizar todo o espaço exterior implicando projetos e até a troca de garagens por forma a que o vizinho até fique com a parte dele toda concentrada
    implicava por exemplo anular a escadaria junto á casa e mudar os acessos de tal forma criando uma faixa de terreno onde os seus pais iriam ter a garagem o acesso pedonal e uma escadaria exterior tudo junto que por sua vez ligariam superiormente ao 1ºandar dos seus pais.
    é um pouco confuso mas uma ótima solução para todos
    é claro que seria uma intervenção mais profunda mas de futuro e poderia ficar acordado entre os vizinhos que a seu tempo se ira proceder a essa alteração. mas por agora devido á idade dos seus pais quanto muito poderia apenas avançar em projeto.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cath78
  7.  # 27

    Colocado por: Cath78Preciso muito desta resposta! Quero ajudar os meus pais que nunca fizeram alterações à sua habitação, fotografia do Google Maps de 2009 que prova que já nessa altura havia 2 degraus que ligam a varanda à garagem, mas que nao constam da planta original de 1978. E um vizinho resolveu contestar prq nao tem acesso directo à garagem dele, por inveja.
    Muito obrigada!!!


    Imagine que o vizinho colocava uma escada amovível e também estendia umas roupinhas naquele terraço sobre a garagem dele, você e os seus pais importavam-se?

    A menos que as duas garagens sejam suas, o seu vizinho tem uma certa razão.
    • RCF
    • 22 janeiro 2020

     # 28

    é necessário que a Cath esclareça melhor, mas eu não creio que a garagem seja do vizinho. O que me parece é que as escadas entre a casa e a cobertura se sobrepõem a uma passagem do tal vizinho. As escadas fazem uma espécie de ponte, entre a casa e a garagem (do mesmo proprietário), passando por cima do terreno (passagem) do vizinho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
    •  
      aacc
    • 22 janeiro 2020

     # 29

    Na mesma rua.
    Neste caso tambem utilizaram o piso da garagem, mas não ocuparam o piso da garagem do vizinho.
    Concordam com este comentário: Capuchinha
      Sem Título.jpg
  8.  # 30

    O vizinho que reclamou mora noutra rua, nao é o vizinho do r/c.
    A casa foi adquirida em 1978 já com os degraus, o que faz sentido já que liga a varanda à parte superior da garagem que é propriedade dos meus pais.
    Os meus pais têm acesso igualmente à parte superior da garagem contígua,que está imediatamente ao lado prq a proprietária que nao vive em Portugal lhes deu esse direito.
    Os meus pais nunca acederam à parte superior da garagem desse vizinho que fica a seguir da garagem dessa vizinha que nao está em Portugal mas que dá para uma rua diferente, a rua paralela à rua dos meus pais.
  9.  # 31

    Os vizinhos da construção da fotografia acima com o circulo é que construiram varias coisas ilegais mas os meus pais nunca fizeram queixa porque nao sao esse tipo de pessoas. A garagem do vizinho wue apresentou a queixa é a que fica imeditamente ao lado da que está assinalada com o círculo. O que se passa é que a casa desse senhor fica na esquina dessa rua e ele para ir para a gragem dele ainda tem de andar uns metros e nao tem qlq possibilidade de acesso directo prq quem tem essa possibilidade são os vizinhos da casa que tem o círculo.
  10.  # 32

    Colocado por: ****Épa o homem têm razão então alguma vez eu deixava o meu vizinho ir para cima da minha garagem , estamos a dar uma de colonizadores ? Não lhe chega o seu espaço , tanta casa tanta área , e vai sempre procurar problemas.


