Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Actualmente, na box do apartamento, faço uma manobra idêntica à 2ª imagem: entro de traseira no lugar e depois saio directamente.

    Ao entrar na zona comum, enquanto ponho o carro a jeito/ângulo para entrar, o portão da box entretanto acaba o movimento de abrir. Até se alinha bem.

    Mas de facto tenho um carro comprido e a esposa agora quer um SUV que tambem não é pequeno.... merece sem dúvida uma confirmação experimental!
    • Sira
    • 16 julho 2020

     # 62

    Já percebi, acho que deve dar sim ;)

    Pessoalmente prefiro a segunda hipótese, até porque dizem que devemos sempre deixar os carros estacionados prontos a sair.
    Concordam com este comentário: Dias12
  2.  # 63

    Mas agora que levantou esta questão, vou testar para ter a certeza!

    Se a manobra for difícil pode fazer com que a garagem seja menos usada.
    Actualmente, mesmo com bastantes lugares à porta, metemos sempre na garagem, mesmo que seja por umas horas, para não ficar um forno ou não termos que levar com chuva. Mas a manobra é suficientemente desafogada para entrar e sair sem correr o risco de raspar o carro...
  3.  # 64

    Colocado por: pguilhermeSe a manobra for difícil pode fazer com que a garagem seja menos usada.
    Actualmente, mesmo com bastantes lugares à porta, metemos sempre na garagem,
    Sem querer intrometer-me no que já tem em mente que como digo já tem nota alta, é precisamente este "percalço" que a garagem para 2 carros poderia atenuar uma vez que haveria uma embocadura maior para a manobra. Julgo que me faço entender:)
    Anexo a minha sugestão com as 2 correções que aventei anteriormente.
      PG.png
  4.  # 65

    Este "boneco" estende o calcetado até à relva. Tem mais lógica:):)
      PG2.png
    • Sira
    • 16 julho 2020

     # 66

    Pois nós também fazemos questão de ter garagem e para os dois, actualmente estamos numa casa sem garagem e ter de chegar ao carro e estar um forno, ou coberto de geada.. nem pensar, está fora de questão. E se ainda por cima tiver de levar miúdos pequenos de colo.. para nós é mesmo uma daquelas coisas que não poderia ser de outra forma!
    • Sira
    • 16 julho 2020

     # 67

    Eu gosto da alteração! E fica com a IS exterior a meio caminho entre a churrasqueira e a piscina. E para mim ter garagem para dois carros é sem dúvida uma grande valorização do imóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
  5.  # 68

    Obrigado pelas dicas! Podem "intrometer-se" à vontade. É para isso que participamos no fórum :)

    Garagem para 2 carros foi por onde começámos, mas o loteamento apenas permite 206 m^2 de implantação (sem contar com coberturas, palas e alpendres), pelo que sacrificámos um dos lugares.
    Mesmo agora, estamos completamente no limite.

    As coberturas (para além da garagem, temos 3 lugares cobertos) protegem bem do sol, da chuva e até resguardam um pouco do vento, o que dá perfeitamente para levar as crianças ao colo (enquanto não forem crescidas), as compras ou simplesmente ir até ao carro sem apanhar uma molha ou este estar um forno. Não são necessárias 4 paredes encerradas para este efeito, julgo.
    Não estou é disposto a abdicar da área de vivência para guardar os carros. Especialmente para guardar 2.

    Na verdade até mudámos totalmente o nosso entendimento sobre este tema e, a ser difícil (espero que não), provavelmente até iríamos no sentido oposto: abolir a garagem, aumentar a zona de cobertura para termos no total 4 viaturas e até aproveitar para expandir a sala de estar :)

    A posição da IS exterior está muito fixe. Funcionalmente gosto muito! Só não gosto de perder aquele rasgo no canto, que faz soltar as paredes da "lareira" e do aparador.

