Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: P_Lopezse vai haver algum engenheiro envolvido.



    ...haverá certamente e ainda bem, para tratar das especialidades.

    Os seus problemas, para já, são sobretudo de Arquitectura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  2.  # 42

    Colocado por: CMartinSabem que (isto de) ficarem os engenheiros a tomar conta dos assuntos da planta do arquitecto inicial (?) começa a tornar-se até bastante comum, parece. Nunca mais se vê o arquitecto.


    Como assim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  3.  # 43

    Então e não é que estava agora aqui a preparar já um rascunho para depois eventualmente enviar para a outra pessoa que me aconselhou esta equipa e encontrei algo que até eu já tinha esquecido...

    No verão, para a casa ficar à altura que fica agora, só dava com elevador :)

    Encontrei uma planta que ele me enviou com o elevador, que nos roubava m2's essenciais para que os quartos não ficassem minúsculos.

    Depois já nem com elevador dava, entre Agosto e Outubro. Mas depois de Outubro, já dava sem elevador e ficava mais alta e tudo.

    -
  4.  # 44

    Planta de Agosto :)

    Outro pormenor, é que nessa fase (Junho-Setembro) nunca nos conseguiu dar os m2 de cada divisão. Enviava assim. Pedíamos essa informação, nunca nos a enviou. Mas como se pode ver, dois dos quartos do 1º andar estava minúsculos. Vejam como estão agora. E vejam como acrescentou área em grande quantidade no quarto grande, aquele com o qual já estávamos satisfeitos e não pedimos que fosse maior.

    -
      15.png
  5.  # 45

    Também acrescentar que, antes de aceitar trabalhar com este projectista, juntamente com o envio do orçamento, foi-me dito isto:

    "Deve ter em atenção como lhe falei a titulo particular neste estão envolvidos dois eng. E um arquiteto conceituados na C.M que são mais valias, para acompanhar a obra em execução fica o Eng. X que tem como referencia na Camara projetos como X , Y , Z, entre outros."


    Censuro os projectos mencionados pois podem comprometer o anonimato dos intervenientes. Mas tratam-se de obras públicas de grande envergadura.

    Ou seja, foi-me prometida uma equipa de dois engenheiros, um arquitecto e é referido que para acompanhar a obra em execução fica este Eng. que é o único que cheguei a conhecer até agora. Sim, se isto fosse para a frente sería ele quem iria acompanhar a obra, o que não duvido que tivesse boas aptidões para isso, provavelmente até será esse o seu ponto forte.

    -
  6.  # 46

    Isso foi feito por desenhadores... Em backoffice...
    Dois engenheiros? Se com um já é difícil 🤭...

    A conversa do esquema com o arquitecto da câmara, para mim é uma tristeza... E possivelmente nem é verdadeira... Mas também, os 5000€ que estão a cobrar... Dá para fazer 10 estudos prévios de plantas... E ainda sobra para luvas.

    Pessoalmente só por ter havido essa conversa alusiva a corrupção, tinha logo saltado fora.
    Concordam com este comentário: AlexSa
  7.  # 47

    Isso (projecto de arquitectura) foi feito por desenhadores... Em backoffice...
    Dois engenheiros? Se com um já é difícil 🤭...

    A conversa do esquema com o arquitecto da câmara, para mim é uma tristeza... E possivelmente nem é verdadeira... Mas também, os 5000€ que estão a cobrar... Dá para fazer 10 estudos prévios de plantas... E ainda sobra para luvas.

    Pessoalmente só por ter havido essa conversa alusiva a corrupção, tinha logo saltado fora.
  8.  # 48

    Sim, mas o "são mais valias" e o "conceituados na CM" não tem necessariamente esse sentido e pode ter várias interpretações. O "conceituados na CM" não faz referência a que lá trabalhem, mas sim que lá são conhecidos pela fama que têm no concelho. Eu pessoalmente interpretei assim, como uma forma de ele me demonstrar que são pessoas com currículo e muitas aptidões, sendo conceituados e, por isso, mais valias. O que não se veio a confirmar.

    De resto isso dos dois engenheiros e um arquitecto... eu só conheci um engenheiro. Dos outros, nem sei o nome. Mas pronto, mostrava-vos o texto no seguimento da minha explicação das razões pelas quais ingenuamente me deixei levar, exposta na página anterior.

    Certo é que além de tudo o que tinha falado ontem, afinal ainda me estava a esquecer da questão do elevador. Estive (porque aceitei) para pagar 20 e tal mil euros por um elevador, além de gastar uns 10m2 de área de construção para isso (o espaço que o dito ocupa mais a área de corredor no 1º andar perdida para aceder a ele). Ou seja, como essa área não é tampouco grátis, se calhar ia ficar-me em 30 e tal mil euros.

    Porque, dizia-se, a casa só pode ficar a esta altura com elevador, por causa das acessibilidades.

    Agora já não é preciso. De Julho para cá deixou de ser preciso o elevador para se cumprir a lei das acessibilidades numa casa que fica 3,22m acima do passeio público :P

    Se o assunto tem ficado fechado em Julho e o projecto tem entrado para aprovação na CM, como me foi sugerido, e tem sido aprovado, eram 30 e tal mil euros e menos 10m2 de área aproveitável.

