Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Desde já anúncio que não percebo nada de construção civil.
    Vou tentar resumir isto.
    Vou-me mudar para a casa da sogra, mas o apartamento dela está num estado bastante descuidado. Tivesse eu muito dinheiro entrava já tudo em obras.
    Uma das coisas que está degradada é o chão (é tipo o da imagem). Tem algumas tábuas a querer levantar, anos a fio a ser lavado com água, nunca encerado nem envernizado, e a juntar a isto, um cão com hábitos de higiene que deixam a desejar.
    As minhas questões são:
    - Uma vez que fazer obras gerais (pintura, etc...) não são opção de momento e terá de ser faseado por causa dos custos, é possível fazer já o chão, de forma a que de futuro, as obras que vierem, não impliquem alterações?
    - Queria mudar a madeira para pavimento cerâmico (pelas razões que enumerei acima). Toda a casa está com esse chão, menos a cozinha e casas de banho. dá para fazer as obras uma divisão de cada vez? Isto porque não temos de viver na casa durante as obras claro, e porque não temos forma de tirar todas as mobílias de uma vez só (se possível íamos passando de uma divisão para a outra conforme as obras forem avançando.
    - A área a mexer no chão será de 55 a 65m2 (já com quartos). Qual será a opção mais viável e económica? Dificilmente o chão actual poderá ser aproveitado, sendo lixado e envernizado por ter placas a levantar e estar mesmo "seco" muitas zonas, portanto substituo por pavimento cerâmico, por pavimento flutuante, outras soluções? Não faço ideia quanto custa este tipo de obras.

    Com os melhores cumprimentos
  2.  # 2

    A laje de piso é em madeira? Ou é em betão?
    Se for estrutura de madeira.. Não é fácil ou sequer aconselhável converter para revestimento cerâmico.

    Não temos fotos...
  3.  # 3

    Peço desculpa, esqueci-me de anexar :/

    A laje será o que está por baixo do piso de madeira correcto? O edifício é dos anos 2000. Será em betão? Não sei mesmo. Mas não é um edifício dos antigos que seriam em madeira...
      escolha-a-melhor-madeira-para-o-chao-de-sua-casa.jpg
  4.  # 4

    E corrigindo o que disse anteriormente, eles compraram o apartamento em 2001,portanto o edifício é dos anos 90
  5.  # 5

    Ok. Assim não tem problema. Mas é uma pena não recuperar o pavimento... Pode sair mais barato manter. Se calhar uns 30 €/m2.

    Retirar isso, resíduos, material ceramico baratucho, rodapés acerto com portas e mão de obra. Não ficará por menos de uns 50.

    Que raio de ideia em lavar o chão...

    Madeira é Madeira.
  6.  # 6

    Obrigada Pedro Barradas.

    Sim, raio de ideia... Podiam ter estimado aquele chão, mas nunca se deram ao trabalho. E com anos anos do animal a marcar território em todos os cantos e esquinas.
    Se der para recuperar também seria bom. Eu é que parti do princípio que não daria e após pesquisa vi as vantagens do piso cerâmico. O chão em madeira é possível recuperar estando a levantar em alguns sítios e estar seco? Em algumas zonas, principalmente junto à varanda, parece aquelas tábuas dos passadiços junto à praia de tão seco que está o chão.
    A foto é para mostrar como estão as tábuas nos sítios onde estão a levantar. Não estão completamente saídas.
      22.jpg
  7.  # 7

    Muito obrigada a todos.
    Repito que o chão a que me refiro está 3 vezes pior em aspecto do que os das imagens, que são apenas explicativas (não estou de momento na casa em questão).
    Mas as vossas respostas dão-me um pouco de esperança, que talvez seja possível. Já que vou ser eu a despender do meu próprio bolso para o trabalho, quero saber direitinho as opções que tenho.
    Obrigada
 
0.0132 seg. NEW