Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, tenho instalado um sistema de aquecimento central com caldeira interior (recuperador) com radiadores nas divisões. O problema é que por cima dos radiadores as paredes ficaram todas manchadas. Na sala que é onde tenho a caldeira ainda pensei que fosse normal por causa do fumo (situação que é recorrente, e agora já me arrependo de ter optado por esta solução), mas no resto da casa é igual, não sei se será da qualidade da tinta, ou que raio é isto. O que é certo é que tenho as paredes todas tostadas e não sei o que fazer para resolver. Alguém aqui no fórum já teve ou viu algures uma situação destas. Junto algumas fotos para melhor exemplificar o problema.
      IMG_20200202_124909.jpg
      IMG_20200202_124830.jpg
      IMG_20200202_124813.jpg
  2.  # 2

    Este é o aspeto do teto por cima do radiador da sala
      IMG_20200202_124918.jpg
  3.  # 3

    Talvez tenha de limpar o pó dos elementos do radiador, e aspirar mais vezes junto aos mesmos.
    • SrR
    • 2 fevereiro 2020

     # 4

    Tem caldeira , recuperador a lenha ligado a esses radiadores?
    • SrR
    • 2 fevereiro 2020

     # 5

    Isso normalmente é temperatura elevada da agua a circular nos radiadores
  4.  # 6

    Eu tenho a água sempre a 65/70 de media com picos de 85º e não tenho isso.
    Toda a casa foi pintada com vinilclean e os radiadores limpos...
  5.  # 7

    Colocado por: manelvcEu tenho a água sempre a 65/70 de media com picos de 85º e não tenho isso.
    Toda a casa foi pintada com vinilclean e os radiadores limpos...

    Os meus também costuma funcionar nestas temperaturas...



    Colocado por: SrRTem caldeira , recuperador a lenha ligado a esses radiadores?

    Sim é uma caldeira a lenha.
    • jose26
    • 3 fevereiro 2020 editado

     # 8

    Colocado por: rjmpiresTalvez tenha de limpar o pó dos elementos do radiador, e aspirar mais vezes junto aos mesmos.


    Mesmo que seja pó, chega a manchar o teto desta forma? É que o pé direito da casa é 2,80m.
  6.  # 9

    Colocado por: jose26

    Mesmo que seja pó, chega a manchar o teto desta forma? É que o pé direito da casa é 2,80m.

    É assim que funciona a convecção
  7.  # 10

    Tem de baixar a temperatura de impulsao ou a temperatura dos radiadores, e mante los ligados por mais tempo, de modo a manter a temperatura mais estavel


    Isso da ideia de , esta o dia fora de casa com o aquecimento desligado chega a casa e tá de chegar carvao com força ( a caldeira/ recuperador) para aquecer a casa rapidamente e depois a temperatura sobe muito e queima a tinta
    • SrR
    • 4 fevereiro 2020 editado

     # 11

    Não é a tinta que queima
  8.  # 12

    Colocado por: larkheTem de baixar a temperatura de impulsao ou a temperatura dos radiadores, e mante los ligados por mais tempo, de modo a manter a temperatura mais estavel


    Isso da ideia de , esta o dia fora de casa com o aquecimento desligado chega a casa e tá de chegar carvao com força ( a caldeira/ recuperador) para aquecer a casa rapidamente e depois a temperatura sobe muito e queima a tinta


    Pois... O problema é mesmo esse, todo o dia fora, e à noite "fogo à peça"...
  9.  # 13

    Seria melhor deixar o aquecimento ligado 24h/24h. Se tiver programador, baixar 2 ou 3 graus quando está fora e depois recuperar quando regressa a casa, mas sem grandes oscilações.
  10.  # 14

    Já agora, não coloquei foto, mas o tecto da casa de banho também está assim (embora um pouco menos), e não são radiadores são toalheiros, e esses garanto que não têm pó.
  11.  # 15

    Colocado por: SrRNão é a tinta que queima


    Quando falei em queimada foi no sentido de estar escuro , não sei bem o termo a usar para esse fenomeno
  12.  # 16

    Colocado por: rjmsilvaSeria melhor deixar o aquecimento ligado 24h/24h. Se tiver programador, baixar 2 ou 3 graus quando está fora e depois recuperar quando regressa a casa, mas sem grandes oscilações.


    O problema é que o programador sou eu :), é a lenha e tenho que a colocar manualmente...
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • lmcaet
    • 14 novembro 2020 editado

     # 17

    Alguém tem outro tipo de soluções/ideias para resolver este problema?
    Também tenho a água habitualmente entre 60-70º, e também estou o dia todo fora de casa com o aquecimento desligado, só o ligando ao final da tarde.
    Obrigado.
  13.  # 18

    Tenho exactamente este problema, só ligo ao chegar a casa...lenha para o recuperador.
    Quem tem neste sistema, não tem hipótese de ter a casa com aquecimento durante o dia (só se estiver em casa).
    Este ano pintei o interior da casa exactamente por ter a tinta ''queimada'' por cima dos radiadores.
    Radiadores sem pó e limpos...vamos ver o que acontece este ano.
    • size
    • 15 novembro 2020

     # 19

    Colocado por: batistabomb
    Este ano pintei o interior da casa exactamente por ter a tinta ''queimada'' por cima dos radiadores.


    Isso não é a tinta queimada.
    É sim efeito de enfuscamento com partículas suspensas no ar demasiado quente a bater nas paredes.

    De lavar com um bom detergente, isso sai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  14.  # 20

    Trata-se de fuligem resultante de um fenómeno químico de combustão incompleta de um conjunto de gases atmosféricos (oxigénio, metano, etc...) quando sujeitos a uma fonte de ignição, que neste caso é o calor proveniente do funcionamento do aparelho.
    Quanto mais elevada a temperatura maior a combustão, logo maior a produção e fixação da fuligem nas superfícies.
    Como já aqui foi dito a melhor forma de reduzir essas emissões é evitar elevados picos de temperatura mantendo constância na mais baixa possível temperatura de serviço do aparelho.
    É um fenómeno que pode ser atenuado, mas não totalmente eliminado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
 
0.0215 seg. NEW