Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Inspirados noutras "discussões" decidimos também nós partilhar a experiência que é construir uma moradia neste caso a nossa Casa, a casa para a nossa família. Haverá algo mais valioso? :)
    Esperamos que esta "conversa" permita ter críticas construtivas e inspirar e ajudar outros futuros membros que irão passar pelo mesmo processo.
  2.  # 2

    Definidos os requisitos com o arquitecto surgiram os primeiros esboços da futura casa em 2D.
    Depois de ponderadas várias soluções (pensamos que) chegámos a uma planta que cumpre o que pretendemos. Mas surgem dúvidas! Será que pensámos em tudo? Será que poderemos organizar a casa de outra forma?

    As críticas construtivas serão bem vindas.
    Obrigado :)



    Notas:
    - Temos de cumprir com os afastamentos 3x3x6 (frente, lateral, traseiras).
    - No lado esquerdo da casa somos obrigado a geminar com a moradia existente. A frente da casa no lado esquerdo está alinhada com a nossa casa (quarto/escritório existente à esquerda).
  3.  # 3

    Gosto. Acho que não há grandes aéreas desperdiçadas, embora não sei porquê sinto que há qualquer coisa com a escala...Parece que o sofá é tão grande como a cozinha, por exemplo. Mas eu não sou arquitecta e estou cheia de sono, posso estar a ver mal. :) E que divisão é aquela no primeiro piso logo à esquerda quando se sobe as escadas? Vai ter porta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  4.  # 4

    Vejam as acessibilidades. e tire o degrau a meia esquadria das escadas. reveja o acesso à suite e aquele compartimanto ao lado da Is da suite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  5.  # 5

    Olá Teresa,
    Obrigado pela resposta.
    Parece que o sofá é tão grande como a cozinha, por exemplo.

    O sofá neste momento faz um _| Ficou com 3 metros de comprimento e 3 de largura. 3 metros na chaise long parece-me ser excessivo. Por outro lado o espaço de circulação entre o sofá e a TV está pequeno, pelo que acho que no fim teremos um pouco menos de sofá e um pouco mais de espaço de circulação.

    E que divisão é aquela no primeiro piso logo à esquerda quando se sobe as escadas? Vai ter porta?

    Estamos a pensar colocar piso radiante e vamos precisar de um espaço "técnico", com porta. Nesse espaço vamos ter a bomba de calor, máquina lavar roupa e arrumação.
    Preferíamos ter este espaço no piso 0, mas infelizmente isso não é possível. Tivemos de fazer opções e neste caso optamos por ter uma divisão (quarto ou escritório) no piso 0.
  6.  # 6

    Olá Pedro,
    Obrigado pelo feedback :)
    tire o degrau a meia esquadria das escadas

    Refere-se ao patamar "quadrado" que ficou divido? Pelo que percebi (a minha área de formação não se relaciona em nada com construção) a escada para ser confortável vai necessitar daqueles degraus todos. Na verdade ainda estamos a ponderar se aumentar o pé direito no piso 0 e nesse caso ainda necessitava de mais escadas :\

    reveja o acesso à suite

    Pensámos recuar um pouco a porta, ou seja aumentar o corredor e colocar a porta mais perto da passagem para o quarto.
    Alguma outra sugestão de revisão?

    aquele compartimanto ao lado da Is da suite.

    Estamos a pensar colocar piso radiante e vamos precisar de um espaço "técnico". Nesse espaço vamos ter a bomba de calor e adicionalmente a máquina lavar roupa e arrumação.
    Preferíamos ter este espaço no piso 0, mas infelizmente isso não é possível. Tivemos de fazer opções e neste caso optamos por ter uma divisão (quarto ou escritório) no piso 0.
  7.  # 7

    Cá estamos de novo, com a nossa aventura de construir a nossa moradia.

    Estando o 2D estável começamos a desenhar o 3D. Começam a surgir as primeiras imagens.
    Cá vai a nossa partilha :)
      3D_versao_v1 (5).png
      3D_versao_v1 (3).png
      3D_versao_v1 (1).png
  8.  # 8

    Entretanto o 3D vai começando a ter cor e mais formas :)
    Este é o estado actual.

