Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia tenho um terreno que permite construção, gostaria de fazer uma pequena casa com garagem para começar a minha vida independente. Tudo o que tenho é o levantamento topográfico do terreno, por onde devo começar? Banco? Câmara municipal?
    A área da casa vai depender do empréstimo do banco, tinha ideia de fazer um T2 térreo com uma casa de banho, sala e cozinha.
    Em termos de projeto já tenho algo em mente, mas também gostava de saber se posso apresentar um desenho meu a um arquiteto ou tem que ser tudo feito depois por quem sabe.
    Deixo em anexo uns esboço da casa que idealizei com a ajuda do sketchup.
      casa2.png
      casa3.png
      garagem.png
  2.  # 2

    é cedo para ir ao banco, basta-lhe fazer umas simulações pela internet, para ver o valor que o banco pode emprestar, mediante a prestação que pode pagar (deve ser cerca de 30% a 35% do seu ordenado liquido)

    se já sabe que pode construir penso que tb só vai perder tempo na camara, porque aquilo que lhe vão dizer, o arquitecto tb irá saber.

    pelo que o proximo passo é escolher um gabinete de arquitectura e pedir orçamentos para fazer o projecto.

    atenção, que deverá ter algumas poupanças de lado para dar andamento ao processo. Pelo menos uns 10.000€ para projectos e licenças camararias deve ser o minimo dos minimos para se meter nisto.
    Concordam com este comentário: tviegas, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J.Chumbinho
  3.  # 3

    Obrigado pauloagsantos, vou começar pelas simulações, o meu banco é o Montepio, nunca trabalhei com mais nenhum, vale a pena simular em bancos diferentes?
  4.  # 4

    Colocado por: J.Chumbinhovale a pena simular em bancos diferentes?


    mal não faz....

    mas usando valores padrão para uma taxa de juro de 1% num crédito a 30 anos, faça conta com 32€ por cada 10.000€ de emprestimo.

    por isso uma casa de 100.000€ daria uma prestação de 320€. Mas em cima disto ainda tem que somar os seguros.
  5.  # 5

    Colocado por: J.Chumbinhomas também gostava de saber se posso apresentar um desenho meu a um arquiteto ou tem que ser tudo feito depois por quem sabe.


    Olá. Esqueça. Leve as suas ideias, explique-se, exponha o que quer e o que precisa... e quanto pensa gastar.
    O como, o desenho, deixe para o Arquitecto.

    Há leis (PDM, REGEU, etc.), como a lei das acessibilidades, alinhamentos, distâncias e áreas a respeitar... orientação solar e o próprio terreno... Além da própria Arquitectura, que é uma arte por si só.

    Repare no seu desenho e imagine que recebe umas visitas em casa, e para irem ao WC precisam de entrar no seu quarto... fará sentido? Não perca tempo com isso, deixe para quem sabe. Preocupe-se em saber o que quer primeiro...
  6.  # 6

    Olá N Miguel Oliveira, obrigado pela ajuda, sim eu sei que não tenho casa de banho nesse boneco, ainda não sabia onde ia fazer a garagem, (norte ou sul) dai ter deixado em aberto pois quero que a casa de banho de serviço seja ao mesmo tempo o acesso para a garagem pela casa. Assim os convidados podem fugir pela garagem se a comida não prestar.
    A orientação da casa especialmente a dos quartos está de acordo com orientação solar, e o corredor serve de caixa de ar para a zona mais fria da casa, o facto de ser em forma de L também ajuda a exposição solar. no entanto o alpendre nos quartos também foi uma ideia má que tira luz e arrefece os quartos no inverno, mais do que arrefece no verão.
    Bem tenho mesmo que consultar um arquiteto, disso não tenho duvidas.
    Queria fazer uma casa simples mas funcional, e o orçamento vai ser apertado não posso dar mais de 400€ por mês.
    Falaram-me em prefabricados, e ou, pladur em todas as paredes interiores para baixar o custo de construção, alguem tem expreencia com isso? eu vivo no Algarve, nunca estive dentro de uma casa com paredes de pladur a não ser em Lisboa, e não achei grande coisa pelo menos em termos de insonorização.
 
0.0129 seg. NEW