Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola boa tarde a todos, estou com um problema com a minha ligação a rede ligação a rede de telecomunicações, trata-se de uma ligação nova pois a casa foi agora construída construção feita numa urbanização loteada, e pedi uma ligação de rede fibra da MEO, o instalador ao chegar ao local começa a passar a guia para chegar à caixa da das telecomunicações que fica a cerca de 50 metros e a guia chega +/- aos 30 e não passa mais, o técnico diz que o problema não é com eles não podem fazer nada e tenho de ser uma a desobstruir o tubo de passagem, acho um pouco estranho, dai estar aqui a pedir opinião para saber se conhecem algum caso semelhante e me possam ajudar.
  2.  # 2

    O que acha estranho?
  3.  # 3

    É com eles sim.
    Em casa da minha sogra tiveram de fazer uma puxada onde gastaram perto de 1000mts de fio. Os instaladores têm de arranjar maneira de resolver.
  4.  # 4

    Se quiser cabos estendidos pela casa colados com cola quente, ele fazem-lho.
    Se quiser os cabos bem passado pelos tubos, tem de desobstruir os tubos 1º
  5.  # 5

    Colocado por: quim.betoSe quiser cabos estendidos pela casa colados com cola quente, ele fazem-lho.
    Se quiser os cabos bem passado pelos tubos, tem de desobstruir os tubos 1º

    A questão é que aos 30m ainda está fora da habitação, que é onde se encontra o bloqueio, pelo menos parece ser o descrito.
    Concordam com este comentário: Nuno AMS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nuno AMS
  6.  # 6

    Colocado por: Nuno AMSo técnico diz que o problema não é com eles não podem fazer nada e tenho de ser uma a desobstruir o tubo de passagem,


    Atenção, apesar de concordar na generalidade com os posts, nem sempre se pode tomar essa posição.
    Casa Nova.
    Urbanização Nova.
    Vamos imaginar que o tubo aos 30+- tá esmagado, partido, ou obstruído por massa, terra, etc.
    Portanto o trabalho está mal feito.

    O técnico que vai ao local é que têm de assumir a responsabilidade?

    Até pode ser falta de jeito do instalador, mas é preciso analisar a situação.

    O caminho de cabos é da responsabilidade da pessoa que pede o serviço , não da que executa, a menos que isso faça parte da empreitada.

    Os instaladores são obrigados a passar cablagem na tubagem e não a colar fios nas paredes das pessoas. Correcto.
    Mas o caminho de cabos TEM DE EXISTIR, encontrar-se em condições e desimpedido.

    Não é tão linear que seja culpa do instalador.
  7.  # 7

    Mas afinal o que é que esta obstruido, a conduta da urbanizacao, a conduta da sua propriedade ou a conduta da MEO até á conduta da urbanizacao?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Vai ver e tem uma caixa de visita antes de entrar para a casa...
    Fale com o responsável pela execução ited (elétrecista) ele melhor que ninguém o pode ajudar!
  9.  # 9

    Tem aqui as fronteiras de responsabilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ForcePT
  10.  # 10

    Este parece-me mais correcto (1.2), pois também acho que será da CVM para Justante a responsabilidade do utilizador.

    Concordam com este comentário: ARKÉtipos
  11.  # 11

    Ok tudo bem, tenho um poste com o PDO (dizem eles) a 14 metros da caixa que instalei no passeio em frente à casa e para entrada da mesma, CVP acho eu que é assim que se chama, no entanto aconteceu-me o mesmo, mas com a diferença que quando os instaladores foram lá fazer as ligações disseram que não faziam a infraestrutura de até essa caixa.
    A vodafone em balcão disse que era da responsabilidade deles criar o acesso até essa caixa, no entanto o instalador que veio com mala à tiracol disse que era da minha responsabilidade criar o caminho do poste(PDO) até essa caixa.
    Já não sei quem tem de fazer o quê... pois acho eu que não posso simplesmente começar a cavar por ali adiante num passeio público em frente a um espaço que não é o meu e muito menos quais são as especificações técnicas para o fazer.
    Afinal de contas, alguém sabe quem tem de criar esse acesso do poste (PDO) até à minha caixa CVP? E qual o processo que terei de pedir para executar o mesmo.
  12.  # 12

    Você só pode colocar tubos da saída da CVM em zona de ramal aéreo, até ao limite do seu lote, daí para a frente é da responsabilidade dos operadores.