    Se a garagem fosse suprimida, como é que poderia aproveitar isto da melhor forma? :) (aproveito o embalo da vossa ajuda eheh)
    • Sira
    • 16 julho 2020 editado

     # 69

    Colocado por: pguilhermeSe a garagem fosse suprimida, como é que poderia aproveitar isto da melhor forma? :) (aproveito o embalo da vossa ajuda eheh)


    Só para alimentar aqui a troca de ideias, porque eu não sou da área, além da opção de chegar a cozinha para a esquerda e abrir mais a sala, também poderia deixar a cozinha/sala como estão e colocar escritório no lugar da garagem.. mas posso estar a dizer um grande disparate, não sei se isso não lhe iria estragar os alçados..
  6.  # 70

    Só para deixar uma imagem ainda exploratória do tal rasgo entre a lareira e o aparador que se perderia
      Annotation 2020-07-16 113638.png
  7.  # 71

    Puxar a cozinha totalmente para a esquerda até ficar à face da rua, perderia a luz que vem de sul e a ligação com aquela zona da mesinha com 2 cadeiras, que gosto muito.

    Assim à primeira vista, se colocasse o escritório onde está a garagem, este ficaria na zona solar menos nobre (norte) e muito fechado. Actualmente tem abertura a nascente (e vista para a piscina), sul e um pequeno rasgo a poente/norte

    Só "recortar" a garagem dali para poder expandir a sala de estar também não é fácil, pois já estamos no limite do afastamento às estremas (5 metros), pelo que só poderia crescer em direcção à piscina ou roubar um pouco da largura do vão em frente ao jardim, acho.

    Qualquer uma destas opções, provavelmente partiria os alçados, mas se tiver que ser, que seja agora e não mais tarde :)
    • Sira
    • 16 julho 2020

     # 72

    Pois estamos a mexer numa coisa que já está muito bem feita, se calhar só ia estragar :)

    Compreendo a questão da lareira.. realmente assim fica muito giro.
    • ig8
    • 16 julho 2020

     # 73

    pguilherme, deixa-me dizer-te que tens aí um projeto muito fixe. Parabéns!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pguilherme
  8.  # 74

    penso que a wc mais do que apoio á piscina servirá para servir quer algum tipo de laser ligado á garagem quer á possivel horta na parte de tras do terreno quer á zona do grill
    quem sabe se futuramente com tanto espaço atras não poderá vir a nascer um dia uma pequena construção ligeira tipo duche sanita mas ao jeito tropical qualquer coisa mais aberta mesmo sem janelas, claro que com paineis a dar privacidade á zona das necessidades
    portanto não colaria uma wc ali á casa, a piscina já terá o seu duche ao lado e as necessidades e trocas de roupas acaba por ser algo não tão imperativo numa moradia privada com alguma contenção.
    quanto á garagem penso que a filosofia será mesmo um carro e um espaço não muito grande mas com bom pe direito para criar arrumação em jeito de mezanine, portanto dar capacidade á garagem em arrumos mas sem gastar área de implantação.
  9.  # 75

    Colocado por: ig8pguilherme, deixa-me dizer-te que tens aí um projeto muito fixe. Parabéns!

    Obrigado!

    Apesar do terreno não ter a melhor direcção (estupidez de ter comprado o terreno antes de ter falado com o arquitecto) também acho que a solução está muito boa. Aliás, muito melhor do que julguei possível após a intervenção do 1º arquitecto.

    Colocado por: marco1quem sabe se futuramente com tanto espaço atras não poderá vir a nascer um dia uma pequena construção ligeira tipo duche sanita mas ao jeito tropical qualquer coisa mais aberta mesmo sem janelas, claro que com paineis a dar privacidade á zona das necessidades

    Ali para os lados do sobreiro? Podia ser uma hipótese. Mas nesta fase não estou preocupado. Seria porreiro como apoio quando recebermos festas dos miúdos, mas é um use case muito esporádico.

    Colocado por: SiraCompreendo a questão da lareira.. realmente assim fica muito giro.

