Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas a todos.
    Tenho uma varanda fechada (julgo que de origem, todo o prédio é assim) com caixilharia de correr muito antiga (inicio dos anos 80),vidro simples e em mau estado, que precisa de substituição.
    Vou trocar os caixilhos e por oscilobatentes com um vidro duplo decente.
    A minha duvida reside no que vou usar para cortar a entrada de luz e garantir privacidade (uso o espaço, que é anexo ao meu quarto, como mini escritório; a separar o meu quarto tenho um outro caixilho, este já troquei antes, que tem um estore de pvc convencional). Actualmente, o caixilho da varanda, que faz um "L", tem uns estores de pvc no lado maior, e nada no mais curto. Estes têm uma caixa de estore montada pelo exterior (pendurada na fachada), solução que queria evitar porque esteticamente é horrivel e limpar esses estores é um martírio.
    Do que pensei até agora vejo a hipótese daqueles estores montados no interior do vidro (tipo screenline, já li aqui alguns tópicos antigos e espero agora não levar aqui com comerciais encapotados como o que li nesses tópicos lol), mas não sei bem como funcionam e que problemas podem vir a dar com o tempo, e não faço ideias de custos.
    Outra hipótese que pensei seriam blackouts fixos interiormente no bite dos vidros dos caixilhos, também não sei ainda preços, e do que tenho visto as soluções de comando são os rolos com mola e os com o cordão que fica pendurado (confesso que não gosto particularmente de nenhuma)
    Aceito sugestões alternativas, preferencialmente de quem tenha algo instalado em casa para ter feedback do uso real.
    Não queria estores convencionais pelas razões que referi antes, e como vou colocar oscilobatentes (que vão estar frequentemente com o oscilobatente aberto para arejar) queria algo que ficasse fixo pelo interior agarrado ao caixilho, para não ter que abrir o estore todo para poder abrir a janela.
    A minha preocupação é mais o controlo de luz e privacidade - na mesma fachada (nascente) tenho uma janela de correr, na cozinha, onde tirei o estore que tinha (também ele pendurado no exterior) e coloquei apenas um rolo daqueles do ikea pelo interior, e não tenho problemas com o espaço ficar muito quente no verão.
    Grato antecipadamente por quaisquer sugestões ;)
  2.  # 2

    Ninguém? :(
    •  
      CMartin
    • 28 janeiro 2020 editado

     # 3

    Boa noite Wolfchild :o)
    Já tinha lido o seu tópico, e, relendo-o, tenho a mesma ideia que me vem à mente : de milhares de janelas por todo o lado ! :o)) A pergunta está complexa de se destrinçar, mas vamos lá tentar.
    Quando refere privacidade é dos outros prédios ?
    Há painéis que correm em guias aplicadas nas janelas.
    De qualquer forma, os fornecedores das suas janelas têm certamente sugestão para o que pretende.
    Os blackouts, se forem os mais baratos, têm uma componente plástica que os faz deformarem com o calor. Não vá pelo preço, se não lhe fizer diferença.
  3.  # 4

    Boa noite,
    Sim, privacidade essencialmente dos prédios em volta, que estão relativamente perto.
  4.  # 5

    Colocado por: WolfchildEstes têm uma caixa de estore montada pelo exterior (pendurada na fachada), solução que queria evitar porque esteticamente é horrivel e limpar esses estores é um martírio.

    Boa noite Wolfchild, pode optar por por a caixa de estores no interior. Embora os estores continuem a correr para fora claro.

    Colocado por: WolfchildOutra hipótese que pensei seriam blackouts fixos interiormente no bite dos vidros dos caixilhos, também não sei ainda preços, e do que tenho visto as soluções de comando são os rolos com mola e os com o cordão que fica pendurado (confesso que não gosto particularmente de nenhuma)

    Há eléctricos. Geralmente mais usados para vãos / janelas grandes. Os fornecedores de caixilhos têm este tipo de soluções.
    Uma pergunta : ao abrir o oscilobatente, ocupa-lhe espaço para além da parede para dentro, de forma a ultrapassá-la ? Ou seja, as suas janelas alinham com a parede quando abertas em oscilobatente ou vêm mais para dentro ?
  5.  # 6

