Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Tenho filhos com alguns problemas a nível respiratório, que vamos resolvendo com medicamentos sempre que têm crises, mas entretanto no apartamento onde vivemos desde há cerca de 1 ano, a humidade, nesta altura, parece estar a níveis demasiado elevados.
    Vivemos no concelho de Sintra e segundo a "estação" meteorológica que comprámos num supermercado, a casa tem 77% de humidade, e cerca de 15-16 graus. O aparelho que mede o exterior diz que lá fora estão 14.1 graus e 84% de humidade.
    Se ligar o aquecedor eléctrico consigo que a temperatura de um quarto suba para os 17.5 ou 18 no máximo.

    Não faço ideia se a estação meteorológica é fiável, mas julgo ser certo que tenho de fazer alguma coisa rapidamente.

    Andei a ler algumas discussões aqui no fórum, e, não percebendo muito do assunto, e não querendo gastar uma fortuna, estou a pensar nas seguintes opções:

    1) isolar as caixas de estores por onde entra ar frio.
    2) tentar isolar o melhor possível as janelas de correr com materiais adequados. (normais, não são duplas)
    3) ver se há materiais para isolar "pontes térmicas" (aprendi aqui o termo) tipo os mármores abaixo das janelas e fazer esse isolamento.
    4) comprar um desumidificador com regulador e accionamento automático.
    5) tenho um ar condicionado que nunca usei (novo) de chão. Estou a pensar colocá-lo num dos quartos onde pretendo que a redução da humidade, temperatura e qualidade do ar, tenham mais qualidade. Só não sei como vou fazer para o tubo sair pela janela pois terei de partir o vidro mas acredito que existam borrachas adequadas.

    Gostaria muito da vossa opinião sobre este "plano". Também considero obviamente alternativas mais profissionais ainda que mais dispendiosas se for obviamente a forma de resolver a questão.

    Também gostaria de fazer o mesmo em toda a casa, mas a minha ideia é começar com uma divisão.

    De referir que se trata de um T3 e os quartos infelizmente não apanham quase sol nenhum e as 2 WC não têm janelas o que também não ajuda.

    Antecipadamente grato pelos vossos comentários e ajuda.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

    • Mjdias
    • 27 Janeiro 2020 editado

     # 2

    Se o apartamento é seu , é pedir a alguém que com uma câmara termo gráfica identifique as perdas de calor , depois é passar as prioridades , instalar entradas de ar nas janelas , e uma vmc simples fluxo , baixa os níveis de humidade do ar , e melhora a qualidade do ar interior . As janelas têm que intervir sempre na mudança das mesmas ( se não forem adequadas ), caso seja muitas vezes pode-se retirar cortar a pedra na zona interior , aplicar fita estanque ( pedra janela ) , voltar a aplicar as janelas e corrigir as paredes , com isolamento térmico . O mesmo pode ser feito em tetos ( corrigir a térmica ) .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunopt
  3.  # 3

    Boa tarde, Nuno

    Sei bem o que descreve, pois moramos no mesmo concelho.

    No seu caso, havendo crianças com problemas respiratórios, eu consideraria acrescentar à sua lista a aquisição de um bom purificador de ar.

    Deixo-lhe links de um modelo da Phillips que é desumidificador/ purificador (1); da Deco Proteste sobre o tema (2), e dos purificadores da Trotec (3)

    1) https://www.philips.pt/c-p/DE5205_10/series-5000-desumidificador-de-ar-2-em-1#see-all-benefits

    2) https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/manutencao-casa/noticias/purificadores-de-ar-uteis-so-para-alguns

    3) https://www.trotec24.pt/maquinas/purificacao-do-ar?rc=dd8197509a&gclid=Cj0KCQiAsbrxBRDpARIsAAnnz_OGGHo71e4-Z2VfPEiSZtoGbaQJ_osd9h-hFc2tS2w0jYchG_mp0Y0aAh5GEALw_wcB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunopt
  4. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

data-ad-format="auto" data_ad_region="test">