Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas. Caros amigos, finalmente ando a tratar da vida para comprar casa. Andava com a ideia dos pre-fabricados mas desisti.
    Agora ando a pensar num T1, mas há quem me diga que é mau negocio porque se vende mais facilmente outras tipologias.

Ou seja, na realidade o T1 chega perfeitamente para mim e para a minha namorada, e temos ideia de vender daqui a uns 10 anos (como forma de investimento), mas agora já não sabemos se compensa comprar um T2 (em que um quarto ficava vasio), só para ser mais facil de vender.

Para terem uma ideia estou a referir-me á zona de leiria, os apartamentos que vi rondavam os 75mil € em T1, e mais uns 15/20mil em T2. Todos eles são novos, mas de construções com 2/3 anos. (maioritáriamente ultimos andares porque provavelmente estavam caros nos primeiros anos de venda e acabaram por nao ter sido vendidos).

conseguem dar-me uma ideia da melhor opção?

Cumprimentos, obrigado
    • eu
    • 7 outubro 2009

# 2

Se pretende vender daqui a 10 anos, mais importante que a tipologia, é a zona do apartamento.

Ser T1 ou T2 é quase irrelevante, pois há sempre mercado para cada uma dessas tipologias. A localização do apartamento é que é crucial.
  2.  # 3

tendencialmente um T1 tem mais "saida"em zonas muito centrais por razões obvias (euros) mas um T2 se for para venda tem sempre mais mercado em qualquer lado, tanto mais que um dos quartos poderá servir como escritório/arrumos, na minha opinião claro.
    •  
      FD
    • 7 outubro 2009

# 4

Leia também: T1 ou T2.
  3.  # 5

Como forma de investimento?! Isto já não é como há quinze anos, em que qualquer pardieiro em qualquer sítio se valorizava significativamente em poucos anos. Veja as estatísticas da variação de preços da habitação no país: em grande parte o imobiliário perdeu valor, só nalgumas zonas é que houve valorização.
  4.  # 6

Para valorização só se for num local ainda em crescimento que daqui a uns anos seja, ou uma zona central e concorrida, ou uma zona turística.
    Dou o meu exemplo. Comprei há 7 anos um T1 na melhor zona da costa da caparica. Esperava que ele valorizasse para fazer uma boa venda. Qual quê... Com a crise ofereciam-me entre menos 10000 a 15000€ a menos do valor que dei por ele. Felizmente tive sorte e arranjei um agente imobiliário que me conseguiu mais ou menos o mesmo valor que dei por ele.

Quanto a T1 vs T2, se puder vá para o T2. Eu também pensava que o T1 era suficiente para mim e a minha namorada, mas depois eram as estantes e os livros e um espacinho para ginástica e isto e aquilo e o T1 já estava cheio, já para não falar que era um espaço minusculo.
    Se quer um T1, então que seja GRANDE (tipo sala com uns 30m2 e quarto com uns 15-20 e com cozinha própria, sem ser kitchinette), senão, o melhor é mesmo T2. Para mim, T1 é bom para casa de férias. Para viver acaba por ser claustrofóbico (e falo por experiência própria).
  5.  # 7

Boas.
    Obrigado pelas respostas..

Eu não quero enriquecer com este investimento, muito pelo contrário, só não quero é perder. Ou seja, dou 75 por ele, e quando o vender quero que me dêem esses 75 mais os juros que paguei, ou seja, o restante do crédito a pagar.

Basicamente o que ganho com isso é pagar menos por mês do que a renda que tenho neste momento, e depois ser reembolsado no que paguei.

A zona é uma "zona de ricos", a 5 min de leiria, onde se lembraram agora de fazer uma urbanização enorme com umas 30 vivendas modernas e uns 20 predios também com linhas bonitas e com qualidade. O predio onde estou a pensar comprar foi o primeiro a ficar pronto já quase à um ano e falta vender este T1. Parece bom negócio porque é uma zona que vai começar a desenvolver, daqui a pouco tempo e tambem porque há uns planos para meter lá um nó de ligação à autoestrada ou assim(para 2012).

Será bonzito?

