Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, tenho uma moradia onde resido, habitaçao propria e permanente HPP, cujo valor patrimonial actual ah de 130.000 euros. Se eu a vender por 300.000 euros e depois comprar um apartamento tambem para HPP por 220.000, como sao calculadas as mais valias? Li que eh feita uma proporçao, mas nao sei como se calcula.
    Muito obrigado pelas respostas.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  2.  # 2

    Apura as mais valias q tiver, depois multiplica pelo coeficiente não reinvestido (80000/300000) depois multiplica ainda por 50%, o valor obtido soma ao seu rendimento anual para apuramento do imposto final de IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelmarim
  3.  # 3

    Colocado por: miguelmarim. Se eu a vender por 300.000 euros e depois comprar um apartamento tambem para HPP por 220.000,



    As mais valias são calculadas entre o valor da aquisição(comprou,construiu ou herdou a casa?) e o valor da venda da HPP.
    O valor patrimonial não tem influência.

    Não há crédito bancário?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguelmarim
  4.  # 4

    Cara NTORION,
    muito obrigado pela sua resposta. Por favor diga-me se estou correto. Se eu pagar ah imobiliaria da venda 15000 euros e na compra pagar de IMT e Imp Selo 5000, restam 60.000 de lucro, a multiplicar pelo tal coeficiente 26.66% dá 15.996 vezes 50% ficam 7.998 para juntar ao rendimento anual?
    Muito obrigado
  5.  # 5

    Caro Palhava,
    muito obrigado pela sua resposta. Nao ha credito bancario e a moradia foi construida em 1991, nao tenho facturas de nada da construçao. Como se iria calcular o valor de compra?
  6.  # 6

    Colocado por: miguelmarimCaro Palhava,
    muito obrigado pela sua resposta. Nao ha credito bancario e a moradia foi construida em 1991, nao tenho facturas de nada da construçao. Como se iria calcular o valor de compra?

    Neste caso será que se usa o valor patrimonial?

    Se sim.O melhor é pedir uma reavaliação às finanças.
  7.  # 7

    Colocado por: Palhava
    Neste caso será que se usa o valor patrimonial?

    Se sim.O melhor é pedir uma reavaliação às finanças.

    Ou então não tem interesse.

    E o único valor a considerar são os 300mil tirando as despesas.

    15mil mais Iva para a imobiliária... não consegue vender sem mediação?
  8.  # 8

    O melhor é ir a um contabilista para ter certezas.

    Os prazos também são importantes.
  9.  # 9

    Colocado por: miguelmarimCara NTORION,
    muito obrigado pela sua resposta. Por favor diga-me se estou correto. Se eu pagar ah imobiliaria da venda 15000 euros e na compra pagar de IMT e Imp Selo 5000, restam 60.000 de lucro, a multiplicar pelo tal coeficiente 26.66% dá 15.996 vezes 50% ficam 7.998 para juntar ao rendimento anual?
    Muito obrigado


    Não, as mais valias apura pelo valor da venda (300k?) menos o custo com a aquisição/construção/vpt(130k?)... Aos quais ainda deduz os custos com a venda... Os custos com a compra já não entram. E este valor que apurar, a mais valia, é que é considerada, no seu exemplo, em 26%*50%*MV
 
0.0142 seg. NEW