    Obrigado pela resposta.
    Não quero mesmo estores, porque é um vão muito grande e a dificuldade de os manter limpos é enorme.
    A opção eléctrica, já pensei nisso, mas não sei como funciona em termos de ligação para a folha móvel. Assumo que terá que ficar um cabo à vista em algum lado do caixilho, quando aberto.
    Só existem paredes complanares ao vão abaixo deste, ie, debaixo do peitoril (que é quase complanar) . De resto o vão ocupa completamente as duas paredes da varanda onde se insere. Também não tem verga. Pressuponho que a questão teria a ver com a eventual colocação dos blackouts pelo interior. Ia ter o canto do caixilho para resolver (porque não tinha onde segurar a calha) e na prática ia-me roubar espaço util.
  6.  # 7

    PS: a opção eléctrica (inserida nos vidros), se viável, também deve ser razoavelmente onerosa, julgo.
    Mas ainda não tenho noção de preços
    •  
      CMartin
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: WolfchildPressuponho que a questão teria a ver com a eventual colocação dos blackouts pelo interior. Ia ter o canto do caixilho para resolver (porque não tinha onde segurar a calha) e na prática ia-me roubar espaço util.

    Para além disso, também era para perceber se, abrindo as suas janelas em oscilo, permite ter os blackouts a caírem a direito. Ou seja, se vai fixar o blackout (em rolo, que é a solução tipo "cortina" que pode mandar fazer à medida ou comprar havendo nas medidas que precisa) acima da janela, fixa na parede (a opção, não tendo onde fixar por cima da janela, é fixar a partir do tecto, há calhas para isso) e se a janela estiver aberta, o blackout cai a direito ? Ou a janela vai criar barriga no blackout ?
    A opção, assim sendo, seria mesmo o blackout estar fixo na própria janela, que o sistema existe e pode ser fornecido por quem lhe vai fornecer as janelas. Tenha é cuidado com o que lhe disse antes : os blackouts mais em conta têm o defeito de expandir e enrugar com o calor do sol directo a bater. Têm uma componente plástica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wolfchild
    •  
      CMartin
    • 31 janeiro 2020 editado

     # 9

    Colocado por: WolfchildPS: a opção eléctrica (inserida nos vidros), se viável, também deve ser razoavelmente onerosa, julgo.
    Mas ainda não tenho noção de preços

    Veja se no prédio não estará a alterar fachada mudando o estilo dos estores, não se vá depois levantar essa questão.
    Penso que existe esta solução mas que não está muito bem vista, pois consta que se avariam os estores, é uma chatice resolver, por correrem por dentro das janelas. Deve ser verdade, porque de facto raramente se vê seja o que for a correr por dentro das janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wolfchild
  7.  # 10

    A opção de os colocar por dentro, pendurados no tecto, foi a primeira que pensei, mas no espaço em questão não será uma boa solução. Tenho noutras 2 janelas da casa aqueles screens/ rolos do ikea (numa janela com estore e outra sem) e nesses casos cumprem.
    O desfigurar da fachada, na verdade actualmente é a minha, com a caixa de estore pendurada para fora, colocada pelos anteriores proprietários, que o faz. Também por isso a quero tirar. A maioria dos meus vizinhos não tem estore (tem cortinas ou algo assim), e os que meteram têm a caixa por dentro. De origem creio que não havia estores nessas varandas/ marquises (as "varandas" serem fechadas, é de origem no prédio). O blackout colocado no bite do caixilho, visto por fora, vai ter um aspecto parecido a qualquer outra cortina de rolo, portanto acho que não será problema.
    Esses blackouts colocados no bite, mas de comando eléctrico, serão muito mais caros que os de comando manual com fio?
    Sim, no caso dos estores colocados na caixa de ar do vidro tenho bastante receio da manutenção. Daí estar a perguntar se haveria alguém com essa solução em casa que pudesse dar algum feedback. :)
  8.  # 11

    Colocado por: WolfchildEsses blackouts colocados no bite, mas de comando eléctrico, serão muito mais caros que os de comando manual com fio?

    De cabeça, cada motor para automatizar cortina/blackout custa 250€. Cada motor dá para uma cortina/blackout.

    Colocado por: WolfchildSim, no caso dos estores colocados na caixa de ar do vidro tenho bastante receio da manutenção. Daí estar a perguntar se haveria alguém com essa solução em casa que pudesse dar algum feedback. :)

    Pessoalmente, não o faria, nem o recomendaria a cliente, pela razão que já disse: consta que são problemáticos, susceptíveis a avarias, e avarias de difícil ou pelo menos complexa resolução por correrem por dentro das janelas. Parece-me, por isso, preferível outra solução que não seja esta.
 
0.0166 seg. NEW