    Certamente nao entendeu a exposição que fiz para fazer um comentario dessa natureza.
    Os meus pais utilizam a parte superior da garagem que lhes pertence e para por flores e a garagem imediatamente ao lado prq a dona que está no estrangeiro mas de quem a minha mae cuidou muitos anos lhe deu plenos poderes para tal.
    Nunca os meus pais puseram 1 pé que fosse na garagem desse senhor que fez a queixa. Até porque nao teriam qlq necessidade para tal.
  11.  # 33

    Colocado por: RCFé necessário que a Cath esclareça melhor, mas eu não creio que a garagem seja do vizinho. O que me parece é que as escadas entre a casa e a cobertura se sobrepõem a uma passagem do tal vizinho. As escadas fazem uma espécie de ponte, entre a casa e a garagem (do mesmo proprietário), passando por cima do terreno (passagem) do vizinho.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,desofiapedro


    Expliquei melhor mais abaixo com a ajuda da forografia da rua oposta/paralela à dos meus pais. A casa do vizinho que apresentou a queixa nao se ve na imagem prq esta situada na esquina desss rua, ou seja, ele para ir para a sua garagem tem de sair de casa e andar cerca de 30/40 metros e nao tem qlq possibilidade de aceder à parte superior da sua garagem a nao ser que ponha um escadote na sua garagem para subir pelo escadote.
  12.  # 34

    Sejamos práticos.
    Uma vez mais, isso pouco ou nada interessa para resolver a questão que tem em mãos.
    Pouco importa como comprou a casa ou quando foram feitos os degraus.
    Se houve uma denúncia e esses degraus não estão no projecto original da casa, terá que os legalizar.
    Este processo varia muito de Câmara para Câmara.
    Nalgumas basta um papel, noutras um projecto, que até poderá aproveitar e legalizar tudo o que foi feito depois da construção da casa. Se houve uma denúncia, não se vingue nesse vizinho ou estará a dar continuidade a uma guerra sem fim, ele certamente terá também coisas ilegais na sua propriedade. Isto não é surreal, é o dia-a-dia nas Câmaras, ainda ontem estive numa por um processo parecido. Por isso, não crie problemas onde não os há. Vá à Câmara e explique-se lá.
  13.  # 35

    Colocado por: Cath78Nunca os meus pais puseram 1 pé que fosse na garagem desse senhor que fez a queixa.


    Cath, isso não interessa nada! Até eu a posso denunciar, por puro gozo, e à distância.
    E você tem que se desenrascar... Não importa quem a acusou. Esqueça isso. O seu problema é com a Câmara.
  14.  # 36

    Colocado por: JoelMdê também uma vista de olhos no projecto do vizinho que denunciou e veja se ele também não tem algo ilegal... Amor com amor de paga!


    Mais ou menos... se zela pela saúde dos seus pais, o melhor é esquecer.
    No caso que tratei ontem, eram vizinhos com os seus 70 anos... que passaram todo o 2019 a multiplicar as denúncias que um fazia do outro... mentalmente é muito desgastante. Cria um ambiente muito mau.
  15.  # 37

    :)
    • RCF
    • 22 janeiro 2020

     # 38

    Colocado por: Cath78

    Expliquei melhor mais abaixo com a ajuda da forografia da rua oposta/paralela à dos meus pais. A casa do vizinho que apresentou a queixa nao se ve na imagem prq esta situada na esquina desss rua, ou seja, ele para ir para a sua garagem tem de sair de casa e andar cerca de 30/40 metros e nao tem qlq possibilidade de aceder à parte superior da sua garagem a nao ser que ponha um escadote na sua garagem para subir pelo escadote.

    fico ainda com uma dúvida:
    esses degraus passam ou não por cima do terreno (corredor) de uma outra pessoa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cath78
  16.  # 39

    Colocado por: Cath78Os vizinhos da construção da fotografia acima com o circulo é que construiram varias coisas ilegais mas os meus pais nunca fizeram queixa porque nao sao esse tipo de pessoas. A garagem do vizinho wue apresentou a queixa é a que fica imeditamente ao lado da que está assinalada com o círculo. O que se passa é que a casa desse senhor fica na esquina dessa rua e ele para ir para a gragem dele ainda tem de andar uns metros e nao tem qlq possibilidade de acesso directo prq quem tem essa possibilidade são os vizinhos da casa que tem o círculo.


    Espere ai, mas se há casas com "varias coisas ilegais" como disse, quer dizer que esse vizinho invejoso correu essa zona a queixas na camara ou só foram os seus Pais os felizes contemplados?
  17.  # 40

    Colocado por: RCF
    fico ainda com uma dúvida:
    esses degraus passam ou não por cima do terreno (corredor) de uma outra pessoa?


    Passam mas nao por cima do terreno desse vizinho, é por cima do do r/c
 
0.0243 seg. NEW