Iniciar sessão ou registar-se
    • neco
    • 31 janeiro 2020

     # 1

    Estou a construir casa.

    Estou a ponderar painéis fotovoltaicos.

    Já pedi para ser deixada pré instalação.

    Questões:

    1 - faz sentido fazer a casa e depois analisar o gasto elétrico, para posterior decisão do número de painéis OU estimar pelo número de aparelhos elétricos e instalar já?

    2 - a instalação de bateria para acumulação da energia produzida, já é custo/efetiva?

    Contextualizando: zona com grande amplitude térmica (negativos pico de inverno e 40 no Verão), 300 m2 de área de construção, 37% de envidraçado duplo com corte térmico (todos com estores), bomba de calor AQS, PRH, capoto 8 cm. Aparelhos elétricos: todos os comuns de uma casa, acrescendo a bomba de calor e bomba de furo de água. Sem gás natural

    Obrigado!
    • neco
    • 10 fevereiro 2020

     # 2

    ?
  1.  # 3

    Voce pode esperar para ver quanto gasta de energia, se não quiser esperar pode colocar os 1500w de produção fotovoltaica e depois vê se precisar de mais e so colocar mais painéis, enquanto as baterias eu ainda não recomendo, para além de serem caras tem uma duração de vida curta e não paga o investimento da mesma, cumprimentos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 4

    É fácil fazer as contas.

    A instalação de FV depois de obra feita e concluída são 350 a 450 euros.
    O valor de 450 euros é o custo de 3 a 4 painéis.

    Se instalar já, enquanto anda nas obras da casa , provavelmente, se for o caso, não terá de pagar a instalação.

    Logo, independentemente do consumo, se calhar será melhor instalar hoje 6 painéis que amanha só 2.

    Mas isso sou eu a pensar.
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 5

    Colocado por: callinasinstalar hoje 6 painéis


    Callinas, quantos painéis aconselha instalar numa casa ocupada por duas pessoas?

    E quanto ao tipo de painel?

    Obrigado.
 
0.0106 seg. NEW