Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, estou a entrar em contacto convosco no sentido de tentar obter algum esclarecimento relativamente à seguinte situação:

    Pretendo plantar um corrimão de videiras na extremidade do meu terreno junto à estrada (um caminho municipal), ou seja, visualmente poderá assemelhar-se a uma vedação. O objetivo será videiras, estacas e duas ou 3 fiadas de arame que irão segurar as videiras.
    Já ouvi dizer que "posso ter problemas" porque estou a delimitar o público do privado e portanto é uma vedação (terá que seguir os alinhamentos face ao eixo da via legais).
    Já consultei a noção de vedação e a mesma não me parece especificar propriamente o caso, uma vez que não estou a contruir muro em alvenaria, sebe, redes com prumos e estacas e outros materiais perecíveis. Não poderei ter arvores ou plantas na extremidade do meu terreno?
    Desde já agradeço a ajuda.


    _____________
    Vedação: a forma de delimitação da propriedade, a qual pode consubstanciar estruturas sólidas e permanentes em alvenaria, bem como outros materiais, designadamente sebes, redes com prumos e estacas e outros materiais perecíveis.

    Nota: todas as noções não previstas no presente Regulamento seguem o previsto na legislação específica respeitante a cada matéria ou o disposto no vocabulário do ordenamento do território, publicado pelo DGT.
  2.  # 2

    Em principio, não vejo problema de maior...Mas consulte o regulamento municipal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trindade
  3.  # 3

    Colocado por: trindadeNão poderei ter arvores ou plantas na extremidade do meu terreno?

    Poder deve poder, mas tem q deixar espaço para q essas árvores formem a copa dentro do seu terreno, e não fazer como algumas pessoas fazem, q é por exemplo plantar uma árvore no limite do terreno e depois a copa está metade dentro e metade fora... para quem vive em zonas rurais isso vê-se muito nos caminhos/ serventias de terrenos.
    Concordam com este comentário: trindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trindade
  4.  # 4

    Colocado por: nunos7
    Poder deve poder, mas tem q deixar espaço para q essas árvores formem a copa dentro do seu terreno, e não fazer como algumas pessoas fazem, q é por exemplo plantar uma árvore no limite do terreno e depois a copa está metade dentro e metade fora... para quem vive em zonas rurais isso vê-se muito nos caminhos/ serventias de terrenos.
    Concordam com este comentário:trindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário:trindade


    Concordo plenamente. Aliás, este terreno tinha uma figueira a esticar-se para a estrada que eu fiz questão de cortar assim que vim para cá.
    A minha inseguranca era mesmo se existia alguma proibição de colocar uma carreira de videiras alinhadas com umas estacas e uns fios. Confesso que as videiras já lá estão (há alguns dias) e que alguém veio ver se estava a cumprir o alinhamento dado para um muro em alvenaria, olhou para a minha parte agrícola e disse que não podia ter aquilo ali (tinha de recuar ao nível do outro) porque me estava a vedar. Fiquei na dúvida porque afinal é o meu terreno, são árvores/plantas de fruta, não vai ter qualquer tipo de rede. Atrás vai levar mais umas quantas árvores de fruta, couves alfaces. Não percebi porque dentro do meu terreno não posso plantar o que quero (sem interferência com a estrada, naturalmente)
    •  
      nunos7
    • 4 fevereiro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: trindadee que alguém veio ver se estava a cumprir o alinhamento dado para um muro em alvenaria, olhou para a minha parte agrícola e disse que não podia ter aquilo ali

    Um técnico da câmara (?) deslocou-se aí para ver o seu terreno ou o de outro vizinho?
  5.  # 6

    Vieram ver se eu estava a cumprir o alinhamento na construção do muro de betão (que já tinha o rasgo feito, mas só no final desta semana, inicio da outra vou começar). Poucos reparos fizeram, apenas que lhes parecia que estava bem e que voltariam para a semana. Agora... Ao verem as estacas e as videiras próximo da estrada (sem estarem recuadas, disseram que me estava a vedar, separando a parte pública do meu terreno e "sugeriram" que ia ter problemas.
    É como é bom estarmos descansados que está tudo dentro da legalidade. Fiquei na dúvida se tirava, se deixava. A minha interpretação é que não é vedação... Mas não é a minha que conta
  6.  # 7

    Se não for nada de mais, opte por recuar, até lhe dá mais jeito e descaso andar depois a podar e "vindimar" as uvas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trindade
  7.  # 8

    Colocado por: nunos7Se não for nada de mais, opte por recuar, até lhe dá mais jeito e descaso andar depois a podar e "vindimar" as uvas.


    Obrigado pela sua opinião.
    Ainda é um pouco, uma vez que a estrada (antigo caminho) não é muito larga. Na parte de muro, só a larguei a estrada para o dobro. Sem dúvida que será mais fácil vindimar, mas junto à estrada, concerteza que vai havendo "ajuda" nesse campo 😁
 
0.0111 seg. NEW