    Sugestão de melhorias serão bem vindas :)
      3D_versao_v4 (3).PNG
      3D_versao_v4 (2).PNG
      3D_versao_v4 (1).PNG
  9.  # 9

    Muito tuning na minha opinião!
    Eu reduzia os constrastes.
    Concordam com este comentário: MrVetable
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  10.  # 10

    Isso para ficar termicamente aceitável vai dar muita luta.
    Concordam com este comentário: MrVetable
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvesIsso para ficar termicamente aceitável vai dar muita luta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cordeirojoao


    Caro Jorge,
    Obrigado pela resposta :)
    Pode elaborar um pouco a questão do térmico? Está relacionado com a questão dos vãos de grande dimensão?
    Tem algumas sugestões para melhorar a questão térmica?

    Obrigado
  12.  # 12

    os grandes vãos, o piso avançado, os cantos e recantos vão dar muito trabalho a minimizar as pontes térmicas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesos grandes vãos, o piso avançado, os cantos e recantos vão dar muito trabalho a minimizar as pontes térmicas..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cordeirojoao


    Obrigado mais uma vez pela resposta.
    Vamos abordar o tema com o arquitecto já na próxima reunião.
  14.  # 14

    Preocupe-se com o orçamento..

    Do 1o 3d para o 3d atual estão uns bons milhares de diferença
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cordeirojoao
  15.  # 15

    Cordeirojoao, pense na casa para viver. E nao pense na casa como um elemento estético.
    Os arquitectos às vezes para segurarem ós clientes tem de arrojar nas linhas. Parece-me que o arquitecto anda a tentar convencer.
    Convencam-se primeiro voces sobre o que querem.
    A casa é para viver, nao para viverem refem da casa.
  16.  # 16

    depuração estética acho que é o que falta

    as plantas como primeiro estudo parecem bem
  17.  # 17

    Engraçado com acho os 3d da casa sem revestimentos mais elegante do que os do com revestimentos. Penso que, assim sendo, e na minha opinião, pode reduzir bastante nas cores e revestimentos exteriores e ficar com uma casa bastante bonita e sóbria. E usar os interiores para expressar melhor um estilo de ambiente.
    Concordam com este comentário: RicardoPorto, cordeirojoao, Anonimo09092021
  18.  # 18

    Colocado por: SirruperCordeirojoao, pense na casa para viver. E nao pense na casa como um elemento estético.


    Colocado por: marco1depuração estética acho que é o que falta


    Antes de mais obrigado pelas opiniões :)
    De facto a nossa prioridade foi definir o 2D do ponto de vista da funcionalidade. Isso resultou na planta 2D da imagem.
    Ficámos com a ideia que seria o que precisámos, mas é a 1ª vez que temos um projecto deste tipo. Se calhar estamos a falhar em alguma coisa :\

    Só mais tarde pensamos na parte estética, sem afectar a funcionalidade. Mas se calhar ainda precisa de mais trabalho.
    Vamos continuar a pensar no tema :)

    Nota: apesar da planta ter um cinzento que parece pedra, na verdade será apenas pintado de cinzento.
      Planta.PNG
  19.  # 19

    Colocado por: CMartinEngraçado com acho os 3d da casa sem revestimentos mais elegante do que os do com revestimentos. Penso que, assim sendo, e na minha opinião, pode reduzir bastante nas cores e revestimentos exteriores e ficar com uma casa bastante bonita e sóbria. E usar os interiores para expressar melhor um estilo de ambiente.
    Concordam com este comentário:RicardoPorto,cordeirojoao


    Obrigado pela opinião com a qual concordamos.
    Neste momento ainda estamos a rever as cores. Não gostávamos de ter mais 2, máximo 3 cores nas paredes exteriores!
    É um tema ainda em revisão.
    Nota: apesar da planta ter um cinzento que parece pedra, na verdade será apenas pintado de cinzento.
  20.  # 20

    Nos wc do piso superior trocava em ambos o lavatório com o duche.

    Recuava a porta da entrada da suite

    Não fazia aquela abertura nas escadas mas antes uma claraboia na cobertura retangular.

    Arranje maneira de fazer a casa das máquinas no exterior nem que seja um anexo de meia duzia de m2 num canto e deixe a lavandaria no interior e pense num sítio para secar a roupa.
 
0.0186 seg. NEW