PS, Tem todo o tipo de coisas dessas casas novas de hoje em dia, chao radiante, estores electricos, tectos falsos com luz indirecta e directa, bons isolantes em caixilharia, o telefone da campainha a cores (lol lol), etc etc etc...
  6.  # 8

Os 3 primeiros factores que se deve ter em conta quando se compra casa: localização,localização e localização.
  7.  # 9

Não parece mau (o meu T1 não tinha nada disso), mas não sei a valorização de casas nessa zona. Quais as áreas do T1?
  8.  # 10

Pode ter todos os luxos do mundo e os melhores acabamentos, se não for uma boa localização - que continue boa na altura de venda - vai desvalorizar.
    Não desvalorizar significa não vender pelo mesmo preço nominal que comprou, mas sim, este valor acrescido duma taxa de actualização de 2% ou 3% ao ano. Acima desta taxa é que pode considerar valorização. Pelo que conheço, poucas zonas estão a ter, nesta altura, uma variação de preços que se aproxime destas taxas. O mais certo é que ocorra desvalorização, e pelo excesso de oferta com que nos deparamos, esta depreciação é para durar muitos anos.
  9.  # 11

Conheço bem essa urbanização. è das melhores de leiria. Parece-me um muito bom investimento.
    Cheguei a visitar algumas moradias e apartamentos, com conhecidos que andavam à procura. e os preços eram bem mais altos.
    Em realação à qualidade de construção, não sei, pois não é a minha área, mas que "enchem as vistas" lá isso enchem!
  10.  # 12

Colocado por: tiago_ferreiraBoas.
    Eu não quero enriquecer com este investimento, muito pelo contrário, só não quero é perder. Ou seja, dou 75 por ele, e quando o vender quero que me dêem esses 75 mais os juros que paguei, ou seja, o restante do crédito a pagar.

Admitindo que conseguisse tal coisa - o que é bastante duvidoso - teria mesmo assim perdido valor equivalente à inflação.
  11.  # 13

PS, Tem todo o tipo de coisas dessas casas novas de hoje em dia, chao radiante, estores electricos, tectos falsos com luz indirecta e directa, bons isolantes em caixilharia, o telefone da campainha a cores (lol lol), etc etc etc...

Não conheço o sítio, mas é provável que com esse tipo de construção se coloque ao nível de preço de apartamentos de tipologias superiores, o que tornará mais difícil a sua venda - como parece ser indiciado pelo facto de .."só faltar vender este".
  12.  # 14

Boas.. Pelo que percebi o valor do apartamento é 97mil, e eu compro por 75.. (de qualquer modo ninguem deu mais pelos vistos).

Ja agora, para a casa não desvalorizar, é preferivel comprar numa zona já desenvolvida (uma urbanização mesmo na entrada principal de leiria) ou numa zona em "potencial" desenvolvimento (urbanização a 5 min da cidade onde vai passar autoestrada ou lá o que é) ?..

É que tambem vi um apartamento para o mesmo preço numa zona (tambem de "pseudo-ricos") que está mesmo á entrada da cidade e que tem uns 20 predios ja habitados, mas isto nunca mais desenvolve mais, ou seja, ja está como é para ficar.

Em qual deles é menos provavel perder dinheiro?

Obrigado a todos
  13.  # 15

Ja agora, mais uma pergunta, agora é boa altura para comprar casa?

Quero eu dizer, vale a pena esperar que os preços caiam mais ou em apartamentos novos é indiferente?
  14.  # 16

Respondo à última pergunta: sinceramente acho que é boa altura para se comprar casa (como se pode ver por essa descida de preço de 97 para 75). A partir do momento em que passe a crise os preços voltam a subir, por isso é agora boa altura desde que os bancos aprovem o crédito.
  15.  # 17

Tenho ouvido falar nisso de não aprovar, mas ainda não percebi muito bem. Quer dizer que mesmo que a pessoa tenha possibilidade de pagar, eles podem nao aprovar?
  16.  # 18

Boas, alterei o titulo.
    Confesso-vos que por aqui andamos mesmo indecisos. É estranho porque racionalmente já escolhemos um apartamento, mas intuitivamente escolhemos outro.
    Ou seja, racionalmente compraríamos um que tem uma area um bocadinho maior (70m2) e está numa zona relativamente perto do centro da cidade.
    Mas intuitivamente compraríamos um que ara além de ser lindo e ter uma estética muito arrojada, fica numa zona que pode ou não desenvolver. (Apesar de continuar sempre uma "zona de ricos".

Voces costumam escolher com a cabeça ou com "o coração"?
  17.  # 19

18.  # 20

A escolha de um imóvel (provavelmente o maior investimento que você fará em toda a vida) tem de ser feito com a cabeça... e com o coração.
    Se um deles tiver dúvidas, mude de alvo.

0.0232 seg. NEW