    Manual ITED 4.

    4.1.4.8.3.1 CONDUTAS DE ACESSO EM ZONAS DE TRAÇADO AÉREO

    Para o caso dos edifícios localizados em zonas onde os traçados das redes públicas são aéreos, nomeadamente através de postes, devem existir condutas de acesso que permitam a ligação desde a CVM, ou da CAM, até ao poste que se situe numa zona contígua aos limites da propriedade. Esta ligação deve ser executada através de um tubo com o mínimo de Ø40 mm. Recomenda-se, na ausência de postes contíguos à propriedade, que a conduta de acesso seja prolongada até ao limite da mesma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susto
  13.  # 13

    Peço desculpa pela minha ignorância, mas o que quer dizer CVM?
    Junto envio imagem de como se encontra a minha instalação no exterior, referenciando o local de acesso onde está serviço.
    Acerca do acesso à minha caixa de telecomunicações, presumo que seja o acesso por via subterrânea, no entanto a dúvida persistem em, "Quem é que deverá de efetuar a respetiva comunicação?"
      IMG20211027083500_800x450.jpg
  14.  # 14

    CVM, é o que você erradamente descreve como CVP ;) ou seja é a caixa no pavimento, no passeio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susto
  15.  # 15

    Obrigado e agora a questão que eu tenho em dúvida, quem é que deverá de fazer o trabalho de ligação, passagem de tubo (infraestrutura) até à minha CVM?
    (Obrigado pela ajuda)
  16.  # 16

    Colocado por: sustoquem é que deverá de fazer o trabalho de ligação, passagem de tubo (infraestrutura) até à minha CVM?

    Está respondido!!!
    Olhe lá!


    Colocado por: VarejoteVocê só pode colocar tubos da saída da CVM em zona de ramal aéreo, até ao limite do seu lote, daí para a frente é da responsabilidade dos operadores.

    Manual ITED 4.

    4.1.4.8.3.1 CONDUTAS DE ACESSO EM ZONAS DE TRAÇADO AÉREO

    Para o caso dos edifícios localizados em zonas onde os traçados das redes públicas são aéreos, nomeadamente através de postes, devem existir condutas de acesso que permitam a ligação desde a CVM, ou da CAM, até ao poste que se situe numa zona contígua aos limites da propriedade. Esta ligação deve ser executada através de um tubo com o mínimo de Ø40 mm. Recomenda-se, na ausência de postes contíguos à propriedade, que a conduta de acesso seja prolongada até ao limite da mesma.
  17.  # 17

    Colocado por: sustoObrigado e agora a questão que eu tenho em dúvida, quem é que deverá de fazer o trabalho de ligação, passagem de tubo (infraestrutura) até à minha CVM?
    (Obrigado pela ajuda)

    Eu tinha o mesmo problema, com cerca de 10m de distancia do PDO(subterrâneo) à minha entrada.
    A única que me resolveu o problema foi a MEO, que fez abriu uma vala para passar a fibra.
    Concordam com este comentário: susto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: susto
  18.  # 18

    E se mandar a MEO instalar, será que fazem esse trabalho e após estar terei de fazer o respetivo contrato com eles ou terei um período de satisfação?
  19.  # 19

    Colocado por: sustoo e após estar terei de fazer o respetivo contrato com eles ou terei um período de satisfação?

    Contrata o serviço com o operador, terá periodo de fidelização, ou não conforme contratar.
    Em vez de estar aqui com suposições, meta-se a caminho e contacte o operador escolhido, verá concerteza esclarecidas as suas preocupações.
    Concordam com este comentário: ricat, susto
  20.  # 20

    Ora aqui vai, após alguma insistencia com a vodafone, os mesmos disseram que não fariam a ligação (infraestrutura) do PDO à CVM o que mandava por terra a possibilidade de eles avancarem com o contrato.
    Por sua vez entrei em contacto com a MEO e os mesmos após uma vizita ao local disseram que fariam a ligação de infraestrutura com a aplicação de um poste, ainda tentei de alguma forma dissuadir pedindo para passagem subterrânea e veio recusado após parecer técnico dar como viável a passagem aérea.
    Assim sendo faco contrato com a MEO, para TV e Net e após tempo de fidelização, salto logo fora, isto pois porque não tenho uma boa experiencia com a MEO (opinião particular).
 
0.0194 seg. NEW