    Se tem entrado em Setembro (e só faltou nós dizermos que sim), tínhamos ficado com um projecto que encarecia a obra em 20% e que no final dava um resultado pelo menos 20% menos valioso, uma perda que estimo na ordem dos 100 mil euros.

    Ainda sobre o elevador, a ideia para permitir que uma pessoa em cadeira de rodas acedesse ao rés-do-chão, era entrar com o carro na cave, sair do carro, entrar no elevador e sair do elevador no rés-do-chão.

    Agora, é subir 3 metros e 22cm de escadas, alegando-se para efeitos de aprovação do projecto que as escadas estão preparadas para levar sistema elevatório de cadeiras de rodas. O que não duvido, mas não há explicação para isto não ser assim também em Julho passado, quando nos andou a fazer desenhos com elevadores. E depois diz-nos que já fez 9 versões do desenho, insinuando que somos nós os responsáveis :D

    -
  9.  # 49

    ... Só não entendo porque não rescindiu o serviço em Setembro...
  10.  # 50

    ... Esse projecto nunca o foi... Sempre uma manta de retalhos.
  11.  # 51

    Sim, devia ter ficado por ali. Mas na altura, como já referi, ficámos iludidos com o "afinal consegue-se fazer com a altura que queriam"...

    Como em tudo na vida, há males que vêm por bem. Se há coisa que tenho aprendido ao longo dos anos é isto. Com esta experiência, para já, algo se aprendeu. E se calhar os 9-12 meses que nos atrasou a obra, tiveram um propósito. Talvez não fosse ainda o momento para começar.

    Bom, depois passarei por aqui para dar noticias. Obrigado pela ajuda e conselhos.

    -
    Concordam com este comentário: Capuchinha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 52

    Colocado por: P_LopezSim, mas o "são mais valias" e o "conceituados na CM" não tem necessariamente esse sentido e pode ter várias interpretações. O "conceituados na CM" não faz referência a que lá trabalhem, mas sim que lá são conhecidos pela fama que têm no concelho. Eu pessoalmente interpretei assim, como uma forma de ele me demonstrar que são pessoas com currículo e muitas aptidões, sendo conceituados e, por isso, mais valias. O que não se veio a confirmar.


    Pronto no seu caso, venderam-lhe essa história...

    Se há coisa que me deixa triste enquanto Arquitecto, é quando é o próprio Dono de Obra a perguntar:
    "E você, por acaso, não tem conhecimentos lá na Câmara?"
    E não são poucos a perguntar isso...

    Nunca vi qual é a vantagem de contornar uma lei ou sugestão fazendo mal, incorrecto ou ilegal...
    Um bom projecto pode e tem que respeitar as leis, as acessibilidades, as áreas permitidas, as cotas, etc. etc.
    Nalgum ponto duvidoso, o poder da argumentação e do bom senso, tende a prevalecer...
    Cada caso é um caso, e muitas vezes conseguem-se coisas porque não provocam nenhum dano a ninguém.
    Isto de se achar que nas Câmaras são todos uns burros e oportunistas é incorrecto.

    A outra é achar que "se o Arq. tem conhecimentos" o processo anda mais depressa, passa à frente dos outros, fecham os olhos a algum erro ou ilegalidade... como que se isso fosse uma "mais valia"... por isso é que este país está assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Capuchinha
  13.  # 53

    Colocado por: N Miguel OliveiraA outra é achar que "se o Arq. tem conhecimentos" o processo anda mais depressa, passa à frente dos outros, fecham os olhos a algum erro ou ilegalidade... como que se isso fosse uma "mais valia"... por isso é que este país está assim.


    Mas na realidade, o que se verifica, é que na maior parte das situações..isso é somente da boca para fora, não vai ter "direito" a essas "benésses"... Aliás, na maior parte das vezes é ao contrario, prejudica mais do que ajuda;)

    PS: já levo uns anos disto....
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  14.  # 54

    Colocado por: Pedro Barradas.isso é somente da boca para fora, não vai ter "direito" a essas "benésses"


    E não só...
    A "mais-valia" de fazer algo mal, é a de passado uns anos algum vizinho denunciar... e ter que demolir.
    Ou não conseguir vender... ou de no final da obra não ter licença, etc. etc...
    São só "vantagens" :)
  15.  # 55

    Boas,

    Então e a questão do elevador, alguém aqui tem informação a esse respeito?

    Sendo um pouco mais concreto: Será mesmo possível fazer-se uma casa, sem cave, com o rés-do-chão elevado 3,22 metros relativamente ao passeio público, sem elevador e cumprindo a lei das acessibilidades?

    Se a grande escadaria de acesso à porta da entrada do prédio for construída de origem com condições para que mais tarde se possa instalar um sistema de elevação de cadeira de rodas, consegue-se assim cumprir a lei das acessibilidades?

    Esta questão é já com a perspectiva de ter isto esclarecido para saber se vale a pena sugerir a um futuro projectista que se faça a coisa nestes termos.

    -
  16.  # 56

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Como assim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P_Lopez

    Não tenho uma explicação única, mas é algo que vou vendo com alguma ou crescente regularidade. E então começo a formar esta ideia/impressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0216 seg. NEW