    E com uma caixilharia mais fininha, acho que ainda ficará mais graciosa aquela abertura.
    • Sira
    • 16 julho 2020

     # 76

    Colocado por: pguilhermeE com uma caixilharia mais fininha, acho que ainda ficará mais graciosa aquela abertura


    Ah isso tem mesmo de ser! Os meus pais mudaram agora as janelas todas da casa deles, e foram tão mal aconselhados.. também têm umas janelas assim altas e estreias (ainda que não sejam até ao chão), mudaram para PVC, ficou com um perfil enorme e um nadinha de vidro no meio. Horrível! :(
  10.  # 77

    Isso é pena. Sobretudo porque é um investimento grande.
    Aqui vai ser um capítulo pesado. A ver se não me espalho :)
    Concordam com este comentário: Sira
  11.  # 78

    Colocado por: pguilhermeA posição da IS exterior está muito fixe. Funcionalmente gosto muito! Só não gosto de perder aquele rasgo no canto, que faz soltar as paredes da "lareira" e do aparador.
    Percebo perfeitamente sobretudo depois de vêr o 3D. Pode ser palermice, mas aquele vidro não pode ficar em fosco opaco apenas para efeito visual perdendo só a transparência e luz natural? Faz mesmo tanta questão?
    Colocado por: pguilhermeaumentar a zona de cobertura para termos no total 4 viaturas

    Colocado por: Sirae colocar escritório no lugar da garagem..
    Esta ideia da Sira, é muito interessante. A minha reticência seria a tentação de transformar o espaço da "nova" garagem em zona coberta para 4 viaturas:):(
    Pessoalmente também tenho esse problema (só não tenho cobertura é tudo garagem) e 1 das viaturas tem de ficar na garagem Estrela, o que me desagrada.
    O ponto negativo que vejo é que a cobertura para 4 viaturas a estar ocupada, correria o risco de dar aspeto de stand de automóveis, não...???!
    Se conseguir resistir e mantiver 2 guardadas e duas à mostra:) aí não vejo problema com a troca escritório/garagem. Mas com toda sinceridade pela minha parte tenho dificuldade em mexer na sugestão que lhe enviei.

    Pguilherme, sabe que quando se encontra uma solução quase perfeita como a sua é muito difícil e arriscado alterar mais seja o que for.
    Se eu já achava que o desenho incial era um 9,5 com a minha sugestão (desculpe a falsa modéstia), fica um 9,8-9,9 por isso atrevo-me a dizer que nesta "equipa vencedora" não tenho argumentos ou coragem para mexer mais sem correr o risco de estragar.

    Compreendo a sua relutância em perder aquele rasgo na sala, mas para mim é mesmo o único senão de todo o conjunto. Esse todo como fica roça a perfeição, daí que estar a mexer mais...:(:(
    Isto é o meu ponto de vista.
    Concordam com este comentário: Sira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sira
  12.  # 79

    A ideia de "soltar" a parede era justamente uma entrada de luz e de visibilidade para o exterior. Mas o que tem em mente? :)

    Não gostava de perder este aspecto a favor de ter a IS exterior mais perto da piscina, porque a luz e visibilidade interior é algo que usufruímos todos os dias, ao passo que a IS mais perto da piscina, só tiraríamos partido um par de dias por ano.
    Ainda assim, a desvantagem de ter a IS onde está agora, será obrigar os convidados a andar mais uns metros até chegar à IS. Ou há mais desvantagens que não esteja a ver?

    Sobre a garagem, tanto podia ser maior, como podia nem haver (desde que houvesse área coberta). Não faço questão em ter os carros em compartimentos completamente encerrados, somente em te-los protegidos do sol e da chuva.

    O problema é que a área de implantação está mesmo no limite. Acho que tenho 2m^2 a menos do que o permitido.
    Daí a ideia de - caso a manobra seja complicada e não conseguir expandir a garagem, tornando-se pouco útil/utilizada - transforma-la numa cobertura, ficando assim com 2 coberturas, cada uma com suporte para 2 carros. (neste momento há 3 lugares em cobertura + 1 em garagem)
  13.  # 80

    Lembrei-me que para a Câmara, mesmo que o espaço não esteja encerrado, conta para a área de implantação e construcao. Assim a ideia de converter a garagem fica fora de questão.

    Aquele rasgo passar a fosco e alinhar a is com a parede do aparador? Ficar ali um braço de acesso para entrar a luz pelo rasgo? Parece forçado... Tinha de assumir mesmo a supressão do rasgo.

    Espero que a manobra seja fácil!
 
0.0263